Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quadros inconstantes - Desempenho abaixo do esperado


Posts recomendados

Boa galera, primeiro post aqui no site. Venho aqui depois de muito tempo tentando, já mandei pro conserto e nada. Em resumo, vejo que estou com desempenho muito abaixo do que tinha no pc de fábrica. Jogos e programas que sempre rodei lisos a 60 fps agora oscilam (Overwatch, DS3, etc), todos, obviamente, com specs bem adequados ao meu hardware. Nesses travamentos, também percebo um audio levemente esfarelado. Ainda adicionei mais 8gb de ram e um ssd 256 gb (por diagnóstico de técnicos), que não detectaram nenhum problema no hardware, o que me leva a crer que seja algo ligado ao software. Atualizei os drivers na placa de vídeo (Instalação limpa) e reinstalei o windows 10 para versão mais recente. Garanti que usava a GTX e não a placa integrada. Formatei, e nada. Fiquei de fazer uma verificação completa por vírus, mas acho muito improvável que seja o caso. Quando puder, logo passo alguns prints no Afterburner, mas como o desempenho é inconstante (de 60 a 25 fps), talvez não fique muito claro. Aqui, finamente, meus specs:

 

Notebook Dell inspiron 15

Windows 10

CPU: Intel Core i7 7700HQ

GPU: GTX 1050 ti

RAM: 2x DDR4 8gb (16 gb total)

MAINBOARD: 0P84C9 Dell inc.

HD: HD 1TB + SSD 256 gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou conseguir um print da temperatura agora. Sobre a fonte, onde eu poderia ver isso? Olhando por cima, posso dizer que é DELL OUTPUT 130W (19,5V 6,7A). Modelo LA130PM121.

adicionado 31 minutos depois

Screenshot_2.png.94748fa09b1bc51d0723ef1e104e3623.png

Screenshot_1.png.91ae0ef103fb0bfe3097085ea47e1a82.png

 

Isso é incomum, mas de vez em quando o MSI aponta 80 graus na CPU (Absurdo, realmente), e depois volta pros 60-65. Pra adicionar, deixo o notebook recuado da parede e numa mesa plana, e acabei de limpar ele completo. A saída de ar deveria estar livre. Também ouço as ventoinhas funcionando.

Sem título.png

adicionado 37 minutos depois

@Luís_Felipe68 Não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Yan_ disse:

@Yan Orrico Losanoff você sente / ouve o cooler acelerando quando dá 80 graus no afterburner? muitas vezes pode indicar errado, outras não. Quando foi a última limpeza e troca de pasta térmica?

Desde que o jogo inicia ele parece manter na mesma velocidade, já acelerado. A última limpeza foi a 2 dias atrás, mas a pasta térmica é a mesma de fábrica (Comprei o notebook a mais ou menos 2 anos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Pra adaptar as configs da máquina, as vezes tu faz uma alteração e o jogo entende como se fosse atrapalhar o desempenho, meio que uma inteligência artificial pra manter desempenho jogável com boa qualidade de imagem

adicionado 1 minuto depois

@Yan Orrico Losanoff O tempo todo os coolers estão a 100%? ou só quando abre o jogo, você sente que realmente está á uma temperatura muito alta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz todos os testes, e estão aqui os resultados:

P.S: Todos são no DS3, porém esses sintomas são idênticos em todos os jogos. Também acabei de limpar qualquer vírus que possa haver e continuou igual.

 

Os DESEMPENHOS MÁXIMOS acontecem sempre iguais nas 3 configurações (High, medium e low), sempre a 60 fps durante 60% do jogo. 

Os DESEMPENHOS MÍNIMOS acontecem, na maior parte das vezes, por alguns segundos de fps baixíssimos, independentemente da configuração. Além disso, pra ir do máximo ao mínimo, não mudo de cenário, encho a tela de partículas ou qualquer coisa. Vai de perfeito a péssimo na mesma área, com qualquer coisa acontecendo, esteja eu parado ou estourando 20 habilidades.

 

DESEMPENHO MÁXIMO - HIGH

HIGH_MAXIMO.jpg.84acfc0cf9b0a0f074dfed95f5559b97.jpg

DESEMPENHO MÍNIMO - HIGH

MEDIO_MINIMO.jpg.5f59dc1230c51f3109c11c779b241ec0.jpg

 

(Desempenhos MÍNIMO E MAX do MEDIUM e HIGH são idênticos)

 

DESEMPENHO MÁXIMO - LOW

LOW_MAXIMO.jpg.01468e05fbfeb2a44eadf13e36118ffa.jpg

DESEMPENHO MÍNIMO - LOW

LOW_MINIMO.jpg.b286252f9060469e7e3690823d3e36bb.jpg

 

@Luís_Felipe68 Sobre isso, os coolers aceleram quando abro o jogo, e durante o gameplay inteiro, alteram entre máximo e quase máximo (Durante os períodos de lag ficam no máximo)

adicionado 5 minutos depois

Eu tava pensando agora, o MSI acusa algumas temperaturas bem absurdas do nada. Será que o sistema limita o desempenho nessas horas pra evitar super-aquecimento? Meu plano de energia ta setado pra máximo desempenho (Sempre jogo na tomada)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan Orrico Losanoff Sim, chega a uma temperatura que acontece o thermal throttling, que consiste na CPU ou GPU derrubar os clocks para continuar funcionando sem morrer, por que antigamente simplesmente o sistema era derrubado, fazendo os usuários perderem tudo o que estava fazendo, hj o desempenho desaparece, e realmente, sua temperatura no processador está muito alta, com 66% acima dos 80°C, a full load nas partes mais difíceis ele pega 100°C fácil, ai derruba o clock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan Orrico Losanoff Eu percebi tem partes que o uso tá maior mas a CPU tá mais fria, mas provavelmente foi um pico de uso em uma parte de boa, uma transição e tal, então não deu tempo de aquecer

adicionado 0 minutos depois

@Yan Orrico Losanoff A pasta térmica, como ela está?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa, reabrindo a thread aqui. Troquei a pasta térmica e limpei todo o pc novamente e meus problemas permaneceram iguais. Enviei pra outra assistência técnica, e também não detectaram nenhum problema no hardware, tirando pela bateria que estava meio inchada. Tirei a bateria e agora uso o pc na tomada, mas não imagino que mude muita coisa. Em resumo, problemas de render em alguns jogos e quadros caindo absurdamente do nada continuam, apesar da temperatura agora estar ideal.

 

Caso alguém entre agora no post, lá em cima postei vários prints de testes antes da reposição da pasta térmica e os specs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abri um tópico a um tempo, mas depois de ficar sem atualizar por algumas poucas semanas, acho que perdeu relevância. Então abro esse aqui, já que ainda não resolvi o problema.

Em resumo, comecei a ter baixo desempenho na máquina em jogos e programas de edição, que perdiam FPS e travavam frequentemente. Caso consiga me ajudar, por favor, acesse o link do meu último post e continue a thread:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com esse mesmo problema no meu PC. Mas lá o culpado é o Varsaw, um "vírus" da GAS Tecnologia que é necessário pra abrir páginas de banco. É só jogar offline que ele fica quietinho e isso não acontece. Se jogar com o PC online ele se ativa e ocorrem estes problemas. 

 

Veja se não tem um processo em execução que fica utilizando CPU em excesso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que não. Como mostram os prints que eu pus no outro post, a CPU fica com a carga normal que um jogo com aqueles specs precisaria. Sobre o vírus, eu fiz uma checagem rápida antes, mas do jeito que tá, acho que vou precisar olhar mais fundo. Talvez tentar formatar 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!