Ir ao conteúdo

Erro. Grub Aparece Quando Tento Boot pelo Pendrive (Ventoy).

Ir à solução Resolvido por PJCM,

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal.

Mais  uma  bronca que não  consigo resolver.

Primeiro, tô tateando o mundo Linux.
Segundo, tô usando um netbook antigo EeePc 1201-T com BIOS de 2010, resgatado do Win7.

Atualmente ele tá com Manjaro XFCE 20.1.2, Kernel Linux 5.9.1-1.

Processador AMD Athlon Neo MV-40 de 1,6 Mhz e DDR2 de 2gb.

Acontece que, por algum motivo, não consigo inicializar ele com um pendrive criado pelo Ventoy.

A BIOS é antiga e, creio eu, não deve ser UEFI. Aliás ela é bem simples em sua interface.

Após muita procura, eu achei o Ventoy e usei ele para criar um pendrive bootável com duas ISO (Lubunto e Xubuntu), para "sentir" as mesmas.

Esse Ventoy promete um pendrive "bootável", onde através de um menu durante o boot podemos escolher que programa ou ISO rodar.

Coloquei duas ISO: lubuntu-20.04.1-desktop-amd64  e  Xubuntu-20.04.1-desktop-amd64.

Bronca: não funciona.

Quando acontece o boot pelo pendrive, entra no GNU GRUB 2.04 e a mensagem:

"Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere esle TAB lists possible or file completions", 

e fica no prompt: grub>

quando digito exit, vou pro Manjaro.

quando digito ls, aparece os dispositivos: (proc)  (hd0)  (hd0,msdos2)  (hd0,msdos1), (hd1), (hd1,msdos2) e (hd1,msdos1).

Alguém ajuda?

Vida Longa e Próspera

Paulo.

Postado

A primeira coisa é conferir a instalação do ventoy no pendrive, um resumo

Baixe e descompacte 
Pelo terminal acesse a pasta que contém o script Ventoy2Disk.sh
Exemplo:
cd Downloads/ventoy-1.0.08/

Execute o chmod para o script:
sudo chmod +x Ventoy2Disk.sh

Execute o sh indicando para instalar no pendrive, no exemplo é a sdb:
sudo ./Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdb
Responda com y todas as perguntas

Depois é só copiar e colar, ou arrastar, as imagens .iso para a raiz do pendrive

• Curtir 1
Postado
  Em 25/10/2020 às 23:18, f_neto disse:

A primeira coisa é conferir a instalação do ventoy no pendrive, um resumo

Baixe e descompacte 
Pelo terminal acesse a pasta que contém o script Ventoy2Disk.sh
Exemplo:
cd Downloads/ventoy-1.0.08/

Execute o chmod para o script:
sudo chmod +x Ventoy2Disk.sh

Execute o sh indicando para instalar no pendrive, no exemplo é a sdb:
sudo ./Ventoy2Disk.shOi -i /dev/sdb
Responda com y todas as perguntas

Depois é só copiar e colar, ou arrastar, as imagens .iso para a raiz do pendrive

Expandir  

Oi.

Seguimos todos os passos, acima. Usamos como orientação: 

Esse artigo do Ivan Gneiding - https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ventoy-crie-pendrives-multiboot-para-quantas-e-quais-ISOs-quiser

As orientações no site do Ventoy - https://www.ventoy.net/en/doc_start.html

Esse vídeo do Diolinux - https://www.youtube.com/watch?v=YxW_L2Us0Is

Ja refizemos esse passo a passo diversas vezes e não dá certo. Desmontamos, exluimos partições, formatamos pendrive toda vez e nada.

No boot pelo pendrive não aparece o Ventoy.

Se segurar o shift durante o boot, não aparece opção do pendrive ou Ventoy.

Se apertar ESC durante o boot e escolher o pendrive no lugar do HD, vou pro erro do Grub descrito antes.

Testamos as ISOs fazendo o mesmo pendrive, bootável pra uma só, usando o Etcher  e funcionou. ISOs ok.

Tô começando a achar que é perseguição ou maldição do netbook. Será que existe Bios que trave multiboot?

Li aqui neste outro artigo que não estou só nessa bronca. Mas a solução que a pessoa botou tá além de meu entendimento.

https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Pendrive-MultiBoot-com-o-Ventoy-Nao-Funcionou-Tem-Solucao

Não tenho conhecimento prá isso e acho que mexer no GRUB é arriscado.

Saudações.

Paulo.

Postado

Parece ser um caso específico de incompatibilidade com sua máquina por ser muita antiga

Um multiboot para linux  mais antigo é o MultibootUSB, assita um vídeo apenas para voce conhecer ele, 

• Solução
Postado

@f_neto Oi !!;

Eu já tinha tentado o Multiboot antes quando da instalação do Manjaro no netbook no lugar do W7 Starter, e não rodava nada no boot. Daí usei o Rufus e ok, instalei o Manjaro.

Quando, no netbook, falhou minha tentativa com o Ventoy, eu arrisquei o MultibootUsb, mas vinha o aviso que as ISOs não são suportadas, igual da vez acima. Mesmo assim preparei o pendrive e no boot aparecia o menu pra escolher as ISO etc. Mas quando escolhia a ISO não acontecia coisa alguma.

Então eu fiquei desconfiado dessa BIOS. porque ela é muito simples e pensei que podia ter opções pré-estabelecidas e travadas e invisíveis.

Julguei que devia usar o Ventoy com o esquema de particionamento MBR, pois o netbook é antigo. E não funcionou né,

Mas veio aquela ideia de que tentar GPT não poderia piorar.

Cara, deu certo!!

Usei:   sudo sh Ventoy2Disk.sh -i -g /dev/sdb.

Agora, posso tentar usar outras ISOs e exe etc, conforme anunciam por ai.

O que é  lasca é pensar que funcionou com GPT!!!!  Porquê ????  Td do pouco que sei é q nunca que seria GPT!!!! porque o netbook é antigo !!!

Será que é por conta das ISO ou da BIOS?

Imagem das partições do pendrive:

Vida Longa e Próspera!!

Paulo.

Particionamento Pendrive Ventoy.png

• 10 meses depois...
Postado

Eu achei a solução no próprio site ventoy tem que ler com calma e fazer o passo a passo é bem mas simples do que a gente imagina a solução fica naquela parte onde está escrito (About Legacy BIOS Limitation) 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!