Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Build da Quarentena, será que vai ??? - opiniões e sugestões


Posts recomendados

Olá, pessoal, boa noite!

 

Estou montando minha build atualmente, com uma árdua pesquisa de preços, já que a pandemia deixou esse mercado maluco. O foco é ter um PC que me permita jogar títulos razoáveis, como Fall Guys, Xcom 2, CoD Warzone, Hellblade, Control, etc., além de trabalhar com planilhas, textos, edição de imagens e ver filmes também.

Eu inicialmente fiz as seguintes escolhas (https://meupc.net/build/pah28g):

 

- MOBO: Z390 Gigabyte

- CPU: i5 9600kf

- Cooler CPU: Cooler Master Hyper 212

- GPU: GTX 1660 Super Galax

- RAM: 2x8Gb Hyperx Fury 2666mhz

- SSD: 512Gb m.2 WD

- Fonte: EVGA 600W 80+ (potência alta para melhorias futuras, especialmente na GPU)

 

- GABINETE: ????? (Não tô sabendo escolher e não quero fazer um investimento muito alto pois vou ter de levar esses componentes para outro país em breve. O foco aqui é a eficiência de arrefecimento apenas, zero estética ou recursos exagerados.). <400 seria ideal.

 

Monitor: ?????? (Não estou conseguindo escolher um e abro a possibilidade de ser um usado também, porém não sei por onde começar. Pelos mesmos motivos do gabinete, não queria gastar muito com displays 144hz e outras coisas fodonas, mas queria algo decente para assistir filmes, trabalhar e jogar com conforto). 


Como vocês avaliam as escolhas ? Acham que há algum espaço pra melhorar ou substituir por opções mais custo benefício sem mexer no orçamento ? 

Obrigado !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Arthur Lamounier disse:

(potência alta para melhorias futuras, especialmente na GPU

Isso não é verdade, a tendência de hardwares futuros é gastar menos energia, principalmente em GPUs, por exemplo: uma 3070 gasta menos energia, do que uma 2080/TI, ou melhor, ela usa com mais responsabilidade a energia proveniente, ou seja, a perda energética é menor. Inclusive, ainda nessa vibe, qual o modelo da EVGA? Opte pelo menos pela linha Bronze, não pegue a linha White, ou pegue uma 500W melhor, como uma Deepcool DA500, Pichau Nidus, PCYes Electro V2 de 550W, Corsair CV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Ornitotheus disse:

Inclusive, ainda nessa vibe, qual o modelo da EVGA? Opte pelo menos pela linha Bronze, não pegue a linha White, ou pegue uma 500W melhor, como uma Deepcool DA500, Pichau Nidus, PCYes Electro V2 de 550W, Corsair CV.

Oioi, beleza ? Obrigado pela resposta! Então, eu tinha inicialmente considerado a linha white por conta do preço mais em conta, mas vou considerar a linha CV da Corsair, porque li reviews da linha VS e não me agradaram as opiniões dos usuários. 

 

Falando especificamente da potência, eu acho que 550~600 atende com folga mesmo que eu venha a fazer um upgrade para um setup mais exigente, né ? Então creio que estarei bem servido.

 

Obrigado pelas dicas! Você tem alguma consideração sobre a build no geral também? Valeu mesmo ! ^^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho sim, é um ótimo setup, por mais que eu não recomendaria a 9ª geração da Intel, pois ela 

já se prontificou e disse que não dará suporte as gerações antigas, ou seja, você estaria investindo em uma plataforma morta, eu só recomendaria Intel se você partisse pra 10ª geração, mas sei que por conta dos preços está inviável, mas você já considerou ir de Ryzen? Se você não liga pra futuros upgrades continue com o setup, se busca longevidade e futuros upgrades eu recomendaria a troca de plataforma pra AM4 ou LGA1200. No mais, seu setup é incrivelmente forte pra 1080p, suprirá com folga muito tempo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o nível do upgrade que pensa em fazer... até o momento temos informações de que a futura RTX 3070 consome 220w, e a Nvidia está recomendando fonte de 650w na página oficial do produto.
Claro que os fabricantes sempre recomendam mais do que o necessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Ornitotheus disse:

eu só recomendaria Intel se você partisse pra 10ª geração, mas sei que por conta dos preços está inviável, mas você já considerou ir de Ryzen?

É, 10a geração está muito proibitiva agora na pandemia (falta de estoque, dólar alto e demanda explodindo). A ideia de ir com a 9a geração foi uma opção mais conservadora pensando na grana mesmo. 

 

Sobre ir de Ryzen, há uns meses atrás eu tinha considerado a placa B450 da Biostar e um Ryzen 5 2600 ou 3600, mas nem a placa e nem esses processadores estão competitivos em preço ou em performance em relação ao i5 que mencionei lá em cima e a Z390 que também incluí na minha build inicial.

 

Você saberia me dizer qual GPU da plataforma AM4 estaria em pé de igualdade com o 9600kf e qual MOBO seria mais interessante em termos de preço e qualidade ? Ryzen ainda é um campo que não explorei pra saber dessas coisas haha 

 

Obrigado ! o/

adicionado 4 minutos depois
36 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Não sei o nível do upgrade que pensa em fazer.

Então, a 3070 ainda é algo distante pra mim, considerando meu perfil de jogo e finanças. No máximo eu me arriscaria numa rtx de entrada daqui um ano ou dois (se as coisas melhorarem ligeiramente), como a 2060, por exemplo. Mas ainda é algo mais distante... Por enquanto o foco é ter uma build consistente para ir avaliando o que precisarei no futuro, então não tô muito preocupado com a PSU agora.

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Você saberia me dizer qual GPU da plataforma AM4 estaria em pé de igualdade com o 9600kf?

Acho que você quis dizer CPU, certo? CPU é processador, GPU é placa de vídeo. Mas eu acredito que o 3600X seria o "ideal" contra o 9600KF porém na prática não acontece, o Ryzen ainda está a frente de qualquer i5, inclusive, os únicos i5 que concorrem com o 3600X são os de décima geração, por isso acho inviável da 9ª geração pra baixo.

 

2. Qual MOBO seria mais interessante em termos de preço e qualidade ? Ryzen ainda é um campo que não explorei pra saber dessas coisas?

Uma B450 bem construída (diferente da BIOSTAR que não recomendo), com bons componentes e um VRM bom já supre tranquilamente a sua demanda, placas como:

 

  • B450M Steel Legend.
  • B450 Aorus M.
  • B450 Tomahawk.

 

São ótimas placas inclusive para overclock, esse é outro ponto também a ser conversado. Pois você optou por uma Z390 que é uma mobo que faz overclock, além do seu processador também fazer (por possuir K no final), mas a pergunta é: você sabe fazer overclock? Ou até: você irá fazer overclock? Porque se não souber ou não for fazer não tem lógica pegar um processador desbloqueado e uma mobo com chipset topo de linha desbloqueado se não for fazer. Diferentemente dos Ryzen, que apenas os chipsets de entrada (A300, A320) não fazem overclock, todos os outros chipsets e processadores fazem, a linha X dos Ryzen apenas indica que ele possui um clock base/boost maior pra chegar em overclock, mas todos os Ryzen são desbloqueados.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Sobre a CPU e plataforma

 

Sim, me confundi horrores ali, haha,  foi mal. Depois de ler o que você respondeu e de fazer algumas pesquisas, encontrei algumas análises que chamam atenção para o fato de que a linha 3600 dos Ryzen 5 tem o DOBRO de threads em relação ao 9600KF, o que será MUITO mais interessante pensando em multitasking (um dos meus propósitos para a build, inclusive). Mesmo que não seja o modelo com o boost (versão 3600X), ainda vale a pena, pensando em custo benefício e em desempenho. 

 

Também existe outro ponto de extrema relevância que é a longevidade da plataforma AM4, né ? Coisa que você já havia chamado atenção no post anterior. Eu teria um pathing maior na AM4 do que na LGA1151, então decidi pela AMD mesmo. Eu já comprei o Ryzen 5 3600, na verdade, pois o 3600X estava um pouco overpriced (como tudo está), mas queria economizar em algumas coisas para comprar outras, então acabei cravando a escolha (:

 

2. Sobre a MOBO e overclocking

 

Eu acabei optando pela Steel Legend considerando alguns reviews que assisti mesmo em cenários de overclocking. Não acho que eu vá fazer OCs com frequência, embora eu esteja ligeiramente hypado para aprender. Então, o propósito inicial é usar in stock mesmo, fator que conta a favor dos Ryzen financeiramente porque naturalmente os Intel Unlocked costumam ser mais carinhos, né ? Como é uma B450M, fico livre para quem sabe no futuro me aventurar a aprender sobre OC.

 

3. Sobre outros componentes selecionados

 

Eu alterei o modelo da fonte para sair da linha white e VS da EVGA e Corsair, respectivamente, e optei pela 550W 80+ Bronze da Corsair.

 

Para as memórias eu escolhi 2x  XPG DL41 3200Mhz 8GB. Na especificação da placa é uma frequência segura de chegar e li bons reviews sobre a fabricante e modelo.

 

Sobre a GPU, estou muito triste vendo os preços da 1660 Super. Aumentou MUITO e cada dia piora. Pesadelo total. Não queria comprar usada, porque sempre fico muito inseguro de adquirir essas coisas de terceiros. Então acho que um pouco da economia será sacrificada aqui. 

 

4. Componentes que ainda faltam/não sei especificar

 

Ainda estou preso na escolha de monitor e mouse/teclado. São componentes que queria um equilíbrio entre qualidade e preço, mas entendo pouquíssimo para iniciar a busca. Aqui, queria algo que me desse uma boa resposta para jogos e para trabalhar (escrever artigos e tal), porém sem a necessidade de ser topo de linha, uma vez que não sou exigente demais para isso. 

 

 

Agradeço demais a atenção!

 

Abração

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Arthur Lamounier disse:

1. Sobre a CPU e plataforma

 

Sim, me confundi horrores ali, haha,  foi mal. Depois de ler o que você respondeu e de fazer algumas pesquisas, encontrei algumas análises que chamam atenção para o fato de que a linha 3600 dos Ryzen 5 tem o DOBRO de threads em relação ao 9600KF, o que será MUITO mais interessante pensando em multitasking (um dos meus propósitos para a build, inclusive). Mesmo que não seja o modelo com o boost (versão 3600X), ainda vale a pena, pensando em custo benefício e em desempenho. 

 

Também existe outro ponto de extrema relevância que é a longevidade da plataforma AM4, né ? Coisa que você já havia chamado atenção no post anterior. Eu teria um pathing maior na AM4 do que na LGA1151, então decidi pela AMD mesmo. Eu já comprei o Ryzen 5 3600, na verdade, pois o 3600X estava um pouco overpriced (como tudo está), mas queria economizar em algumas coisas para comprar outras, então acabei cravando a escolha (:

 

2. Sobre a MOBO e overclocking

 

Eu acabei optando pela Steel Legend considerando alguns reviews que assisti mesmo em cenários de overclocking. Não acho que eu vá fazer OCs com frequência, embora eu esteja ligeiramente hypado para aprender. Então, o propósito inicial é usar in stock mesmo, fator que conta a favor dos Ryzen financeiramente porque naturalmente os Intel Unlocked costumam ser mais carinhos, né ? Como é uma B450M, fico livre para quem sabe no futuro me aventurar a aprender sobre OC.

 

3. Sobre outros componentes selecionados

 

Eu alterei o modelo da fonte para sair da linha white e VS da EVGA e Corsair, respectivamente, e optei pela 550W 80+ Bronze da Corsair.

 

Para as memórias eu escolhi 2x  XPG DL41 3200Mhz 8GB. Na especificação da placa é uma frequência segura de chegar e li bons reviews sobre a fabricante e modelo.

 

Sobre a GPU, estou muito triste vendo os preços da 1660 Super. Aumentou MUITO e cada dia piora. Pesadelo total. Não queria comprar usada, porque sempre fico muito inseguro de adquirir essas coisas de terceiros. Então acho que um pouco da economia será sacrificada aqui. 

 

4. Componentes que ainda faltam/não sei especificar

 

Ainda estou preso na escolha de monitor e mouse/teclado. São componentes que queria um equilíbrio entre qualidade e preço, mas entendo pouquíssimo para iniciar a busca. Aqui, queria algo que me desse uma boa resposta para jogos e para trabalhar (escrever artigos e tal), porém sem a necessidade de ser topo de linha, uma vez que não sou exigente demais para isso. 

 

 

Agradeço demais a atenção!

 

Abração

Arthur,

 

Comprei na semana passada componentes para trocar o meu setup. Como pode ver na minha assinatura o meu PC atual "era" bom. Na verdade o meu uso é recreativo e jogo basicamente FPS e Corrida. Como eu não estava mais conseguindo jogar os últimos Battlefield, parei no 1 com péssima experiência, resolvi investir em um setup novo.

Aproveitarei a fonte, SSD, HDs, Monitor, teclado (acabei comprando um mecânico simples, um Redragon com switch vermelho), mouse. Como não sobrou cascalho para um M.2 de 500Gb, vou usar o que tenho hoje.

 

Meu objetivo é não mexer no novo setup por uns 3 anos.

Acabei comprando o Ryzen 5 3600 (1.470,00 em uma loja física da minha cidade), Gigabyte B450 Gaming (fugi da Asus, pois a minha mobo atual é Gigabyte e com mais de 7 anos de uso nunca me deixou mão), 2x8 Geil AMD 3.000hz (mobo e memórias comprei na Terabyte por 1.418 com taxa de entrega) e a VGA fui de 2060 da Galaxy (a minha atual também é da mesma marca e nunca me deixou na mão), comprado na Pichau por 2.288,00 com taxa de entrega.

 

Achei que ficou bom, péssimo devido à pandemia e todas as consequências trazidas por ela (dólar e indisponibilidade de oferta).

Acho que vai te dar uma boa noção dos preços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fico muito feliz com seu post, mais feliz ainda por te fazer pesquisar e ir mais a fundo em relação ao mundo do hardwares, foi assim que cai de paraquedas, isso há 12 anos atrás, haha. Não tenho mais nada a acrescentar, você foi milimétrico na escolha, um 3600 é na minha opinião o melhor processador em anos, em relação á custo/benefício, acredite, eu havia um Ryzen 9 3900X e vendi junto com minha outra placa-mãe (X570 Meg Ace) porque literalmente o 3600X já supre TODOS os jogos e as aplicações que uso hoje em dia, como não mexo mais com modelagens 3D, apenas jogos e algumas edições e renderizações, eu optei por vender meu CPU e minha mobo e com o dinheiro comprar uma GPU high end (inclusive me arrependei de ter pego a 2080 TI, interessados podem chamar inbox porque quero a 3080, hahaha). Sobre a Steel Legend, a minha namorada possui, fiz vários testes tanto de OC quanto de processadores e sinceramente é uma mobo incrível, não tenho nenhum contra ponto em relação à ela. Overclock não é um bicho de sete cabeças, estudar um pouquinho ajuda e muito, é só lembrar dos 3 pilares básicos: clock, tensão e temperatura, o resto você tira de letra apenas entendendo como funciona, o que não falta é tutorial e artigo. Muito boa sorte, é uma excelente configuração!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus Só tenho a agradecer pela atenção e suporte nas escolhas. É a primeira vez que participo aqui do fórum e fui muito bem recebido! Depois eu volto para contar como foi a montagem e para tentar solucionar os mistérios dos outros componentes que faltam haha

 

Já o overclock, vai ser uma ótima distração aprender sobre esse processo. Espero que dê tudo certo :D

 

Boa semana, cara, tudo de bom!

 

Valeu !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!