Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Bat para buscar dentro de conteúdos de bloco de notas


ciiV_42

Posts recomendados

Olá, primeiramente boa noite a todos!

Então, estou com um problema.. Sou beem iniciante em programação, então não me julguem! Kkk

Eu preciso de um código em .bat  para fazer uma busca em conteúdos de arquivos de bloco de notas. Trabalho em uma empresa que as ações dos TIs são bem limitadas, então por isso a necessidade de ser em bat. 

A situação é a seguinte:

-existe uma pasta com diversos blocos de notas, e nesses blocos, tem uma chave de recuperação e uma de identificação. 

-as vezes os pcs bloqueiam e só com a chave de recuperação para desbloquear. 

-todas as máquinas tem nomes diferentes, e o nome do arquivo de bloco de notas são esses nomes. Cada máquina tem um bloco de notas com as chaves de recuperação. 

 

Aí vcs me dizem pra buscar pelo nome na barra de pesquisa do Windows, mas não é possível por um motivo que não sei. E outra, pode até achar, mas como o pc trava antes de iniciar o Windows, é impossível saber o nome dela pela própria máquina. 

 

Quando o pc trava, ele mostra a chave de identificação para sabermos qual é a chave de recuperação, mas aí que tá o problema, queria automatizar isso. 

 

Fazer uma bat para colocarmos seila, os 10 primeiros dígitos da chave de identificação para achar o bloco de notas dessa chave de identificação, e fazer com que a própria bat já abra  esse arquivo se achar uma combinação de letras e números em sequência em um arquivo! 

 

Bom, não sei se fui bem claro, mas estou disposto a explicar mais pra quem de dispuser a ajudar! Agradecido desde já pra quem leu até aqui kk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que esse tópico deveria ser movido para a parte do fórum dedicada a Windows.

 

O que você quer é procurar um arquivo pelo nome e exibir o conteúdo caso haja algum correspondente? Não sei fazer isso usando o DOS/.bat, mas no GNU/Linux seria o equivalente a um

 

find -type f -name 'nome-parcial-da-máquina*' -exec echo {} \; -exec cat {} \;

 

Até onde sei no Windows 10 você pode conseguir algo parecido no Powershell. Para instalar os utilitários GNU/Linux nas versões antigas há o Cygwin, e no Windows 10, o WSL é suportado pela própria Microsoft.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Davi Silva Santos disse:

Acredito que esse tópico deveria ser movido para a parte do fórum dedicada a Windows.

 

O que você quer é procurar um arquivo pelo nome e exibir o conteúdo caso haja algum correspondente? Não sei fazer isso usando o DOS/.bat, mas no GNU/Linux seria o equivalente a um

 



find -type f -name 'nome-parcial-da-máquina*' -exec echo {} \; -exec cat {} \;

 

Até onde sei no Windows 10 você pode conseguir algo parecido no Powershell. Para instalar os utilitários GNU/Linux nas versões antigas há o Cygwin, e no Windows 10, o WSL é suportado pela própria Microsoft.

Não, na verdade é o contrário rs. Eu quero procurar uma "senha" específica dentro do arquivo. 

Ex: tem uma lista de 100 blocos de notas. Dentro deles tem senhas diferentes. Eu quero procurar pela senha e identificar em qual desses arquivos está a senha que eu quero, pra poder visualizar uma segunda senha que fica no mesmo arquivo. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Victor42 disse:

Aí vcs me dizem pra buscar pelo nome na barra de pesquisa do Windows, mas não é possível por um motivo que não sei. E outra, pode até achar, mas como o pc trava antes de iniciar o Windows, é impossível saber o nome dela pela própria máquina

 

Eu não consegui mesmo entender o problema, talvez por uma questão de nomenclatura. Talvez eu possa ajudar, se entender melhor o que passa.

 

veja esse caso:

  • como acessar a barra de pesquisa se o PC está travado: Porque alguém diria isso?
  • Como é "travado"?  Apenas a tela clássica de sessão bloqueada?
  • Se ele "trava" antes de iniciar o Windows como acha que vai rodar um script, um Batch?
  • Um bloco de notas é um arquivo texto?
  • Esses arquivos estão em um servidor ou uma máquina concentradora?
  • Essas máquinas estão interligadas?
  • Elas tem uma conta em comum ou algum mecanismo de compartilhamento?

Há muitas maneiras de resolver isso, mas seria preciso definir melhor a situação. É possível usar coisas como WMI e um script numa máquina central, um programa ou mesmo um serviço disparado na carga do sistema, via agendador de tarefas. 

 

E porque as máquinas travam afinal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, arfneto disse:

 

Eu não consegui mesmo entender o problema, talvez por uma questão de nomenclatura. Talvez eu possa ajudar, se entender melhor o que passa.

 

veja esse caso:

  • como acessar a barra de pesquisa se o PC está travado: Porque alguém diria isso?
  • Como é "travado"?  Apenas a tela clássica de sessão bloqueada?
  • Se ele "trava" antes de iniciar o Windows como acha que vai rodar um script, um Batch?
  • Um bloco de notas é um arquivo texto?
  • Esses arquivos estão em um servidor ou uma máquina concentradora?
  • Essas máquinas estão interligadas?
  • Elas tem uma conta em comum ou algum mecanismo de compartilhamento?

Há muitas maneiras de resolver isso, mas seria preciso definir melhor a situação. É possível usar coisas como WMI e um script numa máquina central, um programa ou mesmo um serviço disparado na carga do sistema, via agendador de tarefas. 

 

E porque as máquinas travam afinal?

Bom dia. Então, o que acontece, são vários computadores, se um bloqueia, eu olho a senha de desbloqueio para desbloquear no computador ao lado, que está normal.. Assim seria possível eu rodar a bat. 

O "travado" ou bloqueio que eu digo, é um programa que chama bitlocker, com ele, o pc pede uma senha quando ele é reiniciado, se essa senha for digitada errada algumas vezes, ele bloqueia. Aí caso isso ocorra, só com o arquivo em texto específico desse pc pra desbloquear. Achamos o arquivo específico através de uma chave de identificação, que basicamente diz qual é o arquivo que a chave ou senha de desbloqueio. 

Os blocos de notas citados são arquivos de texto. 

Os arquivos estão em uma pasta, dentro de um servidor. 

 

Assim, o que a bat precisa fazer é:

1- pedir uma combinação de 10 caracteres(letras e números). 

2- buscar em uma pasta, algum arquivo de texto que tenha esses caracteres em sequência, como se fosse um ctrl+f em uma página web normal. Mas ele precisa buscar no conteúdo do arquivo, e não no nome do mesmo. 

3-abrir o arquivo 

4-caso não encontre o arquivo, mostrar uma msg que não encontrou e voltar pro passo 1, pra digitar novamente a combinação de caracteres

 

Obrigado desde já por tentar ajudar! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Victor42 disse:

Bom dia. Então, o que acontece, são vários computadores, se um bloqueia, eu olho a senha de desbloqueio para desbloquear no computador ao lado, que está normal.. Assim seria possível eu rodar a bat. 

O "travado" ou bloqueio que eu digo, é um programa que chama bitlocker, com ele, o pc pede uma senha quando ele é reiniciado, se essa senha for digitada errada algumas vezes, ele bloqueia. Aí caso isso ocorra, só com o arquivo em texto específico desse pc pra desbloquear. Achamos o arquivo específico através de uma chave de identificação, que basicamente diz qual é o arquivo que a chave ou senha de desbloqueio. 

Os blocos de notas citados são arquivos de texto. 

Os arquivos estão em uma pasta, dentro de um servidor

 

Bem diferente o cenário agora do que havia explicado...

 

E bem estranho. Todo o propósito de criptografar os dados é impedir o acesso por pessoas não autorizadas, e é o que você estaria facilitando com essa ideia, ou eu se o ajudar.

 

Não vai conseguir rodar nada no computador antes de fornecer a chave do bitlocker, a menos que tenha uma partição não-criptografada no disco, ou um pen-drive ou outro disco.

 

Não é essencial ter que fornecer a a senha a cada boot. Em muitos casos basta ter a garantia que se o disco for retirado do computador e levado para outro o eventual ladrão não tenha acesso aos dados. Pedir a senha a cada boot é incômodo mesmo, mas se quer mais segurança assim é. É como habilitar autenticação com dois fatores e usar um no celular e deixar o telefone no taxi... Não vai acessar nada por um tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

 

Pode compartilhar um desses arquivos txt (Com a chave trocada) no caso pelo que eu imagino é algo assim digamos que o computador se chame "Lava" Lava.txt e dentro do Lava.txt tem algo assim:

Chave de recuperação        ID
dklflksdhjfklsdjdklsj       4934893

é isso mesmo?

 

Depois que o bat achar a chave o que ele deve fazer com ela? Copiar para área de transferência?

 

E como o outro usuário já comentou você postou no lugar errado em (C/C++C#) geralmente essas questões de batch são postadas em -> Programação -> outros

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, ricardo_br disse:

Olá amigo,

 

Pode compartilhar um desses arquivos txt (Com a chave trocada) no caso pelo que eu imagino é algo assim digamos que o computador se chame "Lava" Lava.txt e dentro do Lava.txt tem algo assim:


Chave de recuperação        ID
dklflksdhjfklsdjdklsj       4934893

é isso mesmo?

 

Depois que o bat achar a chave o que ele deve fazer com ela? Copiar para área de transferência?

 

E como o outro usuário já comentou você postou no lugar errado em (C/C++C#) geralmente essas questões de batch são postadas em -> Programação -> outros

Primeiro, perdão pelo erro.. Não sou acostumado a postar aqui, então não sei muito bem como fazer os posts! Irei tentar mover. 

 

* Bom, digamos que eu tenha 10 pcs. 

Pc1, Pc2, pc3.... Pc10. 

* Cada chave de recuperação é nomeado com o nome do pc. Ex : pc8.txt

* dentro desse txt, tem um texto com 2 chaves. 

Chave 1= chave de recuperação (a chave para desbloquear o pc quando ele bloqueia) 

Chave 2= chave de identificação (a chave que identifica se você está no txt correto. Digamos que o txt foi nomeado como "pc80", logo, como queremos a chave do pc08 nunca encontraremos a correra.. Então essa chave de identificação que também está dentro do arquivo, ajuda a saber se é a chave que buscamos.) 

 

E não preciso que copie para área de transferência, pois como tem vários pc's, então quando um bloqueia, eu entro no pc ao lado para ter acesso a chave de recuperação do pc bloqueado, e com o txt aberto, digito no pc bloqueado essa chave olhando a chave no pc ao lado que está normal, entendem? Então a bat é apenas pra achar a chave de identificação e abrir o txt em que essa chave está. 

 

Modelo:

 chave de recuperação 002130-563959-533643-315590-484044-259380-247291

Chave de identificação é igual a acima, porém com letras também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendeu o que eu disse sobre ser opcional digitar a senha a toda hora que inicia o sistema? E sobre os riscos em simplificar o acesso às senhas, que é o que quer fazer?

 

De todo modo, uma simples lista pode ser compartilhada usando por exemplo o Google Planilhas, que é de graça, e compartilhando uma planilha com as informações de acesso a cada micro, mas compartilhada apenas para as pessoas que devem ter acesso a isso...

 

Ou mesmo um site no servidor, com acesso controlado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, arfneto disse:

Entendeu o que eu disse sobre ser opcional digitar a senha a toda hora que inicia o sistema? E sobre os riscos em simplificar o acesso às senhas, que é o que quer fazer?

 

De todo modo, uma simples lista pode ser compartilhada usando por exemplo o Google Planilhas, que é de graça, e compartilhando uma planilha com as informações de acesso a cada micro, mas compartilhada apenas para as pessoas que devem ter acesso a isso...

 

Ou mesmo um site no servidor, com acesso controlado. 

Siim, compreendo que é opcional, mas por regras aqui tem que ser toda vez que liga. E sobre segurança, quem teria acesso a bat em questão seria pessoas autorizadas, que já tem acesso a pasta normalmente, e não qualquer pessoa. Entendo que há outros modos bem mais simples que isso, porém por regras, esse seria uma das únicas formas de acelerar o processo.. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, veja se é isso: Pegar chave do Bitlocker

 

Download: PesquisarChaveBitlocker.zip

 

Basicamente o batch pesquisa pela chave de recuperação na linha 1 depois do sinal de ":" (ponto duplo) e pela chave de Identificação na linha 2 após o sinal de ":".


Quando a ID ou parte dela bate com que o usuário forneceu ele mostra o nome do computador + chave de recuperação

 

Na parte "set Pasta=" você deve colocar o caminho para a pasta onde estão os arquivos TXT ex:
Set Pasta=C:\Users\ricar\Desktop\Chaves Bitlocker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, ricardo_br disse:

Olá amigo, veja se é isso: Pegar chave do Bitlocker

 

Download: PesquisarChaveBitlocker.zip

 

Basicamente o batch pesquisa pela chave de recuperação na linha 1 depois do sinal de ":" (ponto duplo) e pela chave de Identificação na linha 2 após o sinal de ":".


Quando a ID ou parte dela bate com que o usuário forneceu ele mostra o nome do computador + chave de recuperação

 

Na parte "set Pasta=" você deve colocar o caminho para a pasta onde estão os arquivos TXT ex:
Set Pasta=C:\Users\ricar\Desktop\Chaves Bitlocker

Boa noite,

Cara, deu certo! vou testar amanhã, mas pelo o que eu to vendo aqui, é isso mesmo! me judou muito! e vendo isso aqui vou aproveitar pra estudar um pouco hihihi

 

mas sério, ficou tudo bem legal! muito obrigado pela ajuda! Amanhã volto aqui pra avisar se deu certo rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, ricardo_br disse:

Olá amigo, veja se é isso: Pegar chave do Bitlocker

 

Download: PesquisarChaveBitlocker.zip

 

Basicamente o batch pesquisa pela chave de recuperação na linha 1 depois do sinal de ":" (ponto duplo) e pela chave de Identificação na linha 2 após o sinal de ":".


Quando a ID ou parte dela bate com que o usuário forneceu ele mostra o nome do computador + chave de recuperação

 

Na parte "set Pasta=" você deve colocar o caminho para a pasta onde estão os arquivos TXT ex:
Set Pasta=C:\Users\ricar\Desktop\Chaves Bitlocker

Boa tarde! Desculpa incômodo novamente, vim trazer o resultado da batch. Em testes feitos aqui mas não deu certo! Será que seria porque o modelo que mandei seria um pouco diferente? Vou mandar a cópia de como é o txt. 

 

"

Chave de recuperação de Criptografia de Unidade de Disco BitLocker 

Para verificar se esta é a chave de recuperação correta, compare o início do identificador a seguir com o valor do identificador exibido no computador.

Identificador:

    BE6FCDF0-999B-999A-A8B3-1FB8A404DA3B

Se o identificador acima corresponder ao que é exibido no computador, use a chave a seguir para desbloquear a unidade.

Chave de Recuperação:

    316998-999999-566148-999999-186186-999999-129965-999999

Se o identificador acima não corresponder ao que é exibido no computador, significa que esta não é a chave correta para desbloquear a unidade.
Tente usar outra chave de recuperação ou consulte https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=999999 para obter assistência.

"

O texto padrão é esse. Não sei se tem algo relacionado com não funcionar na prática aqui.. Mas enfim! Quando puder, agradeceria a ajuda! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é que tem dentro dos arquivos txt?

Chave de recuperação de Criptografia de Unidade de Disco BitLocker 

Para verificar se esta é a chave de recuperação correta, compare o início do identificador a seguir com o valor do identificador exibido no computador.

Identificador:

    BE6FCDF0-999B-999A-A8B3-1FB8A404DA3B

Se o identificador acima corresponder ao que é exibido no computador, use a chave a seguir para desbloquear a unidade.

Chave de Recuperação:

    316998-999999-566148-999999-186186-999999-129965-999999

Se o identificador acima não corresponder ao que é exibido no computador, significa que esta não é a chave correta para desbloquear a unidade.
Tente usar outra chave de recuperação ou consulte https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=999999 para obter assistência.

 

Se for isso então não vai funcionar nunca porque ele procura a chave de recuperação na linha 1:

Chave de recuperação de Criptografia de Unidade de Disco BitLocker 

Não encontra nada

 

E a chave de identificação na linha 2:

Para verificar se esta é a chave de recuperação correta, compare o início do identificador a seguir com o valor do identificador exibido no computador.

Também não acha nada...

Pode mandar um desses TXT em anexo (com chaves trocadas)? As pastas onde estão os arquivos txt são acessados através de um caminho em rede tipo "\\rede\Chaves Bitlocker" ou local tipo "c:\chaves Bitlocker"?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, ricardo_br disse:

Isso é que tem dentro dos arquivos txt?


Chave de recuperação de Criptografia de Unidade de Disco BitLocker 

Para verificar se esta é a chave de recuperação correta, compare o início do identificador a seguir com o valor do identificador exibido no computador.

Identificador:

    BE6FCDF0-999B-999A-A8B3-1FB8A404DA3B

Se o identificador acima corresponder ao que é exibido no computador, use a chave a seguir para desbloquear a unidade.

Chave de Recuperação:

    316998-999999-566148-999999-186186-999999-129965-999999

Se o identificador acima não corresponder ao que é exibido no computador, significa que esta não é a chave correta para desbloquear a unidade.
Tente usar outra chave de recuperação ou consulte https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=999999 para obter assistência.

 

Se for isso então não vai funcionar nunca porque ele procura a chave de recuperação na linha 1:


Chave de recuperação de Criptografia de Unidade de Disco BitLocker 

Não encontra nada

 

E a chave de identificação na linha 2:


Para verificar se esta é a chave de recuperação correta, compare o início do identificador a seguir com o valor do identificador exibido no computador.

Também não acha nada...

Entendi! Tentei mudar as linhas 29 e 30 pras buscar nas linhas certas mas mesmo assim não deu.. Precisa mudar algo mais? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está a versão 02: PesquisarChaveBitlocker02.zip

 

Objetivo Versão 02: Pesquisar chaves de recuperação do Bitlocker em arquivos de recuperação criados pela ferramenta bitlocker

 

Descrição Versão 02:

 

A versão 02 pega a "chave de identificação" na linha 4 (linhas em branco não são consideradas só as que tem texto) e a "chave de recuperação" na linha 7. É feita uma comparação da chave de identificação com a entrada de usuário, se os resultados batem é mostrada a chave de recuperção.


Também foi adicionado suporte a rede na versão 02.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, eu percebi que a versão 02 está com algum tipo de problema relacionado a unicode porque a microsoft salva os arquivos de recuperação de bitlocker em algum tipo de formato unicode (UTF-16LE) mais nos meus testes eu não usei esse tipo de arquivo. Então a versão 03 deve funcionar com os arquivos unicode

 

Download: PesquisarChaveBitlocker03.zip

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricardo_br Boa noite amigo!  na empresa estava meio apertado e não consegui te responder. Estou fazendo alguns testes com umas amostras de txt que peguei lá e a V.03 está conseguindo buscar todos que tentei! o teste feito aqui em casa com algumas dessas amostras deu certo a V.03, o teste final vou fazer quando estiver lá novamente!

 

Mas desde já muito obrigado pelo esforço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricardo_br Boa noite! acabo de chegar de lá e a batch foi um sucesso! fiz vários testes e em todos ela obteve exito! gostaria de agradecer principalmente a você, Ricardo, por ter tirado do seu tempo para me ajudar! mesmo se não tivesse dado certo, já estaria muito agradecido só por ter tentado!

 

Mas é isso, a Batch funcionou poerfeitamente, muito obrigado!!

 

Obs: A que funcionou foi a v.03 xD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...