Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

basicamente eu comprei uma memoria de 16gb ddr4 de 2666 MHZ mas por algum motivo ela so roda em 2133.quando a mesma é colocada em 2400 ou 2666 ela da tela azul.

um chute meu poderia ser que a tensão nao ta segurando ela em frequencia maior que 2133 ( a tensão ta em 1.20 pelo que eu lembro na bios da placa-mãe)

me falaram tambem sobre xmp mas acredito que nao tenha suporte a essa memoria minha pois na bios o xmp nem aparece.

meu pc:

ryzen 3 1200

rx 570 8gb

gigabyte ab350m ds3h v2

1 memoria ddr4 16gb 2666 mas ta rodando em 2133 acima disso da tela azul.

ssd 120gb hd 1tb

peço perdão se for algo obvio pois eu sou bem basicasso referente a pc!

OBRIGADO DESDE JA!

Postado
10 horas atrás, Wesley Bilina disse:

@Yan_ EVGA 600W

inclusive me tira uma duvida. ter uma memoria com uma frequencia maior aumenta tipo bastante o desempenho em jogos? ou uma de 16gb 2133 e uma 16gb 3000 irão performar igualmente?

Não faz muita diferença, coisa de 5/10 FPS dependendo do jogo, da resolução e da qualidade gráfica.
O que faz diferença em jogos é a placa de vídeo e depois o processador, trabalhar em frequência de memória é coisa de entusiasta que busca otimizar ao máximo o sistema.
É lógico que é sempre recomendável utilizar memórias com a frequência máxima que o sistema suporta, mas se não puder, deixe isso para depois.

Quanto à sua dúvida, tanto o processador, quanto a placa-mãe deveriam suportar 2666MHz, consegue passar a marca e modelo da memória que você tá tentando utilizar? Pode ser que essa memória não seja 2666 realmente.

• Curtir 1
Postado

@Wesley Bilina Para saber a frequência máxima que o processador e a placa-mãe suportam, é só entrar na página oficial da AMD e da Gigabyte:

AMD Ryzen 3 1600: https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-5-1600

Suporta o máximo de 2.667 MHz, conforme as especificações.

Gigabyte AB350M-DS3H V2: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/sp#sp

Suporta até 3.200 MHz, mas aí vai ficar limitada à frequência máxima do seu processador, que é 2.667 MHz.

Quanto à memória, muito estranho, não conheço essa marca e ela não está na lista das memórias compatíveis da sua placa-mãe: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/support#support-doc

Eu iria ver se seu BIOS está atualizado na última versão e, se não, atualizaria para ela: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/support#support-dl-bios

A última atualização foi a versão F51, de 21/08/2020.

Lembrando que, para usar as frequências em 2.666 Mhz, você precisa ativar o XMP profile no BIOS da placa-mãe, gelamente é uma caixinha onde tem vários perfis, tu seleciona aquele que diz 2.666 MHz.

• Curtir 1
Postado

@fabkinder eu procurei esse xmp na aba que informa que tem ele na bios e ele nao aparece,e eu tambem nao to conseguindo aumenta a tensão da minha memoria. sera que é porque eu so tenho um pente ou porque a placa ta desatualizada? eu to com ela no F50. é difícil atualizar? eu vi que tem uma função pra isso na bios. EU TO NA F50,EU POSSO ATUALIZA PRA F51 NA ATT AUTOMATICA PELA BIOS SEM PROBLEMA?

Postado

@Yan_ suave mas assim.minha bios ta na F50. a mais nova é a F51. eu posso instala direto a F51 pelo instalador automatico da gigabyte dentro da bios,ou tenho que faze algo antes? porque pelo que vi cada marca tem seus jeito de atualizar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...