Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros, boa tarde.

Costumo recorrer ao fórum sempre que me surgem algumas dúvidas e na maioria das vezes são sanadas com discussões já postadas. Porém, hoje estou com algumas dúvidas que, mesmo lendo alguns outros tópicos e links externos indicados, não consegui chegar numa conclusão.

Pois bem, estou me aventurando na montagem de um setup para jogos desde o início desta quarentena (e escolhi o pior período para compras de hardware, eu sei rs) e estou nos finalmentes... MASSSS, no início eu tinha um setup em mente e que acabei mudando uma coisa ou outra durante o percurso, o que me deixou com certo receio AGORA sobre QUAL FONTE ESCOLHER. 

Vamos lá. Estou montando o seguinte pc:

Cpu R5 3600 + Cooler box que veio com ele

Gpu Rx 5700 XT - Sapphire Pulse - A vermelha (aqui que foi uma mudança minha, pois estava pensando numa placa que acredito ser inferior - GTX 1660 S)

Ram 2x8gb 3000mhz (Geil Evo Potenza)

6 Fans de 120mm - 50cfm (não são RGB, mas tem led vermelho)

placa-mãe Asus Tuf B450 Pro 

1 SSD 480GB 

Possivelmente 1 HD de 1TB BarraCuda

Como já expliquei, tinha pensado em uma coisa e acabei comprando uma fonte de 550w. Posteriormente mudei de ideia sobre a GPU e agora me surgem algumas dúvidas, tanto em relação à potência dela, quanto às marcas. Vamos lá:

1º - Devo levar 100% à risca a indicação de fonte destes sites que calculam meu consumo? Exemplo: em uma simulação levando APENAS o meu setup indicado acima no site (https://outervision.com/power-supply-calculator) a indicação é de uma fonte de 600w (isto sem considerar um possível OC futuro ou qualquer outro upgrade que possa fazer).

2º - Devo levar 100% à risca a indicação de fonte indicada no site da minha GPU? No caso eles indicam também uma de 600w (https://www.amd.com/pt/products/graphics/amd-radeon-rx-5700-xt

Já li um tópico aqui falando sobre NÃO acreditar muito nessa indicação, porém se não me engano do ano de 2016. Não sei se mudou muita coisa de lá pra cá.

3º - Caso a fonte escolhida e JÁ COMPRADA de 550w me segure o tranco sem nenhuma dor de cabeça, acham este modelo confiável? Vi em um tópico aqui no fórum sobre quais marcas escolher e quais correr, ela figura num meio termo onde "carece de avaliação individual" - (https://www.kabum.com.br/produto/100103/fonte-cooler-master-masterwatt-tuf-550w-80-plus-bronze-semi-modular-mpx-5501-amaab-of) -

Foi este que comprei e já tenho em mãos. Confesso que no momento não achei muitas informações sobre o modelo, mas o fato de me darem 5 anos de garantia me deixou um pouco tranquilo. Ainda estou no prazo de devolver sem nenhum ônus e pedir estorno.

4º - Caso a fonte que comprei (modelo acima) não dê conta de segurar o meu setup e realmente eu precise partir pra uma de 600w ou superior, este modelo (https://www.terabyteshop.com.br/produto/13095/fonte-redragon-rgps-600w-80-plus-bronze-pfc-ativo-gc-ps002) me garante? É uma promoção que apareceu hoje e pelo valor ser metade do pago na outra e a potência um pouco superior, fiquei bem tentado em fazer a troca. Já abriram um tópico aqui hoje perguntando sobre a mesma, porém ainda sem muitos pareceres. 

5º - Fujo das duas opções citadas e corro para alguma outra. Se sim, qual? Pensando até uns R$600,00 está ok que é próximo ao valor que paguei na da Cooler Master. 

Bom, é isso. Qualquer outra informação necessária, me avisem.

E muito obrigado!

• Membro VIP
Postado

Ai ai ai 500 pilas nesta fonte, enfim...

Pro seu conjunto pode ficar com ela mesmo. Não vou explicar minunciosamente o porque não seguir a risca estes sites de consumo, no máximo vou mencionar que eles não conhecem o seu hardware e extrapolam o valor apresentado. Você tem que ir no site de cada fabricante das peças aí e pegar o consumo, esta é a forma correta. Tu não vai ultrapassar os ~300W em full load aí, então tá tranquilo.

Postado

@thetexera geralmente esses sites não ajudam, na verdade mais atrapalham, no site me recomendava um fonte de 550 watts, descobri aqui que a fonte ( que estou usando agora ) suporta minha config ( parecida com a tua, mas sua placa de vídeo puxa mais ) com 450 watts.

Postado
17 minutos atrás, Phoenyx disse:

Ai ai ai 500 pilas nesta fonte, enfim...

Pro seu conjunto pode ficar com ela mesmo. Não vou explicar minunciosamente o porque não seguir a risca estes sites de consumo, no máximo vou mencionar que eles não conhecem o seu hardware e extrapolam o valor apresentado. Você tem que ir no site de cada fabricante das peças aí e pegar o consumo, esta é a forma correta. Tu não vai ultrapassar os ~300W em full load aí, então tá tranquilo.

@Phoenyx Olha, também achei um pouco salgada. Na verdade, se eu falar o valor dos componentes citados é capaz de me expulsarem daqui 😐 Confesso que não manjava nada nada nada sobre Hardware e seus valores no mercado - pesquisei muito sobre, porém não consegui uma base fiel de preços e considerar o valor que era praticado antes desse caos todo explodir acho que ficaria mais uns bons meses esperando, se é que diminui consideravelmente. Garimpei bastante algumas "promoções" mas na fonte não consegui... e agora estão dando uma diminuída nos preços. 

Afinal, qual é um valor aceitável para uma fonte de 550w confiável? E este modelo posso confiar? Como citei, o fato de ter 5 anos de garantia foi o que me pesou bastante na hora da escolha (no dia da compra na Kabum, tinha uma Corsair CX550 também no mesmo valor. Ia nela, mas acho que cai um pouco no marketing desta outra).

14 minutos atrás, Yan_ disse:

geralmente esses sites não ajudam, na verdade mais atrapalham, no site me recomendava um fonte de 550 watts, descobri aqui que a fonte ( que estou usando agora ) suporta minha config ( parecida com a tua, mas sua placa de vídeo puxa mais ) com 450 watts.

@Yan_ Qual placa de vídeo você usa?

E obrigado pelo retorno de ambos.

Abs,

• Membro VIP
Postado

@thetexera O modelo não é ruim (mas existem melhores), o problema é o preço mesmo. Uma alternativa seria a Pichau Nidus 500W que mesmo neste caos custa em torno dos 300 pilas.

Montar PC nesta crise é pra maluco, ou para alguém que trabalhe com ele, necessita, depende dele. Pra joguinhos dá pra se virar com o que já tem.

Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Esse versão MasterWatt TUF deve ser nova, ainda não consta na lista que fazem sobre a qualidade das fontes: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

Eu aconselharia a MWE Bronze V2 de 450W (R$420), essa está no Tier B.

@GuilhermeGB esta aqui?

https://www.americanas.com.br/produto/235479520/fonte-cooler-master-mwe-bronze-450w-80-plus-mpe-4501-acaab-br?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_inf-aces_acessorios_geral_gmv&gclid=CjwKCAjwqML6BRAHEiwAdquMncbVPLnGwxDXs5XKVkMuWo58d4zGz3xMpQGyhm1Ixg8JWxVW894HvBoCRAEQAvD_BwE&i=5612cbe46ed24cafb5cae011&o=5f0f9603f8e95eac3dbdb384&opn=YSMESP&sellerid=02

9 minutos atrás, Phoenyx disse:

@thetexera O modelo não é ruim (mas existem melhores), o problema é o preço mesmo. Uma alternativa seria a Pichau Nidus 500W que mesmo neste caos custa em torno dos 300 pilas.

Montar PC nesta crise é pra maluco, ou para alguém que trabalhe com ele, necessita, depende dele. Pra joguinhos dá pra se virar com o que já tem.

@Phoenyx Vou te falar a real. Desde que entrei no esquema de trabalhar em casa (18/03) as demandas no trabalho diminuíram muito e meu tempo livre em casa aumentou proporcionalmente. Tinha um PS4 encostado há 8 meses que usava para ver Netflix apenas, eis que os amigos me convenceram a jogar o tal Cod Warzone. Pois bem, viciei nesta porcaria e o console passou a me limitar bastante. Era um jogador assíduo de FPS e tinha parado por muito tempo e acabei voltando agora. Tenho um Mac Mini Late 2012 mas lá não consigo rodar nem um Cs Go decentemente. Minha ideia é passar pra frente após montar este setup, junto com o ps4 consigo levantar um valor próximo ao investido nessa máquina. 

Vou pesquisar a fonte citada. Ainda estou no prazo de devolver esta que comprei para a Kabum, provavelmente farei isso.

Postado
5 minutos atrás, Yan_ disse:

@thetexera pode ver meu setup aqui do lado:

<<<<<<

Opa, maravilha 🙂

você joga algum FPS nele? 

Ia pegar esta placa de vídeo, mas para o Cod Warzone, pelo que vi, ela não entregaria muito bem o que quero, a não ser que jogasse com gráficos no médio ou até mesmo em low.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, thetexera disse:

Opa, maravilha 🙂

você joga algum FPS nele? 

Ia pegar esta placa de vídeo, mas para o Cod Warzone, pelo que vi, ela não entregaria muito bem o que quero, a não ser que jogasse com gráficos no médio ou até mesmo em low.

Isto irá depender do seu monitor. Pra 1080P ~75Hz a 1660S tá de boa na lagoa.

Postado
6 minutos atrás, Phoenyx disse:

Isto irá depender do seu monitor. Pra 1080P ~75Hz a 1660S tá de boa na lagoa.

Acabei de pegar um Aoc Hero 24G2 144hz numa promo da Fast Shop. Então pretendo rodar no mínimo a 144 fps em 1080p sem jogar meu gráfico lá embaixo. E claro, montando agora e pensando pra aguentar uns bons anos nessa taxa de fps nas franquias futuras (que já foi anunciado a nova pra Novembro).

E não encontrei disponível o modelo de fonte da Pichau. Tô bem pensando em partir para o modelo sugerido pelo @GuilhermeGB que achei a R$339 na americanas (https://www.americanas.com.br/produto/235479520/fonte-cooler-master-mwe-bronze-450w-80-plus-mpe-4501-acaab-br?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_inf-aces_acessorios_geral_gmv&gclid=CjwKCAjwqML6BRAHEiwAdquMncbVPLnGwxDXs5XKVkMuWo58d4zGz3xMpQGyhm1Ixg8JWxVW894HvBoCRAEQAvD_BwE&i=5612cbe46ed24cafb5cae011&o=5f0f9603f8e95eac3dbdb384&offerId=5f0f77d079bf8430cbb12e0c&opn=YSMESP&productSku=235479685&sellerid=02). Posso seguir tranquilo com uma de 450w?

Desculpa martelar tanto com todas as infos já passadas, mas já me peguei na insegurança depois de ter comprado esta fonte no impulso. Quero já fazer e não ter dor de cabeça. Essa aí tá praticamente metade do valor pago na que peguei na Kabum.

Valeu galera.

• Membro VIP
Postado

@thetexera Tu não pagou 500 pilas? Já tá aí, a fonte não é ruim, é mais potente, eu não esquentaria mais a cabeça com isso.

Para 144Hz 1080P, Warzone já pesa mais que o R6. E se quer longevidade vá de 5700XT mesmo, se precisar economizar a 5600XT já segura a onda. 1660S tá bem atrás delas.

• Curtir 1
Postado

@thetexera Se você ja tem essa de 550W, fique com ela. Eu disse que se fosse comprar agora eu indicaria a MWE Bronze V2, pois está no mesmo tier das Corsair CX mais recentes. Esse MasterWatt TUF também parece ser boa, pelas especificações no site da Cooler Master.

• Membro VIP
Postado

@Yan_ Locais onde users (cabaços ou não) mandam os testes com configurações arbitrárias não é e nunca será alvo para comparações. Você tem que comparar na mesma máquina, mesmo hardware, mesma metodologia. Pra isso existe o tomshardware, anandtech, etc.

• Curtir 3
Postado
8 minutos atrás, Phoenyx disse:

@thetexera Tu não pagou 500 pilas? Já tá aí, a fonte não é ruim, é mais potente, eu não esquentaria mais a cabeça com isso.

Para 144Hz 1080P, Warzone já pesa mais que o R6. E se quer longevidade vá de 5700XT mesmo, se precisar economizar a 5600XT já segura a onda. 1660S tá bem atrás delas.

Cara, essa foi a unica compra que peguei parcelado e no caso saiu a R$588,00.

Pensando unicamente no valor, de R$588 pra R$339 é uma diferença bem considerável. 

Claro, não quero comprometer nada no setup por conta de R$240. Mas se pro meu uso as duas me garantem um bom funcionamento, salvar R$240 não é uma má ideia.

Eu nem abri a outra fonte, está lacrada no plástico que veio. Recebi na segunda-feira e tenho 7 dias pra repostar. 

Vale ficar com ela por conta dos 5 anos de garantia?

Postado

RX 5600 XT = RTX 2060

RX 5700 = RTX 2060 SUPER

RX 5700 XT = RTX 2070 SUPER

Eu mesmo ficaria com pé atrás pra comprar qualquer uma das placas no nível das RTX, pois com o lançamento da RTX 3070, todas elas vão ter uma queda no preço, chuto no mínimo $100, o que pode refletir em pelo menos uns R$700 por aqui (se os lojistas não forem gananciosos demais).

Postado
1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

@thetexera Se tu quer trocar a fonte eu trocaria por uma fonte tipo PCYes electro V2 550, CV 550 ou pichau nidus 500.

Mas não vejo necessidade nisso, a fonte é boa e tem potencia mais que suficiente para seu PC.

PCYes e a CV550 são todas inferiores aos modelos discutidos aqui (MWE V2, MasterWatt, CX), nenhuma delas possui conversão DC-DC no secundário.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...