Ir ao conteúdo

Compatibilidade do Processador com a placa-mãe

Ir à solução Resolvido por Mathiew,

Posts recomendados

Postado

Saudações, estou querendo comprar o processador da AMD o Ryzen 5 3500X eu já dei uma olhada para ver se ela é compatível com a minha placa-mãe que é uma APM-A320G
Pelo que eu vi é compatível mas como ainda sou novato no assunto, preciso da opinião de vocês para conferir se estar tudo certinho mesmo...
Desde já, agradeço a atenção 

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, MvPrince disse:

Saudações, estou querendo comprar o processador da AMD o Ryzen 5 3500X eu já dei uma olhada para ver se ela é compatível com a minha placa-mãe que é uma APM-A320G

Não compre o 3500x que ele não vale. Você não disse qual o seu pc atual, mas no mínimo, os que fazem sentido são o 1600AF, que é barato, ou o 3600, que tem ótimo desempenho.

• Curtir 2
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Concordo com o @Imakuni sobre o 3500X, mas tenho algumas coisas a mais para falar — não coloque um processador intermediário em uma placa-mãe barata, precisa ter coerência nas escolhas, pois um Ryzen 5 3600 em uma A320 não é o ideal, é um processador que, mesmo em boas placas-mães chega a bater 90°C, as A320 não possuem dissipador no VRM nem uma boa construção para aguentar, o que causaria thermal throtting que é quando o processador chega em uma temperatura elevada ele diminui o clock (velocidade) para tentar diminuir a temperatura para não desligar, então o processador fica infinitamente lento, passando de por exemplo, 3.7Ghz para incríveis 0.5Ghz, ou até problemas maiores. Uma processador como o 3600 pede pelo menos uma B350 bem construída como uma AB350 DS3H V2 da Gigabyte. Outro ponto importante é o seu nicho e o seu setup, se você pensa apenas em jogar, um 3600 não é para você, mesmo com os jogos atuais em 1080p ele sequer chega a 80% de uso, ele é indicado apenas para quem quer jogar e ainda ter sobra de processador para transmitir ao vivo, fazendo streams e gravações, se você só quer jogar há opções melhores como um Ryzen 5 1600AF como já foi citado. Outro ponto é o restante da configuração como placa de vídeo, resolução e principalmente a fonte, que no Brasil, infelizmente, tem muitos que não se preocupam com esse item que, na minha opinião, é o mais importante do computador, mas ele é subvalorizado por aqui como os gabinetes, que são importantes também mas igualmente subvalorizados. Se possível, nos mande o setup que você está pensando em montar ou já montou, para te darmos um norte para não ter problemas com a saúde do seu setup!

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

As configurações atuais do meu PC são:
Fonte Cooler Master 650W 80 Plus Bronze
placa-mãe - APM A320
Placa de vídeo - AMD 5500XT
APU - AMD A10 9700
2x Memórias RAM 4GB Hyper X Fury
SSD WB Green 250 GB
HD 500 GB 

Eu comprei o PC tem um tempo e estou mudando as peças aos poucos, por mais que eu acabe com gargalo vou comprar esse processador mesmo. Atualmente trabalho como design gráfico e jogo um pouco, já havia dado uma pesquisada e esse processador se encaixa bem para mim e também está com um preço dentro do meu orçamento. Mas obrigado pelo aviso vou comprar uma placa-mãe o mais rápido possível 

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!