Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de performance em jogos após instalar o Windows 10


Posts recomendados

Olá

 

Bom eu estava com o Windows 7 Pro x64 instalado, depois resolvi instalar o Windows 10 Home 2004 x64, mas me deparei com problemas de performance em jogos (Roblox, Minecraft e Valorant) antes que rodava a 50 - 60 fps nesses jogos em específico, agora esta rodando a 20 - 30 FPS, isso é normal?

 

Configurações:

10 GB Ram DDR3 SDRAM

Intel HD Graphics 4000

Core i5 3320M

 

(eu utilizo um laptop, dell latitude e5430)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Beidlblax disse:

Do site só fabricante

OK.

 

Verifique o gerenciador de tarefas para ver se existe algum processo usando muita CPU ou memória RAM enquanto está jogando.

 

13 horas atrás, Beidlblax disse:

Olá

 

Bom eu estava com o Windows 7 Pro x64 instalado, depois resolvi instalar o Windows 10 Home 2004 x64, mas me deparei com problemas de performance em jogos (Roblox, Minecraft e Valorant) antes que rodava a 50 - 60 fps nesses jogos em específico, agora esta rodando a 20 - 30 FPS, isso é normal?

 

Configurações:

10 GB Ram DDR3 SDRAM

Intel HD Graphics 4000

Core i5 3320M

 

(eu utilizo um laptop, dell latitude e5430)

 

Até onde tive a chance de testar (e segundo testes que uns amigos meus fizeram em PCs de clientes), quando o hardware é muito antigo, apesar o Windows 10 funcionar perfeitamente, acaba não entregando o desempenho esperado, porém o resultado foi diferente ao utilizar o Windows 8.1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GabrielLV disse:

OK.

 

Verifique o gerenciador de tarefas para ver se existe algum processo usando muita CPU ou memória RAM enquanto está jogando.

 

Até onde tive a chance de testar (e segundo testes que uns amigos meus fizeram em PCs de clientes), quando o hardware é muito antigo, apesar o Windows 10 funcionar perfeitamente, acaba não entregando o desempenho esperado, porém o resultado foi diferente ao utilizar o Windows 8.1.

Eu certifiquei no gerenciador de tarefas e não tem nada usando muita cpu e memoria ram.

 

Outra duvida que eu tenho, é se instalar o windows 10 em UEFI ou Legacy influencia no desempenho?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Beidlblax disse:

Não eu certifiquei no gerenciador de tarefas e não tem nada usando muita cpu e memoria ram.

 

Outra duvida que eu tenho, é se instalar o windows 10 em UEFI ou Legacy influencia no desempenho?

 

Sobre o desempenho eu não sei exatamente, porém Legacy faz referência ao BIOS, do qual já é um sistema ultrapassado e muito em breve não será mais utilizado, a UEFI é a evolução dele.

 

Quando você tem um BIOS (legacy), seu Windows deve obrigatoriamente estar com o esquema de partição MBR.

Quando você tem um BIOS UEFI, seu Windows deve obrigatoriamente estar com o esquema de partição GPT.

(Não tem como instalar um Windows 10 em MBR em UEFI (a menos que você habilite o CSM no setup) e vice-versa, por tanto, se seu Windows está funcionando é porque ele está com o esquema de particionamento correto).

 

O MBR é um esquema de particionamento limitado, permitindo somente um número baixíssimo de partições no HD, enquanto que esse número no esquema de partições GPT é colossalmente maior.

 

Caso queira entender mais desse assunto, veja aqui: https://www.oficinadanet.com.br/hardware/24808-mbr-vs-gpt-ssd

 

---

 

Uma pergunta, ao instalar o Windows 10, você zerou seu HD e o instalou, ou simplesmente fez uma atualização do 7 para o 10?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GabrielLV disse:

Sobre o desempenho eu não sei exatamente, porém Legacy faz referência ao BIOS, do qual já é um sistema ultrapassado e muito em breve não será mais utilizado, a UEFI é a evolução dele.

 

Quando você tem um BIOS (legacy), seu Windows deve obrigatoriamente estar com o esquema de partição MBR.

Quando você tem um BIOS UEFI, seu Windows deve obrigatoriamente estar com o esquema de partição GPT.

(Não tem como instalar um Windows 10 em MBR em UEFI (a menos que você habilite o CSM no setup) e vice-versa, por tanto, se seu Windows está funcionando é porque ele está com o esquema de particionamento correto).

 

O MBR é um esquema de particionamento limitado, permitindo somente um número baixíssimo de partições no HD, enquanto que esse número no esquema de partições GPT é colossalmente maior.

 

Caso queira entender mais desse assunto, veja aqui: https://www.oficinadanet.com.br/hardware/24808-mbr-vs-gpt-ssd

 

---

 

Uma pergunta, ao instalar o Windows 10, você zerou seu HD e o instalou, ou simplesmente fez uma atualização do 7 para o 10?

eu exclui todas as partições, e instalei o windows 10 normalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Beidlblax disse:

eu exclui todas as partições, e instalei o windows 10 normalmente

Complicado...

 

E devido ao que expliquei no outro post, talvez esse problema seja pelo seu hardware ser antigo e não "casar bem" com o Windows 10. Se o problema persistir, você pode tentar o Windows 8.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, GabrielLV disse:

Complicado...

 

E devido ao que expliquei no outro post, talvez esse problema seja pelo seu hardware ser antigo e não "casar bem" com o Windows 10. Se o problema persistir, você pode tentar o Windows 8.1

Então não há uma maneira de resolver os problemas de performance no Windows 10?.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Beidlblax disse:

Então não há uma maneira de resolver os problemas de performance no Windows 10?.

Você pode tentar os procedimentos do curso Windows 10 Rápido e Seguro do Baboo, mas caso o problema persista após isso, acredito que de fato seja por conta do hardware antigo, e nesse caso ao meu ver vale a pena testar o Windows 8.1.

 

https://www.youtube.com/playlist?list=PLQfECKnJK6Rz9qY1__n_Bv7i4mJdBrX1e

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, GabrielLV disse:

Você pode tentar os procedimentos do curso Windows 10 Rápido e Seguro do Baboo, mas caso o problema persista após isso, acredito que de fato seja por conta do hardware antigo, e nesse caso ao meu ver vale a pena testar o Windows 8.1.

 

https://www.youtube.com/playlist?list=PLQfECKnJK6Rz9qY1__n_Bv7i4mJdBrX1e

 

ok, onde posso comprar uma licença do Windows 8.1? Ou só precisa instalar o windows e fazer login com uma conta microsoft?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possíveis soluções,

Citar se usa ssd ou hd. Caso use hd é necessário desativar diversos serviços que consomem todo poder do mesmo.

rodar em tela cheia exclusiva.

Alterar plano para alto desempenho.

Desativar as integrações Xbox, copiar linha por linha, colar no power shell em modo admin:

ATENCAO, como não conheço a mecânica online desses jogos os mesmos podem perder a função de jogar online, aí tu terá que reverter.

 

reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\PolicyManager\default\ApplicationManagement\AllowGameDVR /v value /t REG_DWORD /d 0 /f

Remover aplicativos de integracao xbox:

 

Get-AppxPackage "Microsoft.XboxApp" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage "Microsoft.XboxIdentityProvider" | Remove-AppxPackage -ErrorAction SilentlyContinue
Get-AppxPackage "Microsoft.XboxSpeechToTextOverlay" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage "Microsoft.XboxGameOverlay" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage "Microsoft.XboxGamingOverlay" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage "Microsoft.Xbox.TCUI" | Remove-AppxPackage

Remover tarefas agendadas xbox:

 

Get-ScheduledTask  XblGameSaveTaskLogon | Disable-ScheduledTask
Get-ScheduledTask  XblGameSaveTask | Disable-ScheduledTask

 

Remover WIndows Game Bar:

 

Set-ItemProperty -Path "HKCU:\Software\Microsoft\GameBar" -Name "AutoGameModeEnabled" -Type DWord -Value 0
Set-ItemProperty -Path "HKCU:\System\GameConfigStore" -Name "GameDVR_Enabled" -Type DWord -Value 0
Set-ItemProperty -Path "HKLM:\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\GameDVR" -Name "AllowGameDVR" -Type DWord -Value 0

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Você pode tentar os procedimentos do curso Windows 10 Rápido e Seguro do Baboo, mas caso o problema persista após isso, acredito que de fato seja por conta do hardware antigo, e nesse caso ao meu ver vale a pena testar o Windows 8.1.

 

https://www.youtube.com/playlist?list=PLQfECKnJK6Rz9qY1__n_Bv7i4mJdBrX1e

 

acabei de instalar o windows 8.1 em meu notebook, você tinha razão ele está funcionando perfeitamente (melhor do que o 10 e o 7)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
47 minutos atrás, Beidlblax disse:

acabei de instalar o windows 8.1 em meu notebook, você tinha razão ele está funcionando perfeitamente (melhor do que o 10 e o 7)

Excelente, nos mantenha informados se após algum tempo de uso ele continua mantendo o mesmo desempenho 👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!