Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Eu tenho uma luminária de emergência da FLC há alguns anos, e recentemente ela apresentou um problema de não acender quando falta energia. Os LEDs só piscam quando tiro da tomada, ou quando mudo a chave de intensidade de iluminação, e só permanecem acesos enquanto pressiono o botão de teste. Além disso, percebi que a bateria está carregando normalmente. Isso tem conserto ou eu teria que comprar uma nova?

Agradeço desde já.

• Membro VIP
Postado

Use limpa contatos no botão intensidade.

Se a bateria for chumbo ácida e se passou de 1 ano funcionando você é o escolhido. Geralmente ela deteriora já no período de  estoque da loja.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Isadora Ferraz primeiramente desculpe pela demora. Passei limpa contatos e a situação não mudou... 😑 o que posso fazer? Caso nada funcione para que essa luz volte à sua função original, vou ter que procurar um jeito de usar como luminária comum rsrsrs

Postado

@Isadora Ferraz creio que não, eu testei a bateria (sem retirar da placa) e está com carga normal, tanto que precisei prender o botão de teste para descarregar. É alguma coisa com o circuito que ativa os LEDs na hora da queda de energia, só não sei onde procurar pra consertar.

• Membro VIP
Postado

OK.

As luminárias que eu tive era apenas um transistor simples. Algo como um pnp bc327 com resistor da bse pro gnd cuja +V da rede era amostrada na sua base o que o mantinha aberto com sua presença. Faltando este dc da rede, o R base pro gnd o fazia conduzir e acender os leds. Pesquise ou entenda isso e avalie as ligações e meça o circuito.

49 minutos atrás, Marciorocker disse:

alguma coisa com o circuito que ativa os LEDs na hora da queda de energia, só não sei onde procurar pra consertar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!