Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de conectividade entre NVMe e placa-mãe AB350M


PedroGur
Ir à solução Resolvido por PedroGur,

Posts recomendados

Olá!

Quero comprar um SSD M.2 NVMe, mas vi alguém falando que não daria pra usar um NVMe ao usar uma placa integrada (como é o meu caso) na minha placa-mãe. Alguém sabe se isso ocorreria mesmo?

A configuração seria essa:

Gigabyte AB350M

Ryzen 5 3400G

SSD XPG SX8100 512GB

 

Não encontrei nenhuma observação sobre isso no site da Gigabyte, lá só é falado sobre o uso de SSDs SATA com o Athlon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, PedroGur disse:

Olá!

Quero comprar um SSD M.2 NVMe, mas vi alguém falando que não daria pra usar um NVMe ao usar uma placa integrada (como é o meu caso) na minha placa-mãe. Alguém sabe se isso ocorreria mesmo?

Nunca li nada sobre isso. Viu de alguma fonte confiável?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Math.Pi disse:

Nunca li nada sobre isso. Viu de alguma fonte confiável?

Não encontrei em fontes oficiais, vi duas pessoas comentando apenas. O único adendo que tem no manual da placa sobre alguma incompatibilidade de SSD é o que citei acima (processadores Athlon só suportam SSD SATA). 

 

As únicas menções que encontrei online foram essas:

No comentário do Reddit, ele fala que o SSD não vai rodar no modo PCIe Gen 4 com o 3400G.

 

Essa é a parte do manual da placa-mãe que fala da conexão NVMe com o Ryzen:

 

manual da placa.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PedroGur Sobre o primeiro link, a resposta está na sua última imagem. Não existe nenhum risco do NVMe não funcionar. 

Aqui é informado que existem pistas pci-e dedicadas ao NVMe.

 

Estava vendo como é a distribuição de linhas pci express, mas é bem mais confuso do que eu achava. Então vou deixar pra ver isso com calma. Deixarei um link com algumas explicações:

https://www.guru3d.com/articles-pages/amd-ryzen-5-1600-review,4.html

Pelas tabelas mostradas, Atlhon e A-series não suportam NVMe, não sei se por bloqueio das placas ou por limitações próprias dessas CPUs mais econômicas. Mas o suporte Ryzen ao NVMe é garantido até nas A320.

 
 

Sobre o pci-e 4.0, a compatibilidade é só no nas placas de chipsets da série 500 e parcialmente (pelo que eu sei) nas B450 e X470. Então a B350 está fora da jogada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...