Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, meu primeiro post aqui, espero que consigam me ajudar. Já procurei em várias partes do fórum e não encontrei respostas para meu problema.

Montei recentemente um setup gamer dos sonhos e estou tendo alguns problemas com ele. As especificações são as seguintes:

Ryzen 9 3900x
Aorus x570 Pro
RTX 2070 Super
16gb Ram GSkill 3600 mhz

Fonte Corsair 750w

Quando liguei o computador pela primeira vez, atualizei a BIOS da mobo e os drivers do computador, até aí tudo OK. Quando chequei no CPU-Z se estava tudo certo, reparei que as memórias estavam operando a 2133 mhz (dual channel, colocadas nos slots A2 e B2). Entrei nas configurações da mobo e ativei o XMP, para elas operarem a 3600 mhz. Deu certo, porém, o sistema começou com algumas instabilidades. Primeira delas, o pc só liga no segundo boot da placa-mãe. Ele liga a primeira vez, aparece a imagem da Aorus e desliga. Na segunda vez ele demora um pouco para carregar, mas inicia. Segunda, acontece às vezes, o pc dá tela azul e aparece o erro MEMORY_MANAGEMENT. Rodei um diagnóstico do Windows para ver se tinha algum erro de memória e o mesmo não acusou nada.

Vi nas especificações do processador no site da Kabum e tem a seguinte informação: 

Memória do sistema:

- Velocidade máxima: 3200 MHz

- Tipo de memória do sistema: DDR4

- Canais de Memória: 2

Também vi nas especificações da placa-mãe e tem a seguinte informação:

Memória:

- Processadores AMD Ryzen de terceira geração:

- Suporte para DDR4 4400 (OC) / 4300 (OC) / 4266 (OC) / 4133 (OC) / 4000 (OC) / 3866 (OC) / 3800 (OC) / 3733 (OC) / Módulos de memória 3600 (OC) / 3466 (OC) / 3400 (OC) / 3333 (OC) / 3300 (OC) / 3200/2933/2667/2400/2133 MHz

O fato de a velocidade máxima especificada no processador ser 3200 mhz significa que só poderei operar nessa velocidade? E o (OC) ao lado da frequência da memória, significa que só consigo operar nessa frequência se estiver em overclock?

Me desculpem se parece algo óbvio, esse é o primeiro pc que montei e sou um tanto leigo no assunto.

Obrigado galera!

• Curtir 1
Postado

@ribeirodan Cara, vou tentar resumir para você, mas ainda sim vai ficar longo. Vamos lá:

XMP, ou DOCP, ou EOCP, são tecnologias de O.C. automático. Não há qualquer garantia de que a frequência listada para as memórias seja alcançada no seu PC. Ainda tem a tal da "loteria do silício", onde a qualidade de amostragem pode limitar a velocidade máxima de operação de suas memórias. 
Dito isso, há uma série de coisas que podem ser feitas para remediar sua situação. A primeira é definir a velocidade de operação e as latências das memórias manualmente, mesmo com o XMP ligado. Em alguns casos isso já resolve, mas às vezes é necessário aumentar em meio volt a tensão de operação das memórias também (não mais do que meio volt). Sempre confira todas essas informações cuidadosamente antes de inseri-las na BIOS.

Se isso não funcionar, sua outra alternativa é colocar uma frequência mais baixa (latência no automático), tipo 3.0 GHz e testar. Se ficar estável, aí você tenta subir para 3.2 e/ou 3.4. 

Enfim, acho que você está com poder de processamento sobrando tanto nessa sua máquina que o ganho de desempenho de 2666 MHz para 3600 seria de apenas uns poucos FPS. Se não conseguir fazer ficar estável, ainda estará jogando bem em velocidades stock, pode ficar tranquilo.

adicionado 2 minutos depois
28 minutos atrás, ribeirodan disse:

O fato de a velocidade máxima especificada no processador ser 3200 mhz significa que só poderei operar nessa velocidade? E o (OC) ao lado da frequência da memória, significa que só consigo operar nessa frequência se estiver em overclock?

Ainda tem isso, sua geração de Ryzen suporta nativamente 3.2 GHz. De 3.2 para 3.6 o ganho efetivo de desempenho é tão pequeno que eu sequer quebraria a cabeça, até porque mesmo sendo uma função de BIOS que a fabricante colocou lá, se você for ler no termo de garantia da MB e das memórias verá que seu uso pode "void warranty", anular a garantia. Enfim, teste rodar como sugeri acima, se não funcionar não estará perdendo desempenho significativo a 3.2 GHz, pode ficar tranquilo.

adicionado 4 minutos depois

Nota: Montou uma máquina para dar orgulho, mas ficou um pouco desequilibrada na minha opinião. Daria para ter economizado uns 2k aí e investido na nova geração de GPUs agora em novembro fácil fácil. Mas pelo menos tudo que comprou parece ser de alta qualidade. Espero que tenha caprichado bastante no arrefecimento.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods  Valeu mano, vou testar tudo o que você falou e caso continuem as instabilidades pensamos em outra solução.

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nota: Montou uma máquina para dar orgulho, mas ficou um pouco desequilibrada na minha opinião. Daria para ter economizado uns 2k aí e investido na nova geração de GPUs agora em novembro fácil fácil. Mas pelo menos tudo que comprou parece ser de alta qualidade. Espero que tenha caprichado bastante no arrefecimento.

Já fui criticado por isso e aceito as críticas, mas quando montei o PC as RTX 3000 ainda não tinham sido anunciadas. E na questão de arrefecimento, só estou esperando o H150 Pro estar disponível para comprar, todo lugar está em falta. Por enquanto o setup está em stock, com o cooler wraith e só dois fans no gabinete Spec Omega, mas a temperatura se mantém em 65 graus o tempo todo, em lives sobe no máximo para 75, acredito que não tenha perigo. :D

• Curtir 1
Postado

@ribeirodan Não pegue WC. Pegue um bom Air Cooler e terá essa CPU rodando fria até o dia que decidir trocar. WC requer manutenção e troca frequentes, pois só tem uma bomba e o líquido pode formar partículas (mesmo nos melhores modelos isso pode ocorre por contaminação). Um bom Air Cooler vai manter sua CPU abaixo dos 60º sem suar. Os PCs que monto geralmente usam ACs da cooler master com push and pull e todas as ventoinhas que o gabinete suportar rodando a baixas velocidades. Sistema silencioso e frio. Se seu gabinete suportar, recomendo o MA620P ou Hyper 212 Turbo. Se a altura não for suficiente, o MA410P ou o Hyper 212 com adição de uma ventoinha para push and pull (é só comprar outra e instalar, já vem com o kit) terão o mesmo efeito. O último R7 3700X que montei ficava a 51º com o Hyper 212 Turbo mesmo sob stress, por exemplo.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, ribeirodan disse:

Já fui criticado por isso e aceito as críticas, mas quando montei o PC as RTX 3000 ainda não tinham sido anunciadas.

A crítica é no sentido de orientar. O que ocorre é que você obteve uma CPU cara com altíssimo desempenho. Isso aumentará a vida útil dele um pouco, mas não proporcionalmente ao valor extra desprendido. O mesmo valor poderia ter sido melhor investido em uma GPU mais robusta, ou para upgrades posteriores. De qualquer forma, olhando pelo lado bom, o dia que você quiser trabalhar com edição de vídeo ou design 3D, estará mais do que bem equipado. :D

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

A crítica é no sentido de orientar. O que ocorre é que você obteve uma CPU cara com altíssimo desempenho. Isso aumentará a vida útil dele um pouco, mas não proporcionalmente ao valor extra desprendido. O mesmo valor poderia ter sido melhor investido em uma GPU mais robusta, ou para upgrades posteriores. De qualquer forma, olhando pelo lado bom, o dia que você quiser trabalhar com edição de vídeo ou design 3D, estará mais do que bem equipado. :D

Concordo plenamente, mas eu peguei um preço muito bom (para a pandemia) no ryzen 9. O Ryzen 7 3800x estava R$2.899,00 e o 9 3900x eu paguei R$3.099,00, a diferença era tão pequena que optei pela CPU mais forte. Na GPU, paguei R$3.399,00, a mais barata acima dela seria 80% mais cara, então optei por essa que cabia no bolso. Eu fui orientado a esperar as RTX 3000, mas você sabe né, estava com o dinheiro, juntou a vontade de comprar e a raiva que eu passava diariamente com meu i5 de 3ª geração, que decidi comprar mesmo assim.

35 minutos atrás, SamucaFO disse:

Qual é o modelo exato da memória? De repente ainda é possível refinar as configurações para rodar em 3600mhz na RAM dependendo da memória.

Segue print da CPU-Z. A frequência está em 3200 mhz porque já ajustei da forma que o @WOZ Dods disse.

Memoria.png.34573561627d9f123de16c7d7472fff8.png

@WOZ Dods Aparentemente setar as memórias para 3200 mhz resolveu o problema. Até o momento não tive instabilidade, pc ligou no primeiro boot da mobo, tudo certo. Caso aconteça algum problema, retorno aqui. Obrigado bro!

• Curtir 1
Postado

@ribeirodan Espere uns dias, se divirta com seus jogos. Quando estiver com tempo e paciência, teste a 3.4 GHz (manualmente) e veja se houve ganho. Boa ideia fazer uns benchmarks agora que está 100% estável para comparar, inclusive.

adicionado 0 minutos depois

Tenho razões para crer que, com esses componentes que você usa hoje, o ganho com 3.4 GHz será, se muito, de um ou dois FPS.

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, WOZ Dods disse:

@ribeirodan Espere uns dias, se divirta com seus jogos. Quando estiver com tempo e paciência, teste a 3.4 GHz (manualmente) e veja se houve ganho. Boa ideia fazer uns benchmarks agora que está 100% estável para comparar, inclusive.

adicionado 0 minutos depois

Tenho razões para crer que, com esses componentes que você usa hoje, o ganho com 3.4 GHz será, se muito, de um ou dois FPS.

Deixarei em 3200 MHz mesmo. Fiz vários testes ontem, com stream aberta transmitindo em 1080p60 ainda dava 400+ fps no CS-GO, então pra mim tá ótimo. Muito obrigado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...