Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Tenho um gabinete Redragon Tailgate que já veio com 5 fans RGB, sendo duas na frente, duas em cima e uma atrás. Além disso, no quesito refrigeração, há um Cooler Master M410P e, obviamente, as fans da placa de vídeo.

Como vocês podem ver na imagem, gosto bastante de RGB. A configuração não está exatamente assim, acabei virando o cooler para frente por conta das memórias, mas é basicamente isso.

Quero adicionar mais luz ao gabinete, especificamente na parte inferior. Fiquei em dúvida sobre colocar um kit de três fans (uma em cada X), ou uma fita de led (no traço verde) onde há o símbolo da Redragon, inclusive.

Quanto à refrigeração atual, destaco que está tudo perfeito, as temperaturas estão bem baixas. Fiquei na dúvida sobre as fans porque elas ficariam acima do PSU cover e ventilariam para cima. Não corro o risco de conflitar com o fluxo de ar da placa de vídeo, que sopra para baixo?

Não sendo o caso, na opinião de vocês, o que ficaria esteticamente mais legal? As fans seriam idênticas a essa do gabinete, com o led só no contorno. Penso que elas deixariam mais visíveis os cabos inferiores da placa-mãe que hoje não vejo, bem como o cabo do rgb do cooler, já que a parte inferior do gabinete está escura e ele tem um vidro fumê. 

Muito obrigado!

20201015_005140.jpg

• Moderador
Postado
27 minutos atrás, puchoa19 disse:

Não corro o risco de conflitar com o fluxo de ar da placa de vídeo, que sopra para baixo?

Bem, Todo gabinete tem seu próprio projeto de fluxo de ar. 

A princípio, o mais comum é os fans que estão no painel frontal e no painel inferior( se tiver aberturas embaixo do gabinete) servem como injetores de ar frio. 

Os fans na parte de cima  e painel traseiro servem como exaustores. 

O fan na placa de vídeo, não deveria assoprar o ar para "fora" mas sim puxar para dentro onde o ar passa pelo dissipador de calor e heatpipes e sai o ar quente para tras do gabinete. 

Colocar fita de led, não vai afetar a condição térmica interna. Pelo que eu vejo na imagem, a tampa é de vidro temperado que não tem espaço para colocar fans. Ou pelo menos em cima da PSU não mostra lugar para por, porque, se tiver uma psu cover, o ar que vem por baixo não passa para o resto da máquina, ou seja, a única aberta na parte de baixo do gabinete é apenas para refrigeração da PSU.

O que eu acho é o seguinte. O fan na parte traseira e na parte superior são exautores, não sei como o fluxo de ar dos fans do processador está atuando, mas pela lógica o ar ali meio que fica sem saber para onde ir, por o fan na parte de cima vai sugar para fora,  mas também o fan na parte de tras também vai sugar para fora. então acho que ficaria num cabo de guerra ali.. 

Se ao menos a posição do seu cooler fosse para "frente", ele receberia o ar frio que vem do fan frontal, e  jogaria o ar para trás, onde o fan no painel traseiro jogara o ar para fora. 

Mas como eu disse anteriormente, cada gabinete tem seu próprio esquema de fluxo de ar.. se está funcionando tudo para você sem afetar as peças internas deixe como está e só adicione a fita de led que você quer!

No meu gabinete por exemplo, é um  Corsair Carbide Spec-06. Tenho um fan no painel frontal como injetor, e outro no painel traseiro como exaustor. Meu cooler do processador Ryzen é box, portanto ele fica de "frente" para o vidro  O fan frontal, joga o ar frio tanto para minha placa de vídeo quanto para o processador. Que no meu caso, ele tem o papel de resfriar o dissipador de calor. Diferente do seu que são dois fans onde por um lado entra o ar e pelo outro sai ou pelo menos é o que eu consigo ver pela imagem.

@puchoa19

Postado

Vi que o cooler foi instalado em 180 graus.
Posso estar enganado, pela foto parece que a fan está soprando para baixo em direção a gpu.

O correto seria a fan soprar para cima.

Postado

@DiF @EdsonSM Boa tarde. Tirei outras fotos para deixar mais clara a disposição interna do gabinete. Acho que agora fica mais fácil de entender onde eu instalaria as fans. O cooler foi girado, não está mais naquela posição. Segue:

20201015_133320.jpg

20201015_133336.jpg

20201015_133346.jpg

• Curtir 1
Postado

As fans acima do cover supostamente ajudariam na ventilação da gpu.

Particularmente nunca testei dessa forma então não sei dizer como ficaria o resultado na prática.
Mas imagino que a eficiência das 3 fans ficaria limitada a única fan frontal posicionada a frente do cover e da gaiola  do HD.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@puchoa19 @EdsonSM Pelo que sei, as aberturas na psu cover pode ser usada para instalar suportes para SSD e/ou uma passagem de ar para ter um melhor fluxo lá embaixo, onde geralmente colocamos um SSD ou HDs mecânicos..

Não seria o intuito fazer resfriamento  de gpu,

Na verdade, existem até gabinetes que não possuem essas aberturas, porque a abertura correta de ventilação é embaixo, onde é para resfriar a própria fonte. 

No meu gabinete por exemplo, se você ver as fotos, verá que só tem uma única abertura que é bem em cima da fonte, porque é usada para por um suporte de ssd, nem ao menos resfria algo porque a fonte é tampada em cima, o fan dela é voltado para  baixo para sugar o ar frio que vem de baixo!

Seria até meio estranho ter uma circulação de ar dentro da psu cover.  Porque a fonte está ali no canto ocupando quase a metade da psu cover, os cabos ficam ali também 

Não acho que é uma boa ideia colocar fans jogando ar para cima na gpu. provavelmente vai quebrar o fluxo de ar do gabinete.

Acredito que será mais eficiente se adicionar os fans no painel frontal que pelas suas imagens, você só tem 1.

Quanto a nova foto que mostrou seu processador. parece que você desvirou para "frente" para o lado das memórias.

Se não der problema pode deixar assim, mas tem outro método de uso.

Você pode inverter a posição de fluxo do fan do processador, onde ao invés de sugar o ar para resfriar  o disspador, você coloca na parte contrária, na frente do exastor, de forma que empurre o ar quente direto para o exaustor.  è uma das maneiras que pode ser usada! Dessa forma, você direciona o quente para fora e ainda deixa espaço para memórias

• Curtir 1
Postado

Já vi gabinetes que possuem furação para fans no cover tal como esse aqui.

Concordo que as fans não seriam muito eficientes por não conseguir captar ar de um espaço tão limitado dentro do cover.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...