Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Boa tarde eu tenho uma geladeira eletrolux modelo DC35A troquei o motor dela pois o dela travou , coloquei outro original mecânico veio fez a troca mais percebi que ela esta ficando muito tempo ligada e o ciclo entre liga e desliga esta demorando muito o que será ??? Alguém me ajude por favor !!! Sera que o mecânico colocou pouco gás ???

Postado

@Welerson Moreno

Pode ocorrer:

1 - O gás não é encontrado, então o técnico colocou outro do tipo "universal" ou mais comum vendido. No manual tem a especificação do tipo do gás.

2 - Colocou pouco gás. No manual tem a especificação da quantidade peso do gás.

3 - Colocou muito gás.

4 - Principalmente. Não fez o vácuo no sistema (serpentinas, motor, etc.). Precisa de uma bomba de vácuo, que não é barata. Ficou com um pouquinho de água no sistema. A água congela e pode entupir o tubo capilar, não permitindo que APENAS o gás circule.  Para se retirar a água costuma-se "empurra-la" para fora do sistema com o próprio gás, o que acarreta uma perda de gás.

5 - Sempre se troca o filtro de gás, mesmo que não seja necessário.

6 - Óleo no interior do sistema. Parte do óleo que lubrifica o motor/compressor migra para os capilares, entupindo-o, ou dificultando a passagem do gás.

7- O que determina se o motor liga ou desliga é um sensor de temperatura, que fica localizado no congelador. Quando trocado, pode ficar fora de posição. 

8 - Verifique se a vedação das portas está perfeita. Quando não está perfeita, começa a "suar" (como nos copos com cerveja gelada) perto da vedação de borracha. 

Aconteceu o mesmo comigo. Depois de algum tempo o motor/compressor queimou. Tive que comprar geladeira nova, pois depois de alguns consertos, a geladeira fica cheia de "adaptações". Dessoldar e soldar aqueles tubos de cobre sem provocar algum pequeno dano é difícil. Fica tudo espremido dentro de um pequeno compartimento e ao nível do chão. O técnico tem que fazer malabarismo para consertar. Sei disso, porque eu tentei consertar a minha geladeira. Você quase que trabalha de cabeça para baixo.

Cheguei a estudar o sistema de refrigeração.

Tem umas verificações meio que simples, mas que dá para perceber se há algum problema. A primeira você já percebeu. Muito tempo ligado.

Com a mão em alguns pontos básicos, pode-se notar se a temperatura está quase correta. Como deveria ficar bem gelado aqui, ou não pode criar gelo ali, etc.

Descobri que tem uma relação custo do conserto/ benefício. Consertar em uma autorizada não é barato, mas as chances de ficar funcionando bem são maiores. 

Tem uma regra básica, que sigo. "Se o custo do conserto ficar acima de 30% do preço de uma nova, então não vale a pena consertar". 

Aprendi muita coisa sobre refrigeração no YouTube....e já esqueci quase tudo, hehehe. 

Meu conhecimento para por aqui. Espero que tenha te esclarecido alguns pontos.

MOR_AL

• Curtir 5
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...