Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
luiz.trofini

Athlon 64 bits soq. 939

Recommended Posts

Olá galera gostaria de saber se todo Athlon 64 soq 939 possui esse hyper Transport e qual o seu funcionamento, tenho também memórias PC 3200 da Kingstone 2 pentes 256Mb, eu estou p/ comprar MSI K8N Neo 2 Platinum vou ter algum problema em relação a essa placa mãe dá para usar essas memórias tranquilamente, estou querendo pegar athlon 64 3200+ soq 939 que vocês acham?

Agradeço desde já pela atenção de vocês, aguardo respostas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O hyper Transport(HTT) é o controlador de memória integrado ao processador, ao contrário do que existe atualmente, onde o controle da memória é feito pelo chipset.

Isso resulta num aumento na velocidade da banda de memória tanto de leitura como de escrita.

Com certeza você poderá usar essas memórias.

Tenta pegar o A64 3000+(Winchester core) e faz um over nele.

Tô virando um fã do A64-3000. :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

O hyper Transport(HTT) é o controlador de memória integrado ao processador, ao contrário do que existe atualmente, onde o controle da memória é feito pelo chipset.

Não tenho certeza mas, acho que o HT é um barramento criado por uma união de varias empresas e é usado na comunicação entre a CPU e o chipset. Sua freqüência pode chegar a mais de 1000 MHz.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por cesarfilho477@02 nov 2004, 18:02

O hyper Transport(HTT) é o controlador de memória integrado ao processador, ao contrário do que existe atualmente,  onde o controle da memória é feito pelo chipset.

Isso resulta num aumento na velocidade da banda de memória tanto de leitura como de escrita.

Com certeza você poderá usar essas memórias.

Tenta pegar o A64 3000+(Winchester core) e faz um over nele.

Tô virando um fã do A64-3000. :bandeira:

Não é bem assim.

Como o Athlon 64 possui o controlador de memória integrado no próprio processador, ele utiliza um barramento exlusivo para se comunicar com o Chipset, esse barramento é o HyperTransport (HTT).

No socket 754 o HTT é de 800 MHz, como ele utiliza dois canais, onde dados "vão e vem" ao mesmo tempo, diz-se que a velocidade do HTT é de 1600 MHz.

No socket 939 o HTT é de 1 GHz, como é "ida e volta" ao mesmo tempo, são 2 GHz.

Quanto a memória, o Athon 64 trabalha com as DDR tradicionais, PC1600, PC2100, PC2700 e PC3200.

Mais porque o 3000 é o melhor porque não 3200?

No socket 939 o Athlon 64 3000+ e 3200+ utilizam o núcleo Winchester, como o processo de fabricação é em 90 nm, ele tem uma boa capacidade de overclock.

Porém, em stock, ambos são mais lentos e mais caros que os mesmos processadores do socket 754.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Gregori@02 nov 2004, 19:57

No socket 754 o HTT é de 800 MHz, como ele utiliza dois canais, onde dados "vão e vem" ao mesmo tempo, diz-se que a velocidade do HTT é de 1600 MHz.

No socket 939 o HTT é de 1 GHz, como é "ida e volta" ao mesmo tempo, são 2 GHz.

Não é por causa disso que se diz que é 1600Mhz e 2000MHz.

O clock de funcionamento é 800MHz e 1000MHz, mas por ser DDR, assim como as memórias, se diz que estes são 1600MHz e 2000MHz de clock efetivo.

Os links são de 16-bit (ou 2 bytes), upstream e downstream (a ida e volta que você citou).

A largura de banda por tanto é:

2 (up + down) x 2 bytes (16-bit) x 1600 = 6400 MB/s

2 (up + down) x 2 bytes (16-bit) x 2000 = 8000 MB/s

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por sledgehammer@04 nov 2004, 13:58

Não é por causa disso que se diz que é 1600Mhz e 2000MHz.

O clock de funcionamento é 800MHz e 1000MHz, mas por ser DDR, assim como as memórias, se diz que estes são 1600MHz e 2000MHz de clock efetivo.

sledgehammer, mas os dados não "vem e vão" ao mesmo tempo?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Gregori@04 nov 2004, 14:15

sledgehammer, mas os dados não "vem e vão" ao mesmo tempo?

Bem, não sei o como você entendeu, mas são dois sentidos, um upstream (só sobe) e outro downstream (só desce), independentes. Sim, ambos funcionam ao mesmo tempo, mas um pode não enviar dado algum, enquanto que o outro está saturado. O que não acontece é inverter o sentido, isso não tem jeito.

Isso não tem relação com a frequência de operação. São links trabalhando em paralelo. Seria o mesmo que dizer que o conjunto formaria um barramento 32-bit (16-bit up e 16-bit down). Mas não tem relação com a frequência.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por sledgehammer@04 nov 2004, 15:49

Sim, ambos funcionam ao mesmo tempo, mas um pode não enviar dado algum, enquanto que o outro está saturado. O que não acontece é inverter o sentido, isso não tem jeito.

Bem, agora acho que entendi.

Para a forma como eu coloquei estar correta os dados teriam que seguir o mesmo caminho nos dois canais, e não subir e descer?

Seria mais ou meno isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Gregori@04 nov 2004, 16:26

Bem, agora acho que entendi.

Para a forma como eu coloquei estar correta os dados teriam que seguir o mesmo caminho nos dois canais, e não subir e descer?

Seria mais ou meno isso?

Dizer que seria 2 GHz porque você tem dois links é errado. O que estamos falando é algo similar a uma estrada, pegando como por exemplo a Dutra. Em um lado, você só pode ir no sentido SP -> Rio e no outro lado você só pode ir no sentido Rio - SP. Ninguém pode ir na contra-mão. Alguns barramentos permitem que os dados trafeguem em ambos os sentidos, mas não é o que ocorre com o HT.

A frequência seria relacionada a quantidade de carros que passam por cada faixa em um intervalo de tempo (desconte o fato da frequência do barramento ser constante..). A largura do barramento (16-bit, 32-bit, etc) seria o número de faixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns barramentos permitem que os dados trafeguem em ambos os sentidos, mas não é o que ocorre com o HT.

Mas nesses outros barramentos não há possibilidade de ocorrer a ida e a volta ao mesmo tempo, ou seja, qundo o HT usa as duas vias (indo e voltando) a taxa de transferência é dobrada, o q não ocorre com os outros.

Ex.:

Processador com HT: Se os dados estiverem indo eles não precisam parar pra esperar os dados q estão vindo, fazendo com q a taxa seja dobrada.

Processador sem HT: Se os dados estiverem indo eles precisam parar, esperar os dados de vinda chegarem ao processador, depois continuar.

Agora utilizando o exemplo dos carros:

Se na dutra os carros tem uma via pra SP-RIO e uma via pra RIO-SP, não tem congestionamento entre as direções opostas, imagine se tivesse somente uma via, os carros RIO-SP precisariam esperar os carros SP-RIO chegarem pra depois partirem

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais