Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Eu tenho uma lampada do tipo UV-C, a foto dela está aqui abaixo, soquete 2G11 de 4 conectores (existe curto entre os dois conectores de cada lado da lampada, testei com um multímetro)

Sei que ela precisa de um reator de 24W, eu tenho por acaso um reator de 26W MAS, ele não é para apenas uma lampada e sim para duas (2x4 cabos). E a potência total do reator é de 50W, quando tem as duas lampadas.

Ai entra minha dúvida: Tem como utilizar esse reator para apenas uma lampada de 24W ou preciso comprar outro? 

Eu abri o reator para dar uma olhada e na placa a parte da conexão do fio vermelho de uma parece se conectar ao azul da outra lampada, aka pra mim leigo não me parece que são independentes. E agora, o que fazer?

IMG_20200904_163719471.jpg

IMG_20200904_163725309.jpg

IMG_20200904_163758097.jpg

IMG_20200904_164421277.jpg

IMG_20200904_164441484.jpg

Postado

Ola,

Não é aconselhável usar reator de lâmpada fluorescente convencional para ativar lâmpadass UV .

Eles trabalham de forma semelhante, isso é fato , mas em geral um reator de UV consegue acender uma lampada normal enquanto o inverso nem sempre é verdadeiro.

Ainda que funcione pode ser com sobrecarga em 'um dos ambos'  e ainda gerar  onda UV diferente do desejado.

(Se fosse ) eu compraria um reator específico para a UV na potencia da sua lâmpada .

'_'

reator-uv.png

• Curtir 3
Postado

Ola.

2 horas atrás, Bruno Miranda disse:

Qual especificação faz um reator de UV-C funcionar para lampadas UV-C e que os reatores normais não tem?

Eu não falei isso .

O que eu disse foi que "o inverso NEM SEMPRE é verdadeiro".

As lâmpadas UV precisam operar em determinadas frequências para emitir a radiação , e também para atingir o alcance proposto na especificação da mesma . 

Por outro lado uma lâmpada fluorescente comum pode funcionar em uma range muito maior e que eventualmente alcance ou contenha a frequência do reator específico para lampadas UV.

Mais detalhes aqui , https://www.prolampsales.com/blogs/specialty-architectural-lighting/can-you-use-a-regular-ballast-for-an-ultraviolet-or-germicidal-bulb 

ou um resumo da explicação  do site na imagem  abaixo

luz-uv.jpg

'_'

adicionado 0 minutos depois

• Curtir 1
Postado

8 horas atrás, Bruno Miranda disse:

Mas por que? Qual especificação faz um reator de UV-C funcionar para lampadas UV-C e que os reatores normais não tem?

Comparando a foto do teu reator, com a foto do link, FP (que pelo que entendi é eficiência, não seria problema) e o THD.

Uma coisa, esse reator que tu tem, parece ter sido melhor projetado para 110V (pois justamente esses 2 numeros são melhores e bem próximos do reator de uv em 110).

Se tua rede for 110, acredito que funcionará, se for 220 é bem mais fácil de acontecer o que o Tito comentou

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Bruno Miranda disse:

Mas por que? Qual especificação faz um reator de UV-C funcionar para lampadas UV-C e que os reatores normais não tem?

O que o amigo @Tito Fisher quis dizer é que as lâmpadas UV precisam de uma frequência específica pra funcionar corretamente, enquanto que pra uma fluorescente comum tanto faz, funciona de qualquer jeito. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...