Ir ao conteúdo

Excel Colocar o mês em maiuscula, Excel 2003 e 2007

Ir à solução Resolvido por Bikke,

Posts recomendados

Postado

Boa noite

Venho solicitar ajuda neste sentido:

Pretendo que, ao se colocar a data na célula A3: 01-09-2020, 01-10-2020, 01-11-2020 ou outra, o mês apareça em maiusculas em A2.

Pretendo também que tenha um texto associado antes do mês.

A fórmula que estou a tentar colocar é esta: ="ESCALA DE SERVIÇO DO PESSOAL REFERENTE AO MÊS DE "&MAIÚSCULA(TEXTO(A3;"MMMM"))&" DE "&TEXTO(A3;"AAAA")

mas aparece isto: #NOME?

Obrigado desde já.

Bom fim de semana

Cumprimentos

Mês em maiusculas_1.xls

Postado

boa noite, @bikke

1402143103_BugdoSite.png.b8114d46da614fdf04d92b7feb7af7cd.png

Obs. aos moderadores/administradores do Clube do Hardware:

Tive que inserir a mensagem principal aqui como imagem porque. o site está convertendo tudo que é escrito em maiúscula para minúscula automaticamente! E o que é pior, inclusive o que foi inserido como código!😡 Não faz nenhum sentido, pois para resolver o problema específico que o usuário @Bikke apresentou, faz-se essencial poder usar sequências de letras em maiúsculas (fica claro no contexto essa necessidade).

Considero essa nova proibição de inserir texto em maiúscula e substituição automática de palavras uma limitação desnecessária, uma invasão à livre expressão e uma prática um tanto quanto abusiva.

• Curtir 2
  • Solução
Postado

Boa noite

Já consegui resolver.

Formula correcta: ="escala de serviço do pessoal referente ao mês de "& maiúsculas((texto((a3);"mmmm")))&" de "&texto(a3;"aaaa")

Bom fim de semana

Cumprimentos

P.S.- Não sei o que se passa com o Fórum agora, pois quando se coloca alguma palavra em maiúscula para diferenciar das outras e assim possamos mostrar aos outros usuários, passa para minúscula.

Acho que devia ser corrigido esse Bug.

Fica a minha dica.

• Curtir 2
Postado

@Bikke

="ESCALA DE SERVIÇO DO PESSOAL REFERENTE AO MÊS DE "&MAIÚSCULA(TEXTO(A3;"MMMM"))&" DE "&TEXTO(A3;"AAAA")

Me parece que é válido o uso de maiúsculas como argumento na função TEXTO(). Aqui a sua fórmula funciona (MS 365).

image.png.512dc23a7d6c2d2769da791b2c05141f.png

Veja também ~~~>  https://www.tomasvasquez.com.br/forum/viewtopic.php?t=798

dica - no lugar de TEXTO(A3;"AAAA") pode ser utilizado ANO(A3)

• Membro VIP
Postado

Bom dia Bikke e Osvaldo

No meu Excel 2019 também funcionou normalmente.

Eu digitei a tua fórmula num site para converter PT_BR para PT_PT e retornou assim:

="ESCALA DE SERVIÇO DO PESSOAL REFERENTE AO MÊS DE "&MAIÚSCULAS(TEXTO(A3;"MMMM"))&" DE "&TEXTO(A3;"AAAA")

Parece que só mudou o S no final de maiúsculas.

Eu uso o site abaixo para fazer a conversão de formulas para outros idiomas:

https://en.excel-translator.de/translator/

[]s

• Curtir 1
Postado
Em 28/09/2020 às 10:00, osvaldomp disse:

Me parece que é válido o uso de maiúsculas como argumento na função TEXTO(). Aqui a sua fórmula funciona (MS 365).

55 minutos atrás, Patropi disse:

No meu Excel 2019 também funcionou normalmente.

Vocês estão certos, amigos @osvaldomp e @Patropi, me precipitei na hipótese de ser problema de caixa alta. De fato, peguei novamente o arquivo com erro postado pelo @Bikke e atualizando a fórmula com F2 e Enter o erro não acontece mais.

Parece ser um bug de atualização relativo à função MAIÚSCULA mesmo pois estando a fórmula ainda com erro, o retorno de ActiveCell.Formula não traduz essa função, só as outras. Após F2 Enter, ocorre a tradução.

Com erro:

="ESCALA DE SERVIÇO DO PESSOAL REFERENTE AO MÊS DE "&MAIÚSCULA(TEXT(A3,"MMMM"))&" DE "&TEXT(A3,"AAAA")

Sem erro:

="ESCALA DE SERVIÇO DO PESSOAL REFERENTE AO MÊS DE "&UPPER(TEXT(A3,"MMMM"))&" DE "&TEXT(A3,"AAAA")

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!