Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, beleza?

Estou com o seguinte problema: Eu tinha a Vivo Fibra 200MB há mais de 1 ano e meio e nunca tive nenhum tipo de problema! A velocidade sempre atingia mais de 200MB no Wi-Fi, em média, 240MB, sempre utilizando o modem padrão da Vivo (obviamente que no cabo sempre atingia a velocidade também).
Mas, há umas 2 semanas atrás aumentei a velocidade para de 200MB para 300MB e depois disso nunca mais tive a mesma estabilidade que tinha no Wi-Fi. A velocidade fica totalmente intermitente, tem dias que pega 300MB o dia todo, tem dias que pega somente 200MB (a maioria dos dias), tem vezes que bate 300MB algumas horas só, e por aí vai...
Já entrei em contato com a Vivo para fazer procedimentos por telefone, um técnico já veio em casa e fez a troca do modem para testar, e continua intermitente.
Resolvi então comprar um roteador decente na esperança de resolver esse problema de vez, tendo em vista que o roteador da Vivo também não é lá aquelas coisas, comprei um TP-Link Archer C6, ele é um roteador Gigabit tanto na porta WAN quanto nas LANs, tem ótimas especificações, mas mesmo com esse roteador a velocidade continua intermitente.

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que possa ser, e se vocês podem me ajudar por favor!

Agradeço desde já pela ajuda.

Postado

@Phbarcelos sim, somente no Wi-Fi! Sei que o Wi-Fi sempre pode ter perda e que o correto é a medição pelo cabo, mas eu não consigo ver sentido em quando eu tinha 200MB de velocidade sempre batia 240MB em média no Wi-Fi, ou seja, sempre acima, e agora que tenho 300MB está batendo basicamente 200MB, ou seja, menos do que eu já tinha antes...

Postado
17 horas atrás, bru.rleite disse:

TP-Link Archer C6, ele é um roteador Gigabit tanto na porta WAN quanto nas LANs, tem ótimas especificações, mas mesmo com esse roteador a velocidade continua intermitente.

Velocidade intermitente é sinal que as configuração de canal ta poluida.

Funciona assim, Vai na configuração do wifi e testa canal por canal, exemplo coloca canal 1 vai no celular e faz teste de velocidade, vai no canal 2 e faz a mesma coisa, 

O canal que estiver menor poluiçao, maior sera a velocidade atingida, E menor sera a ocilação, A criptografia tambem afeta velocidade. Melhor é WPA2 psk + AES.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, bru.rleite disse:

mas eu não consigo ver sentido em quando eu tinha 200MB de velocidade sempre batia 240MB em média no Wi-Fi, ou seja, sempre acima, e agora que tenho 300MB

Porque a poluição do canal aguentava o peso de ate 240 megas, agora com 300 megas, o canal e a poluiçao nao deve ta aguentando essa banda,

• Curtir 2
Postado

@Tio Chang

3 minutos atrás, Tio Chang disse:

Velocidade intermitente é sinal que as configuração de canal ta poluida.

Funciona assim, Vai na configuração do wifi e testa canal por canal, exemplo coloca canal 1 vai no celular e faz teste de velocidade, vai no canal 2 e faz a mesma coisa, 

O canal que estiver menor poluiçao, maior sera a velocidade atingida, E menor sera a ocilação, A criptografia tambem afeta velocidade. Melhor é WPA2 psk + AES.

Acabei de fazer isso, testei todos os canais em todas as larguras de banda do 5GHz, até fiz uma planilha no Excel pra comparar. A minha melhor configuração foi na largura de 80MHz no canal 149, mas depois que terminei os testes que fui voltar para a melhor configuração, já estava batendo na casa dos 200MB novamente, ou seja, continua intermitente ☹️

adicionado 7 minutos depois
11 minutos atrás, Tio Chang disse:

@Tio Chang adicionado 1 minuto depois

Porque a poluição do canal aguentava o peso de ate 240 megas, agora com 300 megas, o canal e a poluiçao nao deve ta aguentando essa banda,

Faz sentido, mas então teoricamente nos testes que eu fiz, a velocidade não deveria manter essa média de 240MB que já batia antes ao invés de muitas vezes bater menos do que isso?

Postado

@bru.rleite testou tambem os adicionais, Tipo WMM tu ativa somente para a rede 5ghz e se tiver a rede 2,4 ghz tu desativa WMM dessa rede.

Exemplo

450517165_Semttulo-2cpia.jpg.145f84a17812ccaf90b477b8c175b24c.jpg

adicionado 2 minutos depois

@bru.rleite dentro da onu ou cable modem deve exisitir tambem o Enable Wireless Multicast Forwarding (WMF)

Tem tambem IGMP 

Todos esses causa diferença no resultado Final.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Tio Chang disse:

@bru.rleite testou tambem os adicionais, Tipo WMM tu ativa somente para a rede 5ghz e se tiver a rede 2,4 ghz tu desativa WMM dessa rede.

Exemplo

450517165_Semttulo-2cpia.jpg.145f84a17812ccaf90b477b8c175b24c.jpg

@Tio Chang Essa opção específica de configuração (WMM) eu não achei nas opções do meu roteador.

Print.png

Postado
7 minutos atrás, bru.rleite disse:

Essa opção específica de configuração (WMM) eu não achei nas opções do meu roteador.

Ta dentro das configurações do 2,4ghz é so desativar.

adicionado 10 minutos depois

@bru.rleite Por ultimo, pra ter certeza abosluta que nao chega os 300 megas

Vai no google play,

Instala o Nperf teste de velocidade.

Ao abrir o Nperf va em configuração e ative o Nperf Monitor, Esse é um velocimetro que mostra a velocidade em tempo real.

Abra o google e entre no site http://hiitech.com.br/teste-conexao/ dentro desse site aparece escrito Teste 10 gb download

Inicie esse download e fique olhando o monitor Nperf, ali ele vai mostrar a velocidade real e instantanea da velocidade do download.

• Curtir 2
Postado
14 minutos atrás, Tio Chang disse:

Ta dentro das configurações do 2,4ghz é so desativar.

adicionado 10 minutos depois

@bru.rleite Por ultimo, pra ter certeza abosluta que nao chega os 300 megas

Vai no google play,

Instala o Nperf teste de velocidade.

Ao abrir o Nperf va em configuração e ative o Nperf Monitor, Esse é um velocimetro que mostra a velocidade em tempo real.

Abra o google e entre no site http://hiitech.com.br/teste-conexao/ dentro desse site aparece escrito Teste 10 gb download

Inicie esse download e fique olhando o monitor Nperf, ali ele vai mostrar a velocidade real e instantanea da velocidade do download.

@Tio Chang Dei uma olhada e realmente não tem nada de WMM, as configurações do 2.4GHz são basicamente as mesmas que a do 5GHz. Com relação ao Nperf eu vou dar uma olhada e testar, muito obrigado por toda ajuda até agora!

Postado

Exemplo 

1c524e5f-d40a-479a-b110-5fbe06915fd6.thumb.jpg.c76bcaf3564f8a2f863f2b94c38988f2.jpg

adicionado 8 minutos depois
3 minutos atrás, bru.rleite disse:

Com relação ao Nperf eu vou dar uma olhada e testar

tem que testar mesmo, porque o objetivo verdadeiro nao deveria ser ter 300 megas de teste de velocidade e sim, quantos megas ele aguenta segurar num download sem ocilação.

Exemplo 2

e7bd7d5b-7ef3-4696-a801-0b85fd5ab980.thumb.jpg.3caed4fe07de233acddfa6c154fe6b2a.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!