Ir ao conteúdo

Como exatamente um processador consegue escalonar processos

Ir à solução Resolvido por Davi Silva Santos,

Posts recomendados

Postado

Eu sei que parte de trabalho de um sistema operacional multi-tarefas é escalonar processos, mas como esses tipos de sistema operacionais conseguem interferir na execução de um programa para fazer uma troca de contexto sem uma exceção, uma analogia seria a propria exceção, que interrompe a execução de um programa, mas como pode-se ver, não é uma boa analogia,eu sei que exceção são via hardware na familia x86mais escalonamento de processos é difícil, no minimo, implementar via software sem nenhum suporte ou minimo de hardware.

• Solução
Postado

Escalonamentos podem ser implementado em software, mas quanto mais partes do processo poderem ser aceleradas no hardware, melhor. Também faz diferença os modelos de escalonamento usados pelo núcleo de cada sistema operacional e como cada um define processo, thread e as relações entre ambos. Sabe-se, por exemplo, que o escalonamento do kernel Linux consegue extrair muito mais performance dos processadores AMD Ryzen do que o kernel Windows NT, principalmente nos processadores da primeira geração.

Implementações em software usam o fato de que a maioria das arquiteturas de processadores possui pelo menos: uma instrução básica que ajude na troca de contexto (CALL), que salta para uma área no código e salva alguns registradores importantes,  uma instrução que restaura o contexto anterior (RETURN), um pulo incondicional para outra área de código (JUMP). Você pode ver o escalonamento baseado em software em grande parte dos RTOSs, os sistemas operacionais em tempo real, implementados em microcontroladores mais básicos usando C, C++ ou até assembly.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...