Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal! Sou novo por aqui e leigo com relação a redes e wireless.

Estou em um apartamento com muitas paredes e tenho somente aquele roteador da NET que está no escritório bem no meio do apartamento. Hoje minha namorada joga em um quarto e eu jogo na sala, porém o sinal em ambos os locais são ruins e sofremos com lag. Netflix e Spotify, também sofrem um pouco com perda de qualidade.

Minha ideia é comprar um roteador na faixa de uns 400 reais e conectar ele com o da NET via cabo para não ter perdas.

Podem me ajudar com indicações?

Valeu!

Postado

@Cassio_K Para jogar a melhor forma de conexão é sempre a cabeada. Mesmo que o roteador estivesse no mesmo cômodo vocês perderiam latência e velocidade máxima, seja a 2.4 ou 5 GHz.

As opções que recomendo para solucionar o problema de vocês são:

Mesh: por ser um sistema de roteadores voltados para reduzir latência, vocês terão um ganho de sinal e desempenho, mas ainda não é o maior possível. É ideal para quem usa para ver filmes, para dispositivos domésticos tipo IOT, mas para gamers raramente é a melhor opção, especialmente em jogos competitivos.

Powerline: é tão bom quanto cabo, mas sem ter que passar cabos desde o roteador até o dispositivo. Pode ter vários aparelhos conectados na mesma rede através de um único ponto de origem, não aumentando a latência nem reduzindo a velocidade efetivos da conexão. O custo inicial é mediano, aproximadamente 400 reais pelo kit básico, mas em vista de passagem de cabos costuma ser mais barato. A configuração é simples e pode ser feita pelo próprio usuário sem necessidade de conhecimento técnico. Recomendo a marca TP-Link, sempre.

adicionado 12 minutos depois

Esqueci de mencionar: Roteadores mais potentes não vão melhorar muito seu sinal. Sinal de wifi não atravessa paredes, ele trabalha refletindo em superfícies para chegar onde tem que ir. Aumentar a potência do roteador dificilmente solucionará seu problema, daí minhas sugestões.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods valeu pelas explicações.

Com relação ao powerline, pelo que entendi então, eles são conectados na tomada? Além disso, precisaria passar um cabo do roteador da NET até o aparelho da TP-Link? 

O problema é que o apartamento é meio antigo, então as tomadas são meio escassas. Daí preciso estudar como fazer ali.

Você recomendaria o RE305 da TP-Link? 

Fora isso, roteadores tipo Tenda AC10 ou algum outro TP-Link, não mudaria em nada minha vida?

Valeu pelo Help!

• Curtir 1
Postado
55 minutos atrás, Cassio_K disse:

Com relação ao powerline, pelo que entendi então, eles são conectados na tomada? Além disso, precisaria passar um cabo do roteador da NET até o aparelho da TP-Link? 

O cabo de rede vai do roteador até o powerline. Este por sua vez faz a conversão do sinal de rede em pulsos elétricos. Em outra tomada na casa você conecta outro powerline e à partir dele transmite o sinal wifi e/ou ethernet.

adicionado 0 minutos depois
56 minutos atrás, Cassio_K disse:

Você recomendaria o RE305 da TP-Link?

Todo repetidor vai aumentar latência e reduzir a velocidade da conexão. Para jogos já aviso que ficará com LAG insuportável.

adicionado 1 minuto depois
57 minutos atrás, Cassio_K disse:

Fora isso, roteadores tipo Tenda AC10 ou algum outro TP-Link, não mudaria em nada minha vida?

Você pode ter um pequeno ganho de sinal, mas não será significativo para jogos. Entenda que para jogar você precisa da menor latência possível e qualquer sinal wireless vai aumentar essa latência. A melhor solução para seu caso é o powerline, pois é análogo à conexão cabeada. 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods , Legal! Acho que entendi melhor sobre o Powerline. Obrigado pela ajuda!

Pelo que vi também, o ideal é ambas as tomadas serem no mesmo disjuntor? 

Qual modelo você recomendaria?  O AV600 TL-WPA4220KI é uma opção?

• Curtir 1
Postado

@Cassio_K Ambas TEM que estar na mesma fase. Sobre disjuntor, nunca tive problema em disjuntores diferentes. Inclusive o último que instalei era uma Convém consultar o manual.

6 minutos atrás, Cassio_K disse:

Qual modelo você recomendaria?  O AV600 TL-WPA4220KI é uma opção?

Sim, é uma ótima opção. Maior alcance por sinal do que outros modelos anteriores, com wifi na segunda unidade e porta ethernet para conectar diretamente a um aparelho ou até a um outro roteador em cascata. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...