Ir ao conteúdo

Dual Channel com marcas diferentes

Ir à solução Resolvido por Mathiew,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Tenho uma crucial Ballistic 8 gb 2400 MHz e 16 de latência, gostaria de saber se ela trabalharia em dual Channel junto com uma Corsair vengeance 8gb 2400 MHz e CL 16.

Obrigado

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Primeiro você precisa saber se a nova memória é compatível com sua placa-mãe, dê uma olhada no site do fabricante e procure por "suporte", lá você encontra a lista de memórias compatíveis, só para ter certeza. Se ela é compatível então o único problema, que no seu caso não irá acontecer, é que: quando usamos duas memórias diferentes com frequências diferentes, ela tende a ser nivelada por baixo, um exemplo: sua memória da Crucial possui 8GB com 2400Mhz e você comprasse a Corsair 8GB 2666MHz, ela seria nivelada a 2400Mhz pois o que vale é a frequência mais baixas nesse caso, como ambas as memórias possuem a mesma frequência (2400Mhz) e a mesma latência (CL16) não há problema algum.

• Curtir 2
Postado

@Ornitotheus As listas QVL das fabricantes de placa-mãe são listas criadas à partir de testes feitos antes do lançamento das referidas placas. Em nenhum caso são testadas todas as memórias existentes. Além disso, é costumeiro haver um disclaimer em todas as listas que avisa que a lista foi feita "apenas para referência", e que não deve ser tratada como lista de compatibilidade exclusiva. Para quem vai usar XMP, pode até ser útil que a memória esteja na lista, uma vez que alguns fabricantes vão criar perfis estáveis de XMP das memórias já testadas, e caso o modelo não esteja ali na lista a placa-mãe terá que fazer o tradicional teste automático de timings no primeiro uso. Tem um vídeo bacana sobre isso, salvo engano é no Gamer's Nexus ;)

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Exatamente, eu tenho conhecimento disso, tanto que a minha é um exemplo, na lista da minha placa-mãe não possui o modelo exato da minha RAM, apenas da linha CL16 e CL15, a 3200Mhz, a minha é CL14 3000Mhz (F4-3000C14D-16GTZR), mas acho importante procurar até por conhecimento, ter o "click" de sempre olhar no site do fabricante pra tudo, principalmente pra quem é leigo e costuma nem pesquisar sobre. De todo modo você tem razão, só não "discorri" mais o assunto porque primeiro que a dúvida não foi em relação a lista de compatibilidade, falar sobre pode confundir usuários que não tem conhecimento, fora que é o caminho certo, pois há algumas memórias como Gloway e outras marcas chinesas que alguns modelos estão listados, e outros modelos parecidos (apenas mudando a frequência e a latência) além de não estarem listados, não funcionaram, é só ver alguns reviews, por isso acho importante sempre jogar a responsabilidade pros fabricantes, colocar no peito e dizer "é só referencia, compra que vai funcionar" eu acho perigoso, pois estaria chamando a responsabilidade, eu só cravo com convicção se: primeiro tiver no site do fabricante o modelo exato, ou eu já tiver trabalhado com tal, claro que as marcas mais comuns funcionam, mas acho perigoso apenas falar que vai funcionar mesmo se não tiver o modelo no site do fabricante. 😜

• Curtir 1
Postado

@Ornitotheus Entendo. Só gosto de salientar que as QVL não são um guia completo e determinante na escolha de memórias porque a variedade de memórias, ao menos aqui no Brasil, é mínima em relação à lista interacional. Um usuário que dispensa uma promoção de uma memória de 3.2 GHz para comprar uma fuleira de 2.4 só porque esta está na QVL é ocorrência comum e acho extremamente prejudicial. Assim deixo o usuário informado de que o maior fator de compatibilidade é a versão de DDR, todo o restante sendo secundário a isso. Se houver alguma incompatibilidade (que geralmente ocorre com chips de má qualidade ou "jack sparrow"), então basta devolver à loja e comprar outra, na pior das hipóteses.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...