Ir ao conteúdo

Posso substituir pilhas LR44 por uma USB?

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

O problema é o seguinte:
Tenho um microfone lapela que precisa de 1 pilha LR44, o Audio-Technica ATR3350, eu uso ele em gravações de vídeos com clientes, porém isso quase não anda acontecendo, então resolvi buscar uma nova função pra ele, que seria usar para gravações de tela no computador. Mas como você já deve ter imaginado, é um saco ter que ficar comprando pilhas, e se o uso for prolongado, não há bolso que aguente. Então resolvi ver a possibilidade de fazer uma gambiarra.
Seria possível desmontar um cabo usb pra usar a alimentação da porta do PC pra substituir a pilha LR44 do microfone?
Pesquisei sobre tensão, corrente, porém as informações pra um leigo como eu são no mínimo confusas.
Pra adiantar o que achei na minha pesquisa, as pilhas LR44 fornecem 1.5v com 150mAh. Já a USB não faço ideia.

• Solução
Postado

Ate da pra montar uma gambiarra pra baixar a tensão de 5V de um cabo USB para os 1.5V do microfone, o problema dessa abordagem é o ruido elétrico em uma porta USB, ou pior, o ruido elétrico de um carregador chines que nem filtragem tem...

Quando comparado com uma bateria, a alimentação USB é "suja", o que exigiria filtragem especifica e poderia degradar o som...

A saída mais simples ao meu ver seria montar um suporte pra 1 pilha AAA e ligar no lugar da bateria LR44, obedecendo a polaridade e usando os fios o mais curtos possível, você poderia ate mesmo usar uma pilha recarregável, e considerando que uma pilha AAA tem pelo menos 5X a capacidade de uma LR44 a autonomia não deve incomodar...

• Curtir 2
Postado

@F4b10 Acredito que você foi muito claro na sua resposta. Muito obrigado! O jeito então é arranjar um microfone próprio pra ser usado no computador, não tem como fugir das baterias.

• Membro VIP
Postado

... o que não me (me) impediria de testar algo como...

1n4001...7
[+5]--[220R]--+--->|-->|-->|--+---[gnd]
              |               | 
              +----[1000uF]---+
              |               |
              +----[100nF]----+
              |               |
       [+bat] +-----[MIC]-----+ [-bat]

Mas não sem antes conferir se o [-bat] vai mesmo pro gnd do pc

😁

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

kk nem eu...

Algo como um diodo zener mas no lugar dele 3 diodos comuns em série

220px-Zener_diode_voltage_regulator.svg.

imagine 3 diodos apontando pra baixo no lugar do zener acima e em paralelo capacitores 1000uF e 100nF.

Algo me diz que agora entendeu menos ainda kk... Mas tentei né...😁

[off 1/2 on topic e passado presente]

Antes de seu pai nascer (kk), já fiz algo assim pra alimentar um reloginho de pilha e capturar 1Hz bem preciso dos pontos piscantes do display com algo como uma porta OU exclusivo e inversor shcmitch trigger ... me lembro vagamente.

...

13 horas atrás, Marx Oliva disse:

Pesquisei sobre tensão, corrente, porém as informações pra um leigo como eu são no mínimo confusas.

😄

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...