Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Gostaria de uma ajudinha. Estou com um "problema" em relação ao superaquecimento do meu 3600.

Eu comprei ele recentemente e vi que ele trabalhava com uma temperatura um pouco mais alta que meu antigo i5 4440, então eu já imagina que ele chegaria a números maiores, porém, eu me assustei ao jogar o Remnant e notar que 30-35% de utilização dele, ele estava chegando a 77-78º e com um pico de 84ºC. Gostaria de sugestões de Coolers que aguentam ele e dão uma margem legal pra ele.

Eu estava vendo o DeepCool Gammaxx GTE V2
https://www.kabum.com.br/produto/114974/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-v2-amd-intel-dp-mch4-gmx-gte-v2bk

Por volta dessa faixa de preço de R$150,00-R$200,00.
Se passar um pouco não tem problema.

Apenas para maiores detalhes, eu fiz o cable management do meu gabinete (Xigmatek Mach III) e o airflow está excelente, o meu fan frontal de 120mm está na altura certinha da minha 970 e o mais próximo possível do 3600.

Abaixar as voltagens não é uma opção, pois como eu não entendo dessa parte de overclock e downclock eu prefiro manter ele em stock para evitar dor de cabeça.

Edit: Esqueci de mencionar que as voltagens estavam batendo 1.41V ou algo próximo disso. Se realmente ajudar e não prejudicar a vida útil do processador fazer o ajuste nelas eu posso tentar, porém gostaria de saber onde posso ver e entender melhor como aplicar essa mudança e como ela funcionaria.

Postado
21 minutos atrás, Diegolera disse:

Olá pessoal,

Gostaria de uma ajudinha. Estou com um "problema" em relação ao superaquecimento do meu 3600.

Eu comprei ele recentemente e vi que ele trabalhava com uma temperatura um pouco mais alta que meu antigo i5 4440, então eu já imagina que ele chegaria a números maiores, porém, eu me assustei ao jogar o Remnant e notar que 30-35% de utilização dele, ele estava chegando a 77-78º e com um pico de 84ºC. Gostaria de sugestões de Coolers que aguentam ele e dão uma margem legal pra ele.

Eu estava vendo o DeepCool Gammaxx GTE V2
https://www.kabum.com.br/produto/114974/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-v2-amd-intel-dp-mch4-gmx-gte-v2bk

Por volta dessa faixa de preço de R$150,00-R$200,00.
Se passar um pouco não tem problema.

Apenas para maiores detalhes, eu fiz o cable management do meu gabinete (Xigmatek Mach III) e o airflow está excelente, o meu fan frontal de 120mm está na altura certinha da minha 970 e o mais próximo possível do 3600.

Abaixar as voltagens não é uma opção, pois como eu não entendo dessa parte de overclock e downclock eu prefiro manter ele em stock para evitar dor de cabeça.

Edit: Esqueci de mencionar que as voltagens estavam batendo 1.41V ou algo próximo disso. Se realmente ajudar e não prejudicar a vida útil do processador fazer o ajuste nelas eu posso tentar, porém gostaria de saber onde posso ver e entender melhor como aplicar essa mudança e como ela funcionaria.

Rapaz o que eu procurei nas lojas um water cooler nessa faixa de preço agora pra te responder, e ví que pela alta do dólar não existe!!!Um desses resolveria pra você, uso um deepcool maelstron de 120mm, que paguei 160 reais antes da pandemia, mas não tem mais!!!Nem ele e nem de outra marca, o mais barato é o coolermaster de 289 reais, fiquei surpreso...

Agora o wraith spire deveria dar conta, 85° é muito, embora o limite do seu processador seja 90+.

Já usei no meu 3500X o wraith em overclock(4400MHZ 1.47v) e não passou de 80, no Water cooler fica a 58-65°,  fora o silêncio.

Tem esse coolermaster que falei, é mais caro, mas talvez ajude, eu particularmente não gosto mais de air cooler depois que experimentei o water!!!!abraços

https://www.terabyteshop.com.br/produto/7485/water-cooler-cooler-master-masterliquid-lite-120-mlw-d12m-a20pw-r1

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, D3NSEGR disse:

Rapaz o que eu procurei nas lojas um water cooler nessa faixa de preço agora pra te responder, e ví que pela alta do dólar não existe!!!Um desses resolveria pra você, uso um deepcool maelstron de 120mm, que paguei 160 reais antes da pandemia, mas não tem mais!!!Nem ele e nem de outra marca, o mais barato é o coolermaster de 289 reais, fiquei surpreso...

Agora o wraith spire deveria dar conta, 85° é muito, embora o limite do seu processador seja 90+.

Já usei no meu 3500X o wraith em overclock(4400MHZ 1.47v) e não passou de 80, no Water cooler fica a 58-65°,  fora o silêncio.

Tem esse coolermaster que falei, é mais caro, mas talvez ajude, eu particularmente não gosto mais de air cooler depois que experimentei o water!!!!abraços

Opa, então, eu tenho um pouco de receio de Water Cooler, meu medo é o negócio vazar e levar o PC inteirinho com ele, isso que eu fico com o pé atrás.

Referente ao Wraith Spire dar conta, eu acho que o 3600 vem com o Wraith Stealth, e não com o Spire.

Outro problema que eu notei, foi que eu estava usando o HWMonitor e pelo que eu vi ele anda meio apresentando problemas, instalei o HWINFO aqui pra ver e aparentemente as informações estão diferentes (as temperaturas estão um pouco menor).

Em questão de eficiência, um Water Cooler é tão mais poderoso que um bom Air cooler?

Postado

Verdade, confundí os Wraith🤨, no caso dos water, é tranquilo a questão da segurança, mas ok, gosto é gosto, acredito que na linha deepcool, ou cooler master você encontre um air cooler que satisfaça sua exigência.

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, Diegolera disse:

Edit: Esqueci de mencionar que as voltagens estavam batendo 1.41V ou algo próximo disso.

Mas é exatamente por isso que você está com temperatura alta. Se eu que estou com um WC de 240 e rodando a 1.3 já chego em 90 no pior caso, quem dirá você em 1.4 com um cooler bem mais fraco. Controle a tensão manualmente que você vai resolver o problema. Passe um tempo vendo uns vídeos de OC, gaste um sabadão nisso que não é tão complicado.

• Confuso 1
Postado
21 minutos atrás, Imakuni disse:

Mas é exatamente por isso que você está com temperatura alta. Se eu que estou com um WC de 240 e rodando a 1.3 já chego em 90 no pior caso, quem dirá você em 1.4 com um cooler bem mais fraco. Controle a tensão manualmente que você vai resolver o problema. Passe um tempo vendo uns vídeos de OC, gaste um sabadão nisso que não é tão complicado.

Brother, como consigo 4400mhz, com 1,46v e ainda fico nos 65-70 graus com uma water cooler metade do seu?

Desculpa discordar, mas no caso do amigo acima, a tensão de 1,40-1,41v, é perfeitamente normal, não tem nada a ver com a temperatura elevada, que pode estar acontecendo por falta de competência do cooler box.

A informação da tensão citada por você não procede.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Diegolera disse:

Gostaria de sugestões de Coolers que aguentam ele e dão uma margem legal pra ele.

Antes de mais nada explique o sistema de circulação de ar no gabinete.

A princípio, se for para indicar eu compraria o cooler Gammax 400, mas antes verifique a questão da circulação porque o 3600 não esquenta tanto.Tem VGA?

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, D3NSEGR disse:

Brother, como consigo 4400mhz, com 1,46v e ainda fico nos 65-70 graus com uma water cooler metade do seu?

Desculpa discordar, mas no caso do amigo acima, a tensão de 1,40-1,41v, é perfeitamente normal, não tem nada a ver com a temperatura elevada, que pode estar acontecendo por falta de competência do cooler box.

A informação da tensão citada por você não procede.

Porque eu faço a minha medição rodando Prime95 128k (o teste mais quente para ryzen) em um dia de 30C. Além disso, 1.3 é a minha tensão efetiva; na real, eu seto em 1.35 e tenho queda para 1.3.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, PedraX disse:

Antes de mais nada explique o sistema de circulação de ar no gabinete.

A princípio, se for para indicar eu compraria o cooler Gammax 400, mas antes verifique a questão da circulação porque o 3600 não esquenta tanto.Tem VGA?

Meu gabinete é um Xigmatek Mach III que possui um fan frontal de 120mm puxando ar gelado, e um exaustor no fundo de 120mm.
Possuo uma 970 Strix da Asus. Ela chega a uns 77º-80º Full load.

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Porque eu faço a minha medição rodando Prime95 128k (o teste mais quente para ryzen) em um dia de 30C. Além disso, 1.3 é a minha tensão efetiva; na real, eu seto em 1.35 e tenho queda para 1.3.

Estava dando uma olhada na questão de fazer undervolt mas eu tenho receio de danificar o processador com isso por não fornecer a quantidade de energia necessária e ele pifar. Gostaria de saber se eu fizer undervolt, as frequencias diminuem junto com ele? (não tenho muito problema em sacrificar a performance para manter uma boa temperatura)?
Precisa ficar testando a configuração de undervolt para achar o sweet spot similar ao overclock ou basta eu diminuir que ele vai definir um novo limite para as voltagens e trabalhar com o que tem?

Postado
3 minutos atrás, Diegolera disse:

Meu gabinete é um Xigmatek Mach III que possui um fan frontal de 120mm puxando ar gelado, e um exaustor no fundo de 120mm.
Possuo uma 970 Strix da Asus. Ela chega a uns 77º-80º Full load.

Compre o Gammax400.Mas advirto que esse gabinete XIGMATEC não é muito ideal, se possível instale mais um FAN tirando ar de topo.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Diegolera disse:

Estava dando uma olhada na questão de fazer undervolt mas eu tenho receio de danificar o processador com isso por não fornecer a quantidade de energia necessária e ele pifar.

Isso não é problema. Se não tiver suficiente, você só vai ter instabilidade, mas isso não é permanente e jamais vai danificar o processador. É só com o excesso que você tem que se preocupar.

9 minutos atrás, Diegolera disse:

Gostaria de saber se eu fizer undervolt, as frequencias diminuem junto com ele? (não tenho muito problema em sacrificar a performance para manter uma boa temperatura)?

Em tese, não.

10 minutos atrás, Diegolera disse:

Precisa ficar testando a configuração de undervolt para achar o sweet spot similar ao overclock ou basta eu diminuir que ele vai definir um novo limite para as voltagens e trabalhar com o que tem?

É exatamente o mesmo que overclock: você testa para ver se fica estável. Se não ficar, você tem duas opções: aumentar a tensão (ou seja, não diminuir tanto) ou diminuir a frequência (ou seja, sacrificar desempenho). 

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, PedraX disse:

Compre o Gammax400.Mas advirto que esse gabinete XIGMATEC não é muito ideal, se possível instale mais um FAN tirando ar de topo.

@D3NSEGR

O 400 está indisponível nas lojas, será que um DeepCool Gammaxx GTE V2 serviria? aparentemente ele é um pouco melhor que o 400.

E eu estava pensando também em pegar uns fans adicionais, porém não acho um padrão de 4 pinos ou molex, são quase todos 3 pinos e quando eu acho um que serviria, o CFM dele é bem faixo.

adicionado 31 minutos depois

Entendi. Eu creio que o cooler é bem fraquinho ainda. Vou fazer o seguinte, vou comprar um cooler novo para ele, se eu ver que ele vai segurar legal, ai eu nem me preocupo com a tensão do processador, caso ele ainda fique bem quente, ai eu parto para o undervolt.

Mas eu já andei dando uma pesquisada referente a isso e como funciona, e graças a sua explicação e de mais alguns sites/youtubers eu fiquei um pouco mais tranquilo, pois o máximo que acontece nesses casos de undervolt é uma BSOD, ai é só voltar para tensão maior e assim vai. (Creio que meu chip não é dos melhores, pois ele está precisando de 1.42 para chegar a 4.2Ghz, mas não custa tentar caso as outras coisas não derem certo.

• Curtir 1
Postado

22 minutos atrás, Diegolera disse:

DeepCool Gammaxx GTE V2 serviria?

Sim, é práticamente o mesmo.

Se puder coloque com 4 pinos e PWM, mas pode ser de 3 pinos, eles já vem com molex normalmente para ligar direto no fonte.

adicionado 3 minutos depois

Seu gabinete permite 3 FAN e o FAN do cooler já pode ser considerado um quarto FAN(vai tirar ar por trás).Não precisa mais que um adicional.

• Curtir 2
Postado

Pessoal, apenas para dar um retorno.

Essas foram as temperaturas do Ryzen com o Stealth após 4 horas e meia de jogo (Remnant).

Acredite, esse jogo foi o que tinha me preocupado, pois nem GTA V ou GW2 tinha batido essa temp.

Aparentemente as temperaturas estavam baixas desde o inicio e não era possível de validar pelo HWMonitor por não fazer a média, apenas passar o atual, minima e máxima, das quais eu vi a máxima e me gerou preocupações.
Pelo que eu notei através do Afterburner, realmente as temperaturas ficavam bem próximas do 67-68º e repentinamente iam para 77, só que caiam em questão de segundo para a temperatura normal. A máxima eu consegui monitorar e foi na tela de carregamento e a CPU foi para 32%, creio que pelo fato da fan estar rodando com baixa RPM, isso foi contabilizado e logo após a temperatura começou a cair.

Resumindo: não precisava me preocupar e comprar um cooler, as temperaturas estão bem oks para jogos. Mas eu comprei apenas para melhorar a ventilação em geral e poder dar uma folga ainda maior.
Ressaltando que estou usando o cooler padrão (Stealth), a pasta termica pré aplicada do cooler e uma gtx 970º logo embaixo a 99% de uso, então creio que está bem tranquilo.

Com a vinda do cooler novo, irei colocar uma Artic Silver 5 que tenho aqui e os fans adicionais, sanando todas as questões de temperatura.

As informações foram extraídas pelo HWINFO, sendo a ordem das colunas Temp atual, minima, máxima e média, respectivamente.

image.png.5b0ccb1c16a25d6fd918f7e019b4adac.png

Obrigado @PedraX @Imakuni @D3NSEGR pela ajuda.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Diegolera disse:

Pessoal, apenas para dar um retorno.

Essas foram as temperaturas do Ryzen com o Stealth após 4 horas e meia de jogo (Remnant).

Acredite, esse jogo foi o que tinha me preocupado, pois nem GTA V ou GW2 tinha batido essa temp.

Aparentemente as temperaturas estavam baixas desde o inicio e não era possível de validar pelo HWMonitor por não fazer a média, apenas passar o atual, minima e máxima, das quais eu vi a máxima e me gerou preocupações.
Pelo que eu notei através do Afterburner, realmente as temperaturas ficavam bem próximas do 67-68º e repentinamente iam para 77, só que caiam em questão de segundo para a temperatura normal. A máxima eu consegui monitorar e foi na tela de carregamento e a CPU foi para 32%, creio que pelo fato da fan estar rodando com baixa RPM, isso foi contabilizado e logo após a temperatura começou a cair.

Resumindo: não precisava me preocupar e comprar um cooler, as temperaturas estão bem oks para jogos. Mas eu comprei apenas para melhorar a ventilação em geral e poder dar uma folga ainda maior.
Ressaltando que estou usando o cooler padrão (Stealth), a pasta termica pré aplicada do cooler e uma gtx 970º logo embaixo a 99% de uso, então creio que está bem tranquilo.

Com a vinda do cooler novo, irei colocar uma Artic Silver 5 que tenho aqui e os fans adicionais, sanando todas as questões de temperatura.

As informações foram extraídas pelo HWINFO, sendo a ordem das colunas Temp atual, minima, máxima e média, respectivamente.

image.png.5b0ccb1c16a25d6fd918f7e019b4adac.png

Obrigado @PedraX @Imakuni @D3NSEGR pela ajuda.

Perfeito, ótima escolha com o cooler, até o nome é bacana.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...