Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de upgrade para CPU (para games em 1080p@60fps)?


Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

Boa noite (dia?) pessoal!

 

Estive dando uma olhada em alguns dos jogos que tem me interessado nesses últimos meses e cheguei à conclusão de que em breve eu terei que fazer um upgrade no meu PC. A princípio, queria trocar a minha VGA, uma GTX 1060 6GB, mas ao ver as minhas opções, qualquer placa que eu escolhesse iria causar um gargalo imenso com a minha CPU, uma i5 4690k. A única mais 'modesta', a 1660, seria mais um sidegrade do que qualquer outra coisa. Por isso, achei melhor pensar mais a longo prazo e trocar logo a minha CPU, placa-mãe e memória, e ficar com essa 1060 por mais um tempo, até conseguir mais uma graninha. Como referência, o último jogo que me deixou bem satisfeito com o desempenho do meu micro foi o Doom Eternal (apesar de que ele já é um jogo muito bem otimizado), mas ao olhar pra outros como Mortal Shell, Control, e NFS Heat, vi que em breve essa 1060 vai ter que ser aposentada. Neste caso, como uma a minha 4690k não iria aguentar tão bem uma VGA nova, qual seria um bom upgrade de CPU para jogos desse tipo em Full HD, 60hz. Não pretendo trocar meu monitor e essa frequência já me deixa bem satisfeito.

 

Depois de ver algumas dicas de uns gringos, dei uma pesquisada no preço. Foi-me recomendada bastante a Ryzen 5 3600, e acabei achando este kit aqui. Ele está quase exatamente dentro do meu orçamento (R$2.500), ainda mais que vou reaproveitar minha SSD e HD. Imagino que talvez eu tenha que trocar a fonte também (ZM500-LE) que eu sei que é bem mequetrefe, mas tudo bem. Esse kit também só vem com 8 GB de RAM, mas talvez eu compre mais um 'cartucho' junto com uma VGA decente mais tarde.

A pergunta é, essa CPU é boa para o que quero atingir (1080p @ 60fps), ou seria exagero demais? Estou pensando a longo prazo e custo-benefício, por isso que achei ela boa, mas se puder pegar uma mais em conta, ainda mais com essa crise, e que atinja essa meta por um bom tempo, pode ser que eu fique feliz. O que acham? Seria melhor esperar para ver se o preço melhora?

 

Falando nisso, com relação à VGA, para essa mesma meta de resolução, qual placa seria melhor: RTX 2060 ou RX 5600 XT? As duas são recomendadas para 1080p.

 

Agradeço desde já qualquer dica! 👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Os i5 da décima geração tem essa promessa, mas em relação das GPUs da Série RTX2000 é um pouco mais complicado, eu como intusiasta, diria que para empurrar  Ray Tracing nos gráficos entre Alto e Ultra, um i7 da 8 geração ou um i5K da 10ª seria uma boa ideia 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu pela resposta! Será que nesse caso seria melhor esperar um pouco então? Eu não to com tanta pressa assim pra fazer upgrade nesse PC, mas também fico com receio de ter que trocar a coisa toda logo de cara. Tem também o fato de que a Nvidia vai lançar GPUs novas em breve, então fico mais encorajado a trocar a CPU/Mobo/RAM e aguentar com a minha velha 1060. Fico até com dó de abandonar ela assim! 😅 Aquele kit fica cada vez mais tentador, mas essas novas i7/i5 também parecem ser uma boa idea.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Metaler_guy

Este ano eu saí de um i5-4690 (sem o K) para um i7-4790, pois este processador apenas com 4 threads começou a sofrer em jogos novos. Eram um bom processador no geral. Eu usava com a atual GTX 1070, tendo rendimento legal, mas o gargalo era notável.

Sinceramente eu daria prioridade para um processador novo. O Ryzen 3600 é excelente, pois aguenta o tranco em praticamente qualquer jogo e tem bom uso a longo prazo para alguns anos, fora que se precisar fazer stream ou até mesmo começar a trabalhar profissionalmente, ele vai ser de muita grande ajuda.

Em relação a placa de vídeo, um bom ganho para valer a pena a troca seria uma placa de nível RTX 2060 SUPER ou uma RX 5700XT.

 

Se sua fonte for uma Zalman ZM500-LE, sugiro fortemente trocar ela quando optar por qualquer que seja o upgrade. Os relatos sobre ela não é muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Valeu pelas dicas! Acho que vou primeiro trocar a CPU mesmo. Essa mobo que eu tenho já era ultrapassada até mesmo quando peguei este PC. Tive que 'pechinchar'. rs

 

Só vai ser um saco ter que reinstalar o Windows, baixar os drivers de novo... mas vale a pena no fim das contas. Quem sabe pego aquele kit que mencionei junto com uma fonte nova também. Está cada vez mais tentador. 😂

 

Mais pro fim do ano, então, eu troco a GPU. A 5700XT parece ser uma ótima escolha.

 

Esse benchmark aqui me convenceu ainda mais... Essa CPU parece ser linda. 😩👌

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpa dar bump em um tópico já 'resolvido', mas só tenho mais uma dúvida. Seria melhor investir em 8 GB de memória, ou já partir pra 16? O kit que mencionei no meu OP só vem com 8 GB, mas tem um com 16 por mais ou menos R$400 a mais, um pouco acima do que queria pagar, ainda mais pensando na placa de vídeo mais a frente. Será que vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vê qnt tá o preço do R7 3700x q talvez a longo prazo seja melhor pra você do q o R5 3600x. Não creio q uma cpu de 6/12 vá empurrar com "folga" essa geração de jogos nova q tá batendo as portas. Mas aí eh com você e seu bolso. Não q o R5 seja ruim, só q a demanda de processador nós jogos atualmente anda bem alta. E creio que 8/16 vai ser o "MUST have" dessa geração. 

 

8 GiB de RAM esquece. Ao menos q seu dinheiro reja muito curto. porque 8 GiB hj em dia eh basicamente o MÍNIMO pra ser aí um conforto. Parte pra 16 e já pensando nos 32 mais pra frente (se não puder pegar logo de cara).

 

Uma RX 5700 XT é atualmente a minha escolha de GPU. Esquece Ray tracing for now. Mesmo uma 2070 super com RT ativado o FPS cai muito. Se for jogar em 1440p não creio q vala a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Metaler_guy disse:

Seria melhor investir em 8 GB de memória, ou já partir pra 16?

Se puder, já coloque 16GB (no caso, apenas adicionar outro pente de 8GB, que seja de marca e modelo igual para evitar qualquer tipo de conflito).

 

3 horas atrás, RichterBelmont disse:

Vê qnt tá o preço do R7 3700x q talvez a longo prazo seja melhor pra você do q o R5 3600x.

3700X é praticamente o dobro do preço do 3600, mas em grande parte dos jogos você não ganha muito desempenho.

Claro, se for um entusiasta e quer rodar a 144 FPS cravados (principalmente em jogos competitivos), vai se esforçar para ter um 3700X, mas na meta de 60Hz até mesmo um Ryzen 3 3300X se sai bem (mesmo que já quase no limite).

 

3 horas atrás, RichterBelmont disse:

Não creio q uma cpu de 6/12 vá empurrar com "folga" essa geração de jogos nova q tá batendo as portas. Mas aí eh com você e seu bolso. Não q o R5 seja ruim, só q a demanda de processador nós jogos atualmente anda bem alta. E creio que 8/16 vai ser o "MUST have" dessa geração. 

Não creio que o salto de demanda seja tão alto assim a curto prazo, mas evolução é inevitável e uma hora 16 threads vão ser o básico. O grande problema ao meu ver é os desenvolvedores que lançam jogos mal acabados e de péssimas otimizações, forçando o consumidor a comprar peças mais robustas, e infelizmente é algo que tem acontecido com frequência, ainda mais quando se trata de título AAA. (cuja sigla perdeu o sentido original com o tempo)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas pessoal! Por enquanto vou me contentar com 8GB mesmo, ainda mais que acabaria ultrapassando meu orçamento atual. Acho que vou até usar o que gastaria com mais um pente em uma fonte. Tem alguma que vocês recomendam? To com medo de que quando a placa-mãe chegar a minha fonte 'ruim' cause algum pane. 😅

 

E é como o @Lost Byte disse. Muitos jogos AAA hoje em dia estão mal otimizados e só tem bom desempenho com specs muito potentes e caros. E olha que a maioria desses joguinhos aí nem são muito bons. Vulgo Horizon Zero Dawn e Asscreed Odyssey.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, depende. De fato hj em dia não há mais lugar pra "escovação de bits" e. Questão de otimização e desempenho tem ficado bem a desejar. Porém eu penso dessa forma: querendo ou não, por mais triste q seja a realidade nós eh q somos os "pé rapado" e moramos num país onde tudo eh complicado e MT caro. As devs não desenvolve jogos pensando na gente ou se vai rodar BEM num hardware mais modesto. Lá fora qnt custa uma 2080? Aposto q eh algo q se a pessoa curte, com um mês de trabalho possa comprar sem se enrolar. A gente q fica mendigando os bits kkk. Uma vez um colega me disse: nós entramos nesse mundo "gamer" de pirraça, porque os valores praticados aqui, não condizem com nossa realidade financeira (da maioria, pra ser sincero). Mas ainda assim a gente se lasca e se aperta todo pra fazer uso de um entretenimento q deveria ser barato e acessível a todos. Então com certeza acho q daki a dois anos, quando PS5 e Xbox Serie X tiverem bombando e deixar de ser essa transição de geração, o bicho vai pegar e vai pegar feio em termos de hardware.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RichterBelmont

PS5 e Xbox X oficialmente se tornaram um PC com limitações de uso, pois o sistema não permite (são exclusivos para jogos a princípio). Na real temos que ver como serão os jogos lançados nestes novos consoles e quanto de avanço será na prática.

Jogos atuais de PS4 e Xbox One são no geral 1080p em qualidade média/mínima rodando na média de 30 FPS. Novos consoles vão querer atingir a meta de 1080p no ultra com 60 FPS liso, sendo que enquanto isto o PC já avança para padrão 4K 60Hz / 1080p 144Hz. Claro, é apenas minha teoria.

 

Sobre a questão dos "pé rapados" isto é verdade. Tem gente querendo fazer milagre com um Core 2 Duo e mal tem grana para comprar um PC moderno de entrada, imagine então montar um set bem equilibrado  a nível mid-high? Mesmo assim, quem conseguiu um Ryzen 1600AF, por exemplo, já tem ao menos um bom tempo para rodar 60 FPS.

Quando eu tinha o i5-4690 e falaram que já era ruim, ultrapassado, morto e etc, não achei tão horrível, pois cerca de 90% dos jogos conseguia 60 FPS de boa, sendo que quando tinha problemas nestes 10% restantes, era em cenas que demandam muito poder de processamento, ficando na média de 45 FPS, o que mesmo assim para mim não prejudicou a jogabilidade.

Enfim, se pensar em metas, como no mínimo 75 FPS cravado, sim, um 6/12 tem mais chances de ficar na lista de "gargaladores", porém para quem leva tudo até o limite do aceitável, vai durar por muito tempo.

 

2 horas atrás, Metaler_guy disse:

Por enquanto vou me contentar com 8GB mesmo, ainda mais que acabaria ultrapassando meu orçamento atual. Acho que vou até usar o que gastaria com mais um pente em uma fonte. Tem alguma que vocês recomendam? To com medo de que quando a placa-mãe chegar a minha fonte 'ruim' cause algum pane.

Fonte Corsair CV450 / CV550 / CX550; PCYes 550W Bronze V2; Pichau Nidus 500

Como os preços são complicados atualmente, sugiro garimpar a mais barata entre elas. Ambas são de boa qualidade e vão garantir uso tranquilo e com boa folga.

Com o tempo pode adicionar mais RAM sem problemas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2020 às 03:22, Metaler_guy disse:

Boa noite (dia?) pessoal!

 

Estive dando uma olhada em alguns dos jogos que tem me interessado nesses últimos meses e cheguei à conclusão de que em breve eu terei que fazer um upgrade no meu PC. A princípio, queria trocar a minha VGA, uma GTX 1060 6GB, mas ao ver as minhas opções, qualquer placa que eu escolhesse iria causar um gargalo imenso com a minha CPU, uma i5 4690k. A única mais 'modesta', a 1660, seria mais um sidegrade do que qualquer outra coisa. Por isso, achei melhor pensar mais a longo prazo e trocar logo a minha CPU, placa-mãe e memória, e ficar com essa 1060 por mais um tempo, até conseguir mais uma graninha. Como referência, o último jogo que me deixou bem satisfeito com o desempenho do meu micro foi o Doom Eternal (apesar de que ele já é um jogo muito bem otimizado), mas ao olhar pra outros como Mortal Shell, Control, e NFS Heat, vi que em breve essa 1060 vai ter que ser aposentada. Neste caso, como uma a minha 4690k não iria aguentar tão bem uma VGA nova, qual seria um bom upgrade de CPU para jogos desse tipo em Full HD, 60hz. Não pretendo trocar meu monitor e essa frequência já me deixa bem satisfeito.

 

Depois de ver algumas dicas de uns gringos, dei uma pesquisada no preço. Foi-me recomendada bastante a Ryzen 5 3600, e acabei achando este kit aqui. Ele está quase exatamente dentro do meu orçamento (R$2.500), ainda mais que vou reaproveitar minha SSD e HD. Imagino que talvez eu tenha que trocar a fonte também (ZM500-LE) que eu sei que é bem mequetrefe, mas tudo bem. Esse kit também só vem com 8 GB de RAM, mas talvez eu compre mais um 'cartucho' junto com uma VGA decente mais tarde.

A pergunta é, essa CPU é boa para o que quero atingir (1080p @ 60fps), ou seria exagero demais? Estou pensando a longo prazo e custo-benefício, por isso que achei ela boa, mas se puder pegar uma mais em conta, ainda mais com essa crise, e que atinja essa meta por um bom tempo, pode ser que eu fique feliz. O que acham? Seria melhor esperar para ver se o preço melhora?

 

Falando nisso, com relação à VGA, para essa mesma meta de resolução, qual placa seria melhor: RTX 2060 ou RX 5600 XT? As duas são recomendadas para 1080p.

 

Agradeço desde já qualquer dica! 👍

Caro amigo, se eu entendi bem você fala na questão da relação processador placa de vídeo

Você usa a expressão "aguentar" não existe tá propriedade de um processador aguentar uma placa de vídeo, Você pode muito bem usar um Celeron em uma RTX2070 isso se você tiver uma fonte adequada. A única problemática em você utilizar um processador low é que ele vai limitar o desempenho que a rtx 2070 poderia ter, mas ele não trará nenhum prejuízo para a placa, e posteriormente quando você trocar o kit placa-mãe processador memória, a sua placa de vídeo continuará sendo uma excepcional VGA que apenas estava " dormindo" devido Ah um processador low.

Ainda que você compre uma placa de vídeo rtx 2070 para esse seu sistema low, haverá um pequeno ganho haja visto que a placa de vídeo executa algumas tarefas que seriam de responsabilidade do processador. O dia que você trocar o kit esse problema está resolvido, e você pode fazer isso por etapas.

O que eu sugiro é que você divida esse rádio dois conjuntos, no primeiro conjunto e está a placa de vídeo e a fonte, no segundo conjunto a placa-mãe o processador e as memórias.

Decida Qual dos conjuntos você vai trocar primeiro, em qualquer um dos pontos que você optaram por fazer a troca haverá um ganha real, que se multiplicaram quando os dois conjuntos estiverem substituídos.

Compra de componentes:

Eu recomendo que você importa o processador placa-mãe memória. Você compra no Brasil pois não compensa importar. 

O processador ou você compra na China, eu comprei 2 quinzena passada e eles já estão aqui em casa, foi tudo muito rápido.

 

https://m.pt.aliexpress.com/storesearch/list/Ryzen 5.html?sceneId=050000&keywords=Ryzen 5&searchType=storeSearch&sellerAdminSeq=220974878&storeId=3514012 ,

O kit você compra nos Estados Unidos e usa uma empresa redirecionadora para Para viabilizar a importação, eu gosto da uscloser.com ( assista vídeos no YouTube)

A chance de ser o crachá é menor que 10%, e se isso ocorrer ainda assim É vantajoso.

https://www.bhphotovideo.com/c/search?q=b450 mother&sort=PRICE_LOW_TO_HIGH ,

Ddr4 16 GB

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1567776-REG/xpg_ax4u320038g16a_dbz_z1_gaming_memory_16gb.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!