Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Estou tentando fazer um projeto para atender o interfone pelo computador/celular. Gostaria de saber como fazer para ativar o amplificador do alto falante sem tirar o fone do gancho.

Tirei um print da parte do manual que mostra o esquema de instalação do interfone para facilitar a visualização:

682813533_Screenshot_2020-09-26MCC157CartelaLR570curvascdr-de3acf_3cd80848a6a54918a529d43670a96a13pdf.thumb.png.875359915eaf4dd29402bf6645faaea3.png,

Quando tiro o fone do gancho no ramal (LR2070), o FRONTAL liga o amplificador normalmente. Acho que tudo o que eu precisaria era descobrir que tipo de sinal o ramal envia para o "FRONTAL" através dos fios 1 e 3, para tentar reproduzir esse mesmo sinal pelo arduino de alguma forma.

Algumas informações que talvez ajudem:

Tirei os fios 1 e 3 do FRONTAL e usei o multimetro para ver se tinha alguma tensão neles mas não tem, esteja o fone no gancho ou não.

O borne "3 1", no FRONTAL, marca 5.5v quando o fone tá no gancho. Quando tá fora, cai para 4v.

Placa do FRONTAL:

IMG_20200926_140246429.thumb.jpg.13a812a44729c15f0c7424721a9a6667.jpg

Se for preciso outras informações é só pedir.

Agradeço quem puder ajudar!

Igor Costa

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Por acaso ele tem viva-voz, não né?!

Vou assumir que não...

24 minutos atrás, Niche disse:

Gostaria de saber como fazer para ativar o amplificador do alto falante sem tirar o fone do gancho.

Você só tem de substituir (na verdade, intermediar) a chave do gancho usando um módulo projetado por você.  Se são dois fios chegando da chave da placa, melhor ainda, para encontrar "o meio".

Descubra o que fecha (ou o que abre), no circuito, com a mecânica desta chave.

Fotografe a ligação do mecanismo do gancho.

adicionado 16 minutos depois
30 minutos atrás, Niche disse:

Acho que tudo o que eu precisaria era descobrir que tipo de sinal o ramal envia para o "FRONTAL" através dos fios 1 e 3, para tentar reproduzir esse mesmo sinal pelo arduino de alguma forma.

Será muito mais simples "forçar eletricamente" o estado "fone fora do gancho", tal como comecei a lhe dizer.

adicionado 18 minutos depois

Pois o que você precisa é "atender". Deixe o FRONTAL continuar sabendo o que ele já sabe.

Postado
12 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Por acaso ele tem viva-voz, não né?!

Vou assumir que não...

Você só tem de substituir (intermediar) a chave do gancho usando um módulo de seu projeto. Se são dois fios chegando da chave da placa, melhor ainda, para encontrar "o meio".

Descubra o que fecha (ou o que abre), no circuito, com a mecânica desta chave.

Não tem viva-voz. Escolhi um interfone bem simples justamente pra tentar facilitar.

Tô meio perdido. Que circuito você fala, o do frontal ou o do ramal? O que seria esse "meio"?

Dá pra ver que sou bem leigo, mas você já ajudou bastante com essa ideia da chave. Vou tentar aqui.

Valeu, Alexandre.

• Membro VIP
Postado
58 minutos atrás, Niche disse:

Que circuito você fala, o do frontal ou o do ramal? O que seria esse "meio"?

Interessa primeiro o que fica dentro de casa. O que você precisa é "atender", ou seja, tirar virtualmente o fone do gancho. Isso é quase tudo! Comece estudando o gancho.

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Pois o que você precisa é "atender". Deixe o FRONTAL continuar sabendo o que ele já sabe.

Oops! Confundi FRONTAL com RAMAL.

Mostre-nos foto do RAMAL.

Deixe o FRONTAL continuar sabendo o que ele já sabe.

Esta frase continua válida.

1 hora atrás, Niche disse:

Acho que tudo o que eu precisaria era descobrir que tipo de sinal o ramal envia para o "FRONTAL" através dos fios 1 e 3

Pode ou não estar codificado, mas transporta áudio. E está! O que só complica. Tem mais ou menos ofuscamento. Porque, por exemplo, há nele o "comando" para a fechadura.

Provavelmente é um par de fios para se ter o fio de CLOCK, sendo a comunicação serial e bidirecional.

Dê uma monitorada na tensão de alimentação que chega no FRONTAL.

• Membro VIP
Postado

Provavelmente é um par de fios para se ter o fio de CLOCK, sendo a comunicação serial e bidirecional.

Eu posso ter falado uma grande besteira aqui. Não leve a sério isso de um fio de CLOCK. Uma comunicação serial bidirecional e "padrão" usa RX/TX.

Comece estudando o gancho.

Bom... mesmo com incertezas e suposições, eu mantenho: a estratégia seria tornar o Arduino "amigo" exclusivo do RAMAL.

Talvez tornar-se o próprio RAMAL (extensão)!

Postado

A ideia é essa que você falou: o arduino vai funcionar como um ramal. Na verdade, a função do arduino vai ser apenas "dizer" ao Frontal para ligar o amplificador. Toda a parte de comunicação vai ser controlada pelo computador. Aqui estão as fotos do ramal:

ramal-frente.thumb.png.91b9912aedfefa5eae8116a8db8ee02b.pngramal-tras.thumb.png.13c625b3e23fcf67ebbe293df06c3f11.png

Marquei em vermelho a chave do gancho. Acho que é essa a que você se refere.

Tem seis pinos na parte de trás. Então, eu tenho que saber quais os pinos que ficam com continuidade quando tiro o fone do gancho. É isso?

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Dê uma monitorada na tensão de alimentação que chega no FRONTAL.

Fica sempre 22.8V.

3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Deixe o FRONTAL continuar sabendo o que ele já sabe.

Entendi. Só tenho que me preocupar com o ramal.

Vou mexer por aqui :).

adicionado 9 minutos depois
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Será muito mais simples "forçar eletricamente" o estado "fone fora do gancho", tal como comecei a lhe dizer.

Ah, acho que o que você tá querendo dizer aqui é pra que eu modificasse o ramal para que ficasse sempre fora do gancho. É isso?

De qualquer maneira, esqueci de dizer que a minha ideia é que o ramal funcione normalmente e o computador seria apenas mais uma extensão.

• Membro VIP
Postado
43 minutos atrás, Niche disse:

Tem seis pinos na parte de trás.

Pelo que vejo, parece que apenas 3 dos 6 pinos são usados.

Descubra o que eles comunicam. Não deixe de considerar que a placa tem trilhas nas duas faces.

Um bom sinal (de facilitação do problema) é que a chave está muito próxima dos bournes. Ou seja, talvez ela mexa com eles.

Então, eu tenho que saber quais os pinos que ficam com continuidade quando tiro o fone do gancho. É isso?

Não necessariamente ficam com continuidade assim. A troca de estado pode ser pelo raciocínio contrário:

• Se a chave for do tipo NF (normalmente fechada), ela estará aberta quando o fone estiver no gancho;
  • Se a chave for do tipo NA (normalmente aberta), ela estará fechada quando o fone estiver no gancho.

Se são mesmo 3 pinos, monitore mais de uma possível continuidade simultânea. Nunca se sabe. Mas se o componente está identificado, haverá um datasheet para dirimir quaisquer dúvidas.

Entendi. Só tenho que me preocupar com o ramal.

Cuidado com os 220V nas proximidades! A fonte de alimentação é um bloco de circuito localizado principalmente ao lado. Perceba a conexão REDE.

• Membro VIP
Postado

pra que eu modificasse o ramal para que ficasse sempre fora do gancho

Não.

Para que você adicionasse (acoplasse) uma "inteligência extra" junto à chave do gancho, o qual continuaria com a mesma essencial funcionalidade.

a minha ideia é que o ramal funcione normalmente e o computador seria apenas mais uma extensão.

Um caminho também é conceber o seu projeto como um substituto exato para uma extensão LR2015:

5 horas atrás, Niche disse:

682813533_Screenshot_2020-09-26MCC157CartelaLR570curvascdr-de3acf_3cd80848a6a54918a529d43670a96a13pdf.thumb.png.875359915eaf4dd29402bf6645faaea3.png

Mas esse caminho é mais avançado, pois envolve a engenharia reversa do protocolo de comunicação.

Talvez não seja viável.

Talvez nem seja "possível" (a nós).

Postado

Descobri algumas coisas:

foto.thumb.png.7de2da313b3192750556df141b136b71.png

- Apenas os pinos 1, 2 e 6 se ligam a uma trilha.

- Os pinos 1 e 2 têm continuidade entre si e com o bourne 1

- O pino 2 está sempre em continuidade com o bourne 1, não importa o estado do gancho.

- Com o fone no gancho, cessa a continuidade do pino 1 com o bourne 1 e com o pino 2.

- O pino 3 não parece estar ligado a nada.

- Os pinos 4 e 5 têm continuidade entre si com o fone fora do gancho e cessa quando coloca no gancho.

- Não achei continuidade do pino 6 com nenhum outro, nem com o bourne 1.

Só por curiosidade, alguns dos pinos da botoeira da fechadura se ligam ao bourne 3.

• Membro VIP
Postado

Pelo que vejo, parece que apenas 3 dos 6 pinos são usados.

Opa! Posso ter falhado mais uma vez, aqui. É possível que os outros pinos da chave estejam em uso na outra face da placa.

Você precisa descobrir a ação dos pinos na placa. Traga-nos aqui o código da chave. Talvez ela tenha duas posições de fechamento.

• Membro VIP
Postado

Verifique se com o fone no gancho você passa a ter continuidade:

• Entre o pino 3 e outro qualquer
  • Entre o pino 6 e outro qualquer

Eu não achei a especificação exata da chave. Pode ser uma 2P2T ou pode ser uma 2P1T normalmente fechada.

@Niche, eu não participarei do fórum amanhã, nem segunda-feira. Só hoje e não sei mais quando.

Postado

Com o fone no gancho:

• O pino 3 tem continuidade com o pino 2 - e consequentemente com o bourne 1.
  • O pino 6 tem continuidade com o pino 5. Continua sem continuidade com o bourne 1.
16 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Eu não achei a especificação exata da chave. Pode ser uma 2P2T ou pode ser uma 2P1T normalmente fechada.

Obrigado por ter pesquisado.

17 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

@Niche, eu não participarei do fórum amanhã, nem segunda-feira. Só hoje e não sei mais quando.

Você já me ajudou bastante. Pelo menos sei que caminho tomar. Valeu!

adicionado 15 minutos depois

Então, a mesma coisa que acontece do lado direito (pinos 1, 2 e 3) acontece do lado esquerdo (pinos 4, 5 e 6). A diferença é que do lado direito existe a ligação com o bourne.

• Membro VIP
Postado

Você tem uma chave do tipo 2P2T. O esquemático dela é como este:

2p2t.png.8da79882631063accf5dec69a251f95a.png

Você deve situar na placa cada pino da chave. Não existe apenas o bourne 1. A chave tem toda uma "vizinhança". Cada interação com ela, estado do circuito, importa.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Niche disse:

Descobri algumas coisas:

Passe a desenhar o esquemático da tal vizinhança. Ou você logo vai se perder, caso continue a descrever tudo com texto.

Se passar uma "coisita" batido, você poderá vir a ter prejuízos materiais.

• Curtir 1
Postado

Antes de começar a dar opiniões de possíveis soluções, primeiro gostaria de entender melhor o que você quer.

Pelo que entendi você quer atender a campainha sentado do computador. Confere?
Nesse 1º momento você só está concentrado em como fazer para que você aperte em algo, seja no pc, ou em outro lugar e a pessoa em frente a campainha fale e venha o som para dentro.

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

e a pessoa em frente a campainha fale e venha o som para dentro.

O ideal é o funcionamento original, onde pode existir uma conversa entre as duas pessoas.

Postado
1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

O ideal é o funcionamento original, onde pode existir uma conversa entre as duas pessoas.

Isso é lógico. Eu estranhei justamente ele não pedir algo referente a ligação de fios de som. Eu não li toda a conversa com atenção e posso ter perdido algo.

Se a ideia dele é atender o interfone do pc, são 2 problemas a resolver:

1- Como fazer para a conversa começar, que pelo que entendi, deve simular o levantamento do gancho.
2- Como fazer o som sair e entrar pelo PC e não pelo fone que continuará no gancho.

• Membro VIP
Postado
27 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

1- Como fazer para a conversa começar, que pelo que entendi, deve simular o levantamento do gancho.
2- Como fazer o som sair e entrar pelo PC e não pelo fone que continuará no gancho

1 – Proposta minha, que ele aceitou;

2 – Ciente dessa segunda parte, eu a considerei mais simples de modularizar

Postado
15 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

1 – Proposta minha, que ele aceitou;

2 – Ciente dessa segunda parte, eu a considerei mais simples de modularizar

Uma ideia, meio cara talvez, mas que funcionaria. Substitui a chave por 2 sonoff pulso. Usa a chave original como um disparador dos 2 sonoff de um um lado e como seletor se o som sairá no PC ou no fone original do outro.

Postado
11 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Antes de começar a dar opiniões de possíveis soluções, primeiro gostaria de entender melhor o que você quer.

Pelo que entendi você quer atender a campainha sentado do computador. Confere?
Nesse 1º momento você só está concentrado em como fazer para que você aperte em algo, seja no pc, ou em outro lugar e a pessoa em frente a campainha fale e venha o som para dentro.

Thiago, vou explicar o que quero fazer:

Eu tinha um interfone quebrado aqui. O alto falante e o microfone ainda estavam funcionando, então eu pesquisei na internet e consegui fazer um amplificador para o alto falante. Esse amplificador era ligado quando alguém apertava no botão do interfone. Quem controlava isso era o arduino.

Lá do alto falante e do microfone, eu puxei uns cabos até o computador e conectei numa placa de som USB dessa aqui:

rBVaV14he_2AK3G-AAMN1_h_My0832.thumb.jpg.f02b501f65731b7fd661db83f76d6e88.jpg

Fiz um programa em python pra controlar a comunicação e funciona bem. O problema é que, no momento, o interfone só funciona dessa maneira - pelo computador ou pelo celular. Não tem ramal. Isso é ruim porque as vezes o computador fica sobrecarregado com outros programas e demora pra processar a chamada. O botão desse interfone também não funciona direito, as vezes. Então, resolvi colocar um novo interfone com ramal.

No caso desse novo interfone, eu quero aproveitar o amplificador dele mesmo, que só é ligado quando o fone é tirado do gancho. Daí o motivo da pergunta. Depois, é só fazer as ligações no alto falante e no microfone do mesmo jeito do outro.

Postado

Acho que entendi, resumindo seu objetivo seria usar esse novo interfone (que é o LR2070) da forma original e criar um ramal no pc e/ou outro no celular

Para sua ideia original, que pelo que entendi era ligar fios 1 e 3 e criar um ramal você teria que entender o protocolo dos fios 1 e 3. Como o @alexandre.mbm já te falou lá em cima, pode ser bem difícil descobrir isso. Você precisaria ter LR2015 e um analisador lógico. Posso estar falando besteira, mas pelo que vi esses cabos passam o som também, então creio que seja uma missão bem difícil.

Eu vejo 2 opções para você chegar no que quer
1- Você cria totalmente a parte lógica de ramais selecionando se o som vai sair no interfone, ou no seu pc, celular e cria a ativação (via botão como já foi dito). Mas prevendo como vai ativar em todos casos possíveis.
2- Compra um desses ramais LR2015 e trabalha nele (perceba que como ele vai ser bem trabalhado em cima dele, você pode comprar até um usado que esteja meio feio) Aí seria só fazer a mesma análise que você fez no LR2070 neste, criar o mecanismo que tire ele do gancho e ligar os fios de som (creio que você poderá usar o sistema antigo que você criou)

Eu nunca fiz um projeto na área de som, então desconheço custos, mas o google me diz que 1 LR2070 custa na faixa de 50 reais, eu creio que a opção 2, além de simples de executar, vai custar menos, ou a mesma coisa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!