Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R5 3600 Picos de temperatura


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Bom dia a todos, tudo bem?
Então, eu tenho um R5 3600 em stock, uso ele refrigerado com um Masterliquid ML 240L V2 RGB, e mesmo assim meu cpu fica tendo uns picos de temperatura esquisitos.
Por exemplo, as vezes abrindo um game, meu cpu pula de 60ºc para 75ºc e depois retorna novamente a uns 65ºc, mesmo o processador se mantendo em 30% a 50% de uso e isso vai ocorrendo conforme vou jogando.
Tenho medo desses picos danificarem meu cpu, então gostaria de saber, há algum risco?
Minha placa-mãe é uma X570 Tuf Plus/br, uso uma fonte de 500w cx da corsair, e meu gabinete é um Corsair Spec Delta com 3 fans que acompanham ele como exaustores e as 2 do watercooler como frontal + 1 coolermaster 120mm para jogar o ar para dentro.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius5184 Não tenho certeza do que estou falando, mas é impossivel uma temperatura subir 10c em questão de "SEGUNDO" talvez seja problema do aplicativo que está monitorando a temperatura do seu PC, recomendo testar outro programa de monitoramento de temperatura. Uma pergunta, isso acontece com algum jogo específico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
37 minutos atrás, Vinicius5184 disse:

Bom dia a todos, tudo bem?
Então, eu tenho um R5 3600 em stock, uso ele refrigerado com um Masterliquid ML 240L V2 RGB, e mesmo assim meu cpu fica tendo uns picos de temperatura esquisitos.
Por exemplo, as vezes abrindo um game, meu cpu pula de 60ºc para 75ºc e depois retorna novamente a uns 65ºc, mesmo o processador se mantendo em 30% a 50% de uso e isso vai ocorrendo conforme vou jogando.
Tenho medo desses picos danificarem meu cpu, então gostaria de saber, há algum risco?
Minha placa-mãe é uma X570 Tuf Plus/br, uso uma fonte de 500w cx da corsair, e meu gabinete é um Corsair Spec Delta com 3 fans que acompanham ele como exaustores e as 2 do watercooler como frontal + 1 coolermaster 120mm para jogar o ar para dentro.
 

 

Existem 3 possíveis causas.

 

1º - Má instalação do bloco do Cooler no processador, o que impede a troca de calor.

Solução: Remova o bloco e refaça a instalação pra assegurar que tudo está como deveria.

 

2º - Falta de pasta térmica.

Solução: Aplicação de pasta no bloco do cooler.

 

3º - Se estiver tudo ok com a instalação e a pasta térmica, eu diria que o problema  por estar relacionado ao Gabinete. Não entendo o fabricante colocar 3 fans de 120mm na parte frontal mas limitar a entrada de ar a um "buraco" de 10~15 cm, além da falta de passagem de ar junta-se ao fato de que essas fans originais costumam ser bem fracas, o ar simplesmente não entra. 
Solução: Se a frente do seu gabinete for removível faça um teste simples, retire essa proteção e refaça os testes.

 

Pra monitorar as temperaturas use o HWinfo ou Aida64

Ao obter o resultado, tire print da tela do aplicativo e poste aqui no tópico, de preferência se o print mostrar a temperatura de todo o hardware (placa-mãe, Processador, placa de víde e Hds)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Joak disse:

@Vinicius5184 Não tenho certeza do que estou falando, mas é impossivel uma temperatura subir 10c em questão de "SEGUNDO" talvez seja problema do aplicativo que está monitorando a temperatura do seu PC, recomendo testar outro programa de monitoramento de temperatura. Uma pergunta, isso acontece com algum jogo específico?

Acontece até na area de trabalho. Não sei porque! 
Já testei Hwinfo64 e HWmonitor, não conheço outro app.

adicionado 4 minutos depois
19 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Existem 3 possíveis causas.

 

1º - Má instalação do bloco do Cooler no processador, o que impede a troca de calor.

Solução: Remova o bloco e refaça a instalação pra assegurar que tudo está como deveria.

 

2º - Falta de pasta térmica.

Solução: Aplicação de pasta no bloco do cooler.

 

3º - Se estiver tudo ok com a instalação e a pasta térmica, eu diria que o problema  por estar relacionado ao Gabinete. Não entendo o fabricante colocar 3 fans de 120mm na parte frontal mas limitar a entrada de ar a um "buraco" de 10~15 cm, além da falta de passagem de ar junta-se ao fato de que essas fans originais costumam ser bem fracas, o ar simplesmente não entra. 
Solução: Se a frente do seu gabinete for removível faça um teste simples, retire essa proteção e refaça os testes.

 

Pra monitorar as temperaturas use o HWinfo ou Aida64

Ao obter o resultado, tire print da tela do aplicativo e poste aqui no tópico, de preferência se o print mostrar a temperatura de todo o hardware (placa-mãe, Processador, placa de víde e Hds)

 

beleza amigo, estou no serviço agora, então chegando em casa eu vou conferir a instalação. Depois de checar tudo eu mando print do apps e também uma foto da instalação do pc. Mas, acredito com uns 99% de certeza de que a instalação e a quantia de pasta térmica estão corretas.

Com o coolerbox meu cpu batia 100ºc fácil!!! Por isso estou preocupado, parece que a diferença foi pouca para o watercooler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/09/2020 às 12:18, Joak disse:

@Vinicius5184 Você consegue instalar outro medidor de temperatura? muito estranho o grau aumentar do nada na área de trabalho.

Sim amigo, ontem consegui um tempo para abrir meu pc e ver o que era, quando desmontei o watercooler notei que o suporte padrão da placa-mãe estava mal encaixado, apertei com a chave e remontei o watercooler usando o mesmo tubo de pasta térmica que veio com ele.
Depois disso meu processador não passa de 60º na area de trabalho, ficando em 42º de média, as vezes cai para 38º. E em jogos tive picos de 68º. 

Notei também que existe alguma configuração que eu ainda não conheço da minha placa-mãe responsável por administrar a vontagem padrão do meu ryzen (geralmente é para se manter em 1.1v) onde usando o HWInfo ela ficava oscilando entre 1.075 a 1.125, acredito que seja isso o responsável pelos picos de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!