Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duas ram não funciona, uma sim como resolver ?


Ir à solução Resolvido por Isaías Pompeu,

Posts recomendados

Olá boa tarde,

 

Comprei recentemente uma hyperx 8gb ddr4 2666mhz.

Atualmente eu tenho uma memória ram da crucial 8gb drr4 2400mhz, quando eu coloquei a hyperx o pc deu vídeo somente até a bios, ele reconhece a memória ram mas ela não fica "ativa" pois quando eu visualizo a mensagem de memoria ram total ele reconhece apenas 8gb ram(não 16), ou seja, um pente de RAM, o outro apesar de ser reconhecido é como se n estivesse ativo, a máquina da boot normal com os pentes quando estão só, mas juntos ela só dá vídeo até a BIOS depois disso é tela preta, gostaria de ajuda pra rodar as duas ram e a minha dúvida é se eu vou precisar dar um overclock na crucial 8gb ddr4 2400mhz pra rodar as duas na maior frequência que é de 2667mhz

 

Minha placa-mãe é uma A320m-K(na caixa dela está escrito que suporta até 32gb RAM

Processador é um Ryzen 5 2400g

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel G Lopes  sim, são dual Channel,

 

testei os dois pentes individualmente nos dois slots (individual ele dá vídeo).

 

Quando eu coloco as duas o pc inicia, passa a parte da BIOS onde você pode abrir com delete ou f12 e depois disso a tela fica preta a cpu aparenta estar funcionando normalmente

 

 

Edit: não tive nenhum problema de tela azul

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isaías Pompeu Entre na sua BIOS, carregue as configurações otimizadas de fábrica, salve e desligue. Instale as duas memórias e veja se funcionam. Se não funcionarem, tente desinstalar o cooler da CPU, retirar e reinstalar a CPU (com muito jeito para ficar bem alinhado e inserida até o fim), e então trocar a pasta térmica e reinstalar o cooler (você vai precisar de pasta térmica nova). 

 

Motivo:

As configurações da BIOS, se tiver XMP instalado por exemplo, podem impedir o funcionamento de ambas as memórias simultaneamente. 

A CPU pode estar mal encaixada e por isso não conseguir trabalhar em dual channel. Similarmente, pode haver distribuição desigual de preção sobre o socket por parte do cooler, o que pode ocasionar o mesmo tipo de problema. 

 

Se nada mais funcionar, tente definir a frequência das memórias manualmente na BIOS. Se ainda não tiver resultados rode memtest86 por 10 minutos com uma memória por vez.

adicionado 1 minuto depois

@Isaías Pompeu Olhou se as duas memórias são detectadas na BIOS?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@WOZ Dods Obrigado, apesar da sugestão e de não ter seguido-a você me deu uma ideia diferente, resolvi verificar se havia alguma atualização para a BIOS, e pois bem! havia uma atualização disponível que saiu recentemente e com o pc iniciando somente a BIOS, eu instalei a ATT, após isso reconheceu e as duas RAM já estão funcionais obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!