Ir ao conteúdo

placa-mãe com pci express 3.0 x16 suporta GPU pcie 4.0?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Peguei uma b450m steel legend semana passada e estou pesquisando alguns modelos de placa de vídeo... Uma delas é a hadeon 5500 xt que possui essa entrada pciE 4.0. Eu gostaria de saber se GPUs como essa funcionam nesta mobo b450m

Postado

PCIe é retrocompatível, tanto o slot quanto o que quer que seja plugado no slot (normalmente a GPU).
Então sim.

Postado

@RicardoMontoni nenhuma placa-mãe anterior as X570 e B550 vai ter update pro PCIe 4.0, a AMD chegou a pensar nisso, até rolou um update de BIOS mas voltou atrás e manteve as placas-mãe no PCIe 3.0 mesmo.

Postado
15 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

@RicardoMontoni nenhuma placa-mãe anterior as X570 e B550 vai ter update pro PCIe 4.0, a AMD chegou a pensar nisso, até rolou um update de BIOS mas voltou atrás e manteve as placas-mãe no PCIe 3.0 mesmo.

De qualquer forma acho q isso não deva fazer la tanta diferença tb. Mas o Update pros Zen3 as b450 vai receber né? Embora seja meio cético q vala a pena isso. Afinal um update de bios não vai mudar a estrutura física de um chipset. E essas placas mais básicas não vai ter estrutura pra lidar BEM a arquitetura nova. Seria tipo querer colocar um R9 3950 numa b450 kkk.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado
2 horas atrás, RicardoMontoni disse:

De qualquer forma acho q isso não deva fazer la tanta diferença tb. Mas o Update pros Zen3 as b450 vai receber né? Embora seja meio cético q vala a pena isso. Afinal um update de bios não vai mudar a estrutura física de um chipset. E essas placas mais básicas não vai ter estrutura pra lidar BEM a arquitetura nova. Seria tipo querer colocar um R9 3950 numa b450 kkk.

Vão sim receber sim, as placas-mãe baseadas nos chipsets X470 e B450, além é claro das X570 e B550.

1 hora atrás, natan2014 disse:

Outra dúvida que tenho também é a seguinte: há alguma perda de desempenho quando uma gpu pciE 4.0 está conectada nesta entrada pciE 3.0? @Amanda Gonçalo

Não há perda não, as GPUs atuais não chegam a saturar o bus do PCIe 3.0 e mesmo que o atual PCIe 4.0 tenha o dobro de banda máxima teórica, ainda deve levar alguns anos para que essas GPUs comecem a saturar o bus da geração anterior, no caso, o do PCIe 3.0.

• 1 ano depois...
Postado

Pessoal gostaria de atualizar vocês porque eu tenho uma b450m-steel legend e quando fiz o update para a BIOS 4.2 mais recente meu PCI E ficou 4.0.
Fiquei confuso na hora porque não achei que pudesse mudar

Captura de tela 2022-02-27 085804.png

Captura de tela 2022-02-27 085822.png

Postado
Em 03/09/2020 às 21:24, Visitante disse:

Não há perda não, as GPUs atuais não chegam a saturar o bus do PCIe 3.0 e mesmo que o atual PCIe 4.0 tenha o dobro de banda máxima teórica, ainda deve levar alguns anos para que essas GPUs comecem a saturar o bus da geração anterior, no caso, o do PCIe 3.0.

Depende da placa de vídeo.

A RX 6500XT é constantemente citada aqui no fórum justamente pela significativa perda de desempenho que ocorre quando conectada em PCIe 3.0

Isso acontece porque essa placa em específico trabalha em x4 e não em x16. Então quando voce utilizada ela numa placa-mãe PCIe 3.0 trabalhando em x4 ela terá a mesma largura de banda de um slot PCIe 2.0 em x8 ou então de um slot PCIe 1.0 em x16

• mês depois...
Postado

@Taruffi Eae Taruffi, sei que faz bastante tempo.. Mas vale a pena perguntar, você chegou a habilitar algo especifico na BIOS para ativar isso? Atualizei para a mesma versão da sua BIOS, minha placa-mãe é exatamente a mesma. Atualizei fucei muito, li de cima a baixo e não obtive sucesso, você se recorda? valeu.

Em 27/02/2022 às 08:58, Taruffi disse:

Pessoal gostaria de atualizar vocês porque eu tenho uma b450m-steel legend e quando fiz o update para a BIOS 4.2 mais recente meu PCI E ficou 4.0.
Fiquei confuso na hora porque não achei que pudesse mudar

Captura de tela 2022-02-27 085804.png

Captura de tela 2022-02-27 085822.png

• 2 meses depois...
Postado
Em 01/04/2022 às 16:59, lucasm21 disse:

@Taruffi Eae Taruffi, sei que faz bastante tempo.. Mas vale a pena perguntar, você chegou a habilitar algo especifico na BIOS para ativar isso? Atualizei para a mesma versão da sua BIOS, minha placa-mãe é exatamente a mesma. Atualizei fucei muito, li de cima a baixo e não obtive sucesso, você se recorda? valeu.

Eu sei que já tem muito tempo, mas talvez depende de quando você comprou a placa. Eu comprei a minha B450 Steel Legend recentemente e ela já aparece com PCI 4.0.

Captura de tela 2022-06-26 112203.png

• 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!