Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hoje chegou as o processador ryzen 5 3600 e a placa-mãe asus b450m gaming/br, montei tudo nesse gabinete: https://www.kabum.com.br/produto/94957/gabinete-micro-atx-sharkoon-s1000-window e usando esse cooler https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=33609, na qual só da para por para puxar o ar de baixo (da direção da placa de video) e soltar o ar para a parte de cima do gabinete, ou vice-versa.

Na placa-mãe que comprei só da para ter 2 fans conectadas nelas e eu estou usando uma no painel frontal para puxar o ar para dentro do gabinete e outra na parte de trás para tirar o ar quente, só que somente com o google, discord aberto o processador fica oscilando entre 50~60ºC, as vezes vai para 45ºC mas rapidamente volta para 50+. Eu fiz um teste de stress pelo cpuz sem nenhum outro programa aberto alem dele e o HWMonitos e ficou em 77ºC.

É a primeira vez que eu tenho um processador da amd, 50~60ºC é uma boa temperatura de se ficar quando só esta navegando na internet?

Edit: eu coloquei 2x https://www.kabum.com.br/produto/96508/cooler-fan-cooler-master-masterfan-mf120l-non-led-r4-c1ds-12fk-r1 ao invés de usar so que já vinham com o gabinete.

Postado

@Kinos além do que o @DaianS disse, tem a questão desse gabinete não possuir um bom airflow, já que a entrada de ar da frente é bem pequena.

Pergunta: você possui apenas um fan puxando ar? ou existem dois: 1 puxando e outro empurrando?

• Curtir 1
Postado

@Yan_ só tem uma puxando para dentro do gabinete na parte da frente e outra tirando o ar quente na parte de trás, não tenho mais como por mais no momento já que as entradas na placa-mãe já estão todas ocupadas, eu não possuo outra fan que é conectada direto na fonte.

Uma coisa que eu possa fazer alem de por o cooler padrão do processador seria mover a fan da parte da frente e por na parte de cima do gabinete já que lá praticamente só é cobrido com o filtro

Postado
agora, Kinos disse:

não tenho mais como por mais no momento já que as entradas na placa-mãe já estão todas ocupadas

tem as controladoras de FAN, dependendo de qual segura até 10 FANS, como a minha que veio no kit do gabinete.

1 minuto atrás, Kinos disse:

Uma coisa que eu possa fazer alem de por o cooler padrão do processador seria mover a fan da parte da frente e por na parte de cima do gabinete já que lá praticamente só é cobrido com o filtro

se você não puder colocar mais FANS por enquanto, faça uma gambiarra: deixe a lateral aberta com um ventilador

Postado

@KinosAparentemente o HWMonitor está fazendo a leitura errada da temperatura. Testa uma versão mais antiga do software (se a sua for a mais recente). Você também pode checar a temperatura pela Bios, mas normalmente o Ryzen Master não erra.

Aqui um tópico similar:

Postado

@Jin Kazama Eu fui na bios e mostrou 54ºC, iniciei o PC abri direto o ryzen master e mostrou 48ºC, por um tempo o ryzen master o hwmonitor mostraram a mesma temperatura sendo 53ºC depois ambos desceram para 40ºC e agora o ryzen master fica perto dos 40ºC e o hwmonitor perto dos 50ºC, o hwmonitor fica oscilando bastante a temperatura, o ryzen master já fica mais estável entre os 38~42ºC as vezes chegou a ir para acima dos 50ºC mas voltou rapidamente para a casa dos 40ºC

Postado

@Kinos Aqui no meu 3200G na bios também fica alto, mas isso porque o VCore sobe lá (não sei o motivo exato do vcore subir na bios, se alguém estiver lendo essa mensagem e puder me responder, agradeço demais).

Mas a leitura do Ryzen Master está correta, lendo alguns tópicos sobre problemas de temperatura, pude notar que as vezes o HWMonitor erra, então, eu acredito que ele esteja errando. Conforme você relatou, me parece normal agora.

Atualmente, qual temperatura está?

Postado

Ja vou aproveitar o post e perguntar também, na bios tem uma parte que controla a velocidade das fans dependendo da temperatura e da % de uso da cpu se eu não me engano, é bom deixar como esta padrão ou mudar algo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...