Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC novo ou upgrade nas peças?


Posts recomendados

Pessoal, tudo bem?

 

Montei um computador faz 5~6 anos e estou tendo alguns problemas com ele. Basicamente está muito difícil de fazer até coisas básicas, como abrir o chrome ou instalar algum software, pois acredito que o problema é no meu SSD (talvez firmware desatualizado ou algo assim). Tenho o costume de jogar alguns jogos, e eles rodam normalmente por uns 30 min, porém depois disso travam e fico 1-2 min sem poder mexer em nada, e depois volta.

 

Dessa forma, estou pensando em trocar algumas peças, porém como são relativamente antigas não sei se seria melhor apenas comprar todas as peças novas, já que muita coisa pode estar obsoleta / não vai ser fácil de achar no mercado.

 

Meu setup atual é o seguinte:

SSD PNY 120gb (onde meu windows + poucos programas essenciais estão instalados)

HD SEAGATE 1tb (para armazenamento geral e instalação de programas)

NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB EVGA

AMD FX 8350

1x HyperX Fury, 8GB, 1866MHz, DDR3

placa-mãe GA-78LMT-USB3

Fonte Corsair CX600

 

Em resumo, minha ideia inicial era apenas comprar uma memória RAM igual para adicionar mais 8gb e trocar o meu SSD por um de 1TB, porém estou com dificuldade de achar um no mercado que tenha a mesma entrada que minha placa-mãe aceita e que seja de uma marca boa, como Samsung por exemplo. 


Minhas perguntas são:

- Vale a pena apenas trocar essas peças? Se sim, alguma sugestão para um SSD que eu possa comprar?

- Alguma dessas peças já está obsoleta?

- Se não valer a pena trocar apenas essas peças, que peças eu poderia reaproveitar em um PC novo? (assumindo que tivesse que comprar uma placa-mãe nova, por exemplo)

 

Obrigado desde já!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendaria trocar principalmente a placa-mãe, processador e memória ram, a placa de vídeo também já da pra dar um upgrade, mas é menos essencial do que as outras peças, não sei qual teu orçamento, então não posso te dar uma recomendação mais precisa do que a que eu vou dar.

Se tu pretende fazer algum uso profissional com o computador além de jogar, eu recomendaria manter a plataforma na AMD, acho que um bom kit custoXbenefício nesse momento é um ryzen 5 3600 com uma B450 steel legend mATX, além disso 16gb de ram de 3000/3200MHz

Se tu pretende apenas jogar, os processadores intel se dão melhor, porém infelizmente não tenho conhecimento das placas mães atuais dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de sair gastando seria necessário descobrir a causa do mau desempenho a que se refere. Já tentou usar o PC sem o SSD, utilizando apenas o HD? Digo isso porque você próprio suspeita de problema no ssd.

Como deve saber, o momento é péssimo para se comprar, já que tudo quase dobrou de preço por causa da pandemia.
Um bom motivo para segurar o PC por enquanto é que mês que vem serão lançadas novas Placas de Vídeo, o mercado de hardware irá mostrar serviço diante dos novos consoles.

Se ainda assim quiser dar um upgrade, o mais lógico é trocar o kit Processador, placa-mãe e Memória em um primeiro momento.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse valor tu já poderia inclusive atualizar a tua placa de vídeo se tu quiser, ai vai de ti, eu esperaria até o preço estar melhor, porém, se tu quiser tu já pode trocar agora.

A placa-mãe eu ficaria com a B450 steel legend mATX(820 a vista sem promoção)

O processador eu iria com o ryzen 5 3600x, a versão ''x'' está toda hora com promoção saindo por 1600 a vista

Se tu for comprar a placa de vídeo atualmente, eu iria pelo lado da NVIDIA, com uma rtx 2060super que estão menos de 3000, se tu esperar os preços melhorarem, tem que esperar para ver o que será comprável e o que estará disponível no mercado.

Memória ram tu pode pegar 2x8gb em 3200MHz, o preço está em torno de 550 sem promoção, com promoção tu pode conseguir por menos de 500.

Se tu quiser comprar um SSD novo e comprar a placa de vídeo agora, eu recomendo pegar uma rtx 2060, então sobraria uns 800 reais para o ssd.

Todos os preços eu me baseei na loja que explode

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tinha pensado em testar sem o ssd, é uma boa ideia mesmo! vou tentar fazer isso para confirmar

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Ragbrun disse:

Com esse valor tu já poderia inclusive atualizar a tua placa de vídeo se tu quiser, ai vai de ti, eu esperaria até o preço estar melhor, porém, se tu quiser tu já pode trocar agora.

A placa-mãe eu ficaria com a B450 steel legend mATX(820 a vista sem promoção)

O processador eu iria com o ryzen 5 3600x, a versão ''x'' está toda hora com promoção saindo por 1600 a vista

Se tu for comprar a placa de vídeo atualmente, eu iria pelo lado da NVIDIA, com uma rtx 2060super que estão menos de 3000, se tu esperar os preços melhorarem, tem que esperar para ver o que será comprável e o que estará disponível no mercado.

Memória ram tu pode pegar 2x8gb em 3200MHz, o preço está em torno de 550 sem promoção, com promoção tu pode conseguir por menos de 500.

Se tu quiser comprar um SSD novo e comprar a placa de vídeo agora, eu recomendo pegar uma rtx 2060, então sobraria uns 800 reais para o ssd.

Todos os preços eu me baseei na loja que explode

Muito obrigado pelas dicas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa ideia testar sem o SSD para descobrir até se ele tem algum problema, mas eu tenho esse mesmo processador de fx 8350, e ele já ta pedindo arrego para alguns jogos novos em 30fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Xucaaa disse:

Pessoal, tudo bem?

 

Montei um computador faz 5~6 anos e estou tendo alguns problemas com ele. Basicamente está muito difícil de fazer até coisas básicas, como abrir o chrome ou instalar algum software, pois acredito que o problema é no meu SSD (talvez firmware desatualizado ou algo assim). Tenho o costume de jogar alguns jogos, e eles rodam normalmente por uns 30 min, porém depois disso travam e fico 1-2 min sem poder mexer em nada, e depois volta.

 

Dessa forma, estou pensando em trocar algumas peças, porém como são relativamente antigas não sei se seria melhor apenas comprar todas as peças novas, já que muita coisa pode estar obsoleta / não vai ser fácil de achar no mercado.

 

Meu setup atual é o seguinte:

SSD PNY 120gb (onde meu windows + poucos programas essenciais estão instalados)

HD SEAGATE 1tb (para armazenamento geral e instalação de programas)

NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB EVGA

AMD FX 8350

1x HyperX Fury, 8GB, 1866MHz, DDR3

placa-mãe GA-78LMT-USB3

Fonte Corsair CX600

 

Em resumo, minha ideia inicial era apenas comprar uma memória RAM igual para adicionar mais 8gb e trocar o meu SSD por um de 1TB, porém estou com dificuldade de achar um no mercado que tenha a mesma entrada que minha placa-mãe aceita e que seja de uma marca boa, como Samsung por exemplo. 


Minhas perguntas são:

- Vale a pena apenas trocar essas peças? Se sim, alguma sugestão para um SSD que eu possa comprar?

- Alguma dessas peças já está obsoleta?

- Se não valer a pena trocar apenas essas peças, que peças eu poderia reaproveitar em um PC novo? (assumindo que tivesse que comprar uma placa-mãe nova, por exemplo)

 

Obrigado desde já!

 

Olá amigo

Infelizmente essa tua placa de vídeo não vai poder mostrar todo o potencial por quê Ela está presa a um sistema los

Eu recomendo que você Import do AliExpress um kit placa-mãe processador e memória,

Você não será taxado no processador e na memória, eu faço esse tipo de importação frequentemente na loja que eu vou te indicar.

A placa-mãe você pode importar ou comprar no Brasil fica a sua escolha.

 

Ddr4

https://m.pt.aliexpress.com/item/4000979872608.html?spm=a2g0n.search-amp.list.4000979872608&aff_trace_key=c733bb783536448cacc2273e32fd9524-1598230821823-02423-nAeYz7Y&aff_platform=msite&m_page_id=1814amp-xxsSeLNCtEUgleuwWuZb4A1598238660045&browser_id=e4807d3de23142178aca96893ada66ee&is_c=N ,

placa-mãe

https://m.pt.aliexpress.com/item/4000147163674.html?spm=a2g0n.search-amp.list.4000147163674&aff_trace_key=c733bb783536448cacc2273e32fd9524-1598230821823-02423-nAeYz7Y&aff_platform=msite&m_page_id=1814amp-xxsSeLNCtEUgleuwWuZb4A1598238660045&browser_id=e4807d3de23142178aca96893ada66ee&is_c=N ,

Assista alguns vídeos no YouTube de como importar no AliExpress.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!