Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, beleza? Então, tenho uma AsRock B450M Steel Legend, um Ryzen 5 3600 com cooler DeepCool Gammaxx GTE V2 e dois pentes de memória Geil Evo Potenza de 8GB e 3000MHz e decidi fazer um overclock + unvervoltage no processador, aparentemente está estável (sem tela azul, sem perda de performance, sem resets etc.), porém no HWMonitor percebi uma coisa que me deixou na dúvida e percebi também algum tipo de "bug" que ocorre de vez em quando nas tensões do processador.

Basicamente coloquei o R5 3600 pra 4,2 GHz com Vcore em 1,2 V, ativei o XMP pras memórias ficarem em 3000 MHz (estavam em 2133 MHz) e se lembro coloquei o Load Line Calibration pra 2 (realmente não lembro, mas se for importante posso ver na bios).

O que fiz pra testar a estabilidade foi:

1. Abri o HWMonitor;

2. Abri o y-cruncher;

3. Habilitei todos os testes de stress;

4. Comecei o teste;

5. Limpei os valores máximos e mínimos do HWMonitor;

6. Deixei rodando por um ciclo de 3 iterações.

PS: Esqueci de fechar o wallpaper engine pra rodar o stress, não sei se isso é relevante. A steam e o onedrive também estavam abertos em segundo plano.

Abaixo estão os resultados do y-cruncher e do HWMonitor:

y-cruncher:

Spoiler

2058917451_tempodestress.thumb.png.ff4f83b891c847cb5db1d49ef4ea1d90.png

HWMonitor (print retirada do meio para o final do teste C17 da iteração 3):

Spoiler

stress.thumb.png.7b6ee5a5c9bce8946692abf03739ee15.png

Ignorem as temperaturas IN8 e IN3, acredito que elas não monitoram nada pois nunca mudam (e no caso da IN8 seria impossível um componente ficar a baixo da temp ambiente).

Infelizmente por conta da quantidade de variáveis eu não consegui acompanhar todas, mas consegui perceber que a tensão de 1,194 V só foi alcançada nas transições entre os testes (tensão máxima em teste de 1,188 V no teste FFT), além disso, mesmo que a temp. max. tenha sido 82 °C, esta só foi alcançada no teste de BBP, porém tanto este teste quanto o teste SFT (os dois testes "mais quentes") estabilizaram em 80 °C.

Outra coisa que vale ser mencionada é que normalmente, em jogos, a temperatura não chega próximo nem dos 70-75 °C.

Enfim, minha dúvida é: Por qual motivo em stress a tensão é menor do que no uso comum? Eu fiz alguma coisa errada no OC+UV? Abaixo tem uma print do HWMonitor no desktop com wallpaper engine em execução e steam e onedrive em segundo plano:

HWMonitor em uso comum:

Spoiler

desktop.thumb.png.70a2c7c2957c2bc3055e53ae12a41c35.png

Além disso, o "bug" que percebi ocorre quando deixo o HWMonitor por algum tempo aberto, ai uso chrome, depois passo pro MEmu entro no discord e converso com a galera, as vezes abro um jogo... etc., algum tipo de uso comum do PC pra analisar temperatura, tensão etc. Olhem abaixo o "bug" que falei:

"Bug" nas tensões do processador:

Spoiler

bug.png.5dd7af0e324f7590e83a004a603ddc59.png

Isso ocorre de forma aleatória, as vezes quando estou jogando, outras vezes apenas no desktop ou no discord etc., ai tive outra dúvida: Como é possível o sistema exigir mais tensão do que o stress? E como pode a tensão fornecida ultrapassar a tensão que eu setei?

Desculpem-me pelo tamanho do post, é que eu tento passar logo todas as informações possíveis. Ainda assim, se for necessário mais algum tipo de informação me avisem, por favor.

Postado

Olha... se tem twitter, recomendo seguir esse perfil aqui. Esse cara é o responsável pelo programinha novo listado abaixo e o DRAM calculator para ryzen.

https://twitter.com/1usmus

E de quebra dar uma olhada, aqui.

https://www.guru3d.com/news-story/clocktuner-for-ryzen-(ctr-by-1usmus).html

É muito recente, então pode esperar instabilidades. PORÉM, me parece ser um nível de ajuste bem promissor e certeiro

Postado

@Anderson K, obrigado pela resposta! Parece ser realmente promissor, mas isso significa que meu OC está ruim? A minha maior preocupação é eu estar forçando alguma coisa além do necessário... Pra ser sincero eu nem me preocupo mt com OC, só mantive pois percebi que a temperatura ficava menor do que quando deixava tudo em auto na bios.

Resumindo: O meu OC+UV compromete de alguma forma os meus hardwares? É que sou novo nisso então não sei se os "bugs" que encontrei na verdade são coisas comuns.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!