Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vivo Fibra 300MB não atinge velocidade (Intermitente)


Posts recomendados

Fala galera, beleza?

 

Estou com o seguinte problema: Eu tinha a Vivo Fibra 200MB há mais de 1 ano e meio e nunca tive nenhum tipo de problema! A velocidade sempre atingia mais de 200MB no Wi-Fi, em média, 240MB, sempre utilizando o modem padrão da Vivo (obviamente que no cabo sempre atingia a velocidade também).
Mas, há umas 2 semanas atrás aumentei a velocidade para de 200MB para 300MB e depois disso nunca mais tive a mesma estabilidade que tinha no Wi-Fi. A velocidade fica totalmente intermitente, tem dias que pega 300MB o dia todo, tem dias que pega somente 200MB (a maioria dos dias), tem vezes que bate 300MB algumas horas só, e por aí vai...
Já entrei em contato com a Vivo para fazer procedimentos por telefone, um técnico já veio em casa e fez a troca do modem para testar, e continua intermitente.
Resolvi então comprar um roteador decente na esperança de resolver esse problema de vez, tendo em vista que o roteador da Vivo também não é lá aquelas coisas, comprei um TP-Link Archer C6, ele é um roteador Gigabit tanto na porta WAN quanto nas LANs, tem ótimas especificações, mas mesmo com esse roteador a velocidade continua intermitente.

 

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que possa ser, e se vocês podem me ajudar por favor!

Agradeço desde já pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phbarcelos sim, somente no Wi-Fi! Sei que o Wi-Fi sempre pode ter perda e que o correto é a medição pelo cabo, mas eu não consigo ver sentido em quando eu tinha 200MB de velocidade sempre batia 240MB em média no Wi-Fi, ou seja, sempre acima, e agora que tenho 300MB está batendo basicamente 200MB, ou seja, menos do que eu já tinha antes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, bru.rleite disse:

TP-Link Archer C6, ele é um roteador Gigabit tanto na porta WAN quanto nas LANs, tem ótimas especificações, mas mesmo com esse roteador a velocidade continua intermitente.

Velocidade intermitente é sinal que as configuração de canal ta poluida.

Funciona assim, Vai na configuração do wifi e testa canal por canal, exemplo coloca canal 1 vai no celular e faz teste de velocidade, vai no canal 2 e faz a mesma coisa, 

O canal que estiver menor poluiçao, maior sera a velocidade atingida, E menor sera a ocilação, A criptografia tambem afeta velocidade. Melhor é WPA2 psk + AES.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, bru.rleite disse:

mas eu não consigo ver sentido em quando eu tinha 200MB de velocidade sempre batia 240MB em média no Wi-Fi, ou seja, sempre acima, e agora que tenho 300MB

Porque a poluição do canal aguentava o peso de ate 240 megas, agora com 300 megas, o canal e a poluiçao nao deve ta aguentando essa banda,

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang

3 minutos atrás, Tio Chang disse:

Velocidade intermitente é sinal que as configuração de canal ta poluida.

Funciona assim, Vai na configuração do wifi e testa canal por canal, exemplo coloca canal 1 vai no celular e faz teste de velocidade, vai no canal 2 e faz a mesma coisa, 

O canal que estiver menor poluiçao, maior sera a velocidade atingida, E menor sera a ocilação, A criptografia tambem afeta velocidade. Melhor é WPA2 psk + AES.

Acabei de fazer isso, testei todos os canais em todas as larguras de banda do 5GHz, até fiz uma planilha no Excel pra comparar. A minha melhor configuração foi na largura de 80MHz no canal 149, mas depois que terminei os testes que fui voltar para a melhor configuração, já estava batendo na casa dos 200MB novamente, ou seja, continua intermitente ☹️

adicionado 7 minutos depois
11 minutos atrás, Tio Chang disse:

@Tio Chang adicionado 1 minuto depois

Porque a poluição do canal aguentava o peso de ate 240 megas, agora com 300 megas, o canal e a poluiçao nao deve ta aguentando essa banda,

Faz sentido, mas então teoricamente nos testes que eu fiz, a velocidade não deveria manter essa média de 240MB que já batia antes ao invés de muitas vezes bater menos do que isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bru.rleite testou tambem os adicionais, Tipo WMM tu ativa somente para a rede 5ghz e se tiver a rede 2,4 ghz tu desativa WMM dessa rede.

 

Exemplo

 

450517165_Semttulo-2cpia.jpg.145f84a17812ccaf90b477b8c175b24c.jpg

adicionado 2 minutos depois

@bru.rleite dentro da onu ou cable modem deve exisitir tambem o Enable Wireless Multicast Forwarding (WMF)

Tem tambem IGMP 

Todos esses causa diferença no resultado Final.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Tio Chang disse:

@bru.rleite testou tambem os adicionais, Tipo WMM tu ativa somente para a rede 5ghz e se tiver a rede 2,4 ghz tu desativa WMM dessa rede.

 

Exemplo

 

450517165_Semttulo-2cpia.jpg.145f84a17812ccaf90b477b8c175b24c.jpg

@Tio Chang Essa opção específica de configuração (WMM) eu não achei nas opções do meu roteador.

Print.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, bru.rleite disse:

Essa opção específica de configuração (WMM) eu não achei nas opções do meu roteador.

Ta dentro das configurações do 2,4ghz é so desativar.

adicionado 10 minutos depois

@bru.rleite Por ultimo, pra ter certeza abosluta que nao chega os 300 megas

 

Vai no google play,

Instala o Nperf teste de velocidade.

Ao abrir o Nperf va em configuração e ative o Nperf Monitor, Esse é um velocimetro que mostra a velocidade em tempo real.

Abra o google e entre no site http://hiitech.com.br/teste-conexao/ dentro desse site aparece escrito Teste 10 gb download

Inicie esse download e fique olhando o monitor Nperf, ali ele vai mostrar a velocidade real e instantanea da velocidade do download.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Tio Chang disse:

Ta dentro das configurações do 2,4ghz é so desativar.

adicionado 10 minutos depois

@bru.rleite Por ultimo, pra ter certeza abosluta que nao chega os 300 megas

 

Vai no google play,

Instala o Nperf teste de velocidade.

Ao abrir o Nperf va em configuração e ative o Nperf Monitor, Esse é um velocimetro que mostra a velocidade em tempo real.

Abra o google e entre no site http://hiitech.com.br/teste-conexao/ dentro desse site aparece escrito Teste 10 gb download

Inicie esse download e fique olhando o monitor Nperf, ali ele vai mostrar a velocidade real e instantanea da velocidade do download.

 

 

@Tio Chang Dei uma olhada e realmente não tem nada de WMM, as configurações do 2.4GHz são basicamente as mesmas que a do 5GHz. Com relação ao Nperf eu vou dar uma olhada e testar, muito obrigado por toda ajuda até agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exemplo 

1c524e5f-d40a-479a-b110-5fbe06915fd6.thumb.jpg.c76bcaf3564f8a2f863f2b94c38988f2.jpg

 

adicionado 8 minutos depois
3 minutos atrás, bru.rleite disse:

Com relação ao Nperf eu vou dar uma olhada e testar

tem que testar mesmo, porque o objetivo verdadeiro nao deveria ser ter 300 megas de teste de velocidade e sim, quantos megas ele aguenta segurar num download sem ocilação.

 

Exemplo 2

 

e7bd7d5b-7ef3-4696-a801-0b85fd5ab980.thumb.jpg.3caed4fe07de233acddfa6c154fe6b2a.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!