Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD com 57% de saúde

Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos do fórum.

Abri o aplicativo "Crystal Disk Info" e o meu SSD apresentou 57% de saúde
Uso ele a 2 anos, isso é normal? Cair tanto assim em tão pouco tempo.
Uma linha que achei estranho foi: AA - Bad Block Count 100/100 - 10 (Ela está no print)

No aplicativo HD Tune PRO ele mostra todos os blocos verdes, nenhum vermelho

A garantia cobre isso? Pois na caixa da Kingston informa 3 anos.

SSD.png

• Solução
Postado

Apesar dos 57%, alguns parametros q poderiam indicar risco de perda da unidade estão intactos, como c7, c4, 01, a8

outra coisa q se deve sempre saber é que nos SSDs, quando você atinge determinada quantidade de leitura e escrita, isso acaba influenciando nessa % de saúde da unidade

você ja movimentou nesse ssd incríveis 35TB, é coisa demais.. e eu creio q os 43% q foram consumidos estejam correlacionados a esse uso

aqui nos meus 2 SSDs é a mesma coisa.. tenho um de 250GB da samsung que já tem mais de 15TB de uso e nesse tempo "perdeu" 3% da vida útil, vide print abaixo

Screenshot_1.png.e114ba24c87bd3a2fb6732416f487052.png

e o meu outro ssd, apesar de ter 12tb de dados escritos, tem mais tempo de vida util consumida, ou seja, é algo q varia de fabricante pra fabricante

Screenshot_2.thumb.png.8c581f1b7176463cfa5737e183ad2169.png

ao meu ver, seu ssd nao tem nenhum problema aparente

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Eu não recomendo que se utilize o CrystalDiskInfo para análise de determinados SSDs, pois embora o site do fabricante indique que ele também serve para SSDs, na prática isso não ocorre pelo simples fato de ele emitir esses avisos:

image.png

"Vendor Unique/Specific" significa que o programa não conseguiu identificar o valor desse parâmetro nessa unidade, por tanto somente o software do fabricante conseguirá fazer essa análise corretamente.

Por tanto, baixe o Kingston SSD Manager e verifique a saúde do seu SSD por ali mesmo, se não estiver indicando nenhum erro, então não precisa se preocupar.

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

PS: A Saúde em 57% faz referencia ao TBW, isso é, quantos Terabytes de dados serão escritos nessa unidade antes de ela perder a garantia (não significa que ela irá pifar, mas sim que a garantia irá acabar).

image.png

https://www.kingston.com/br/ssd/a400-solid-state-drive?partnum=SA400S37%2F240G

Pode ver que o site da Kingston indica que o SSD de 240GB tem um TB de 80TB, e segundo o CrystalDiskInfo, você já escreveu 35TB de dados nessa unidade:

image.png

Ou seja, como você já escreveu aproximadamente 35TB de dados nesse SSD nos últimos dois anos e já "desgastou" 43% da saúde dele, então: 80 / 100% * 43 = 34,4 (aproximadamente 34,4TB de dados já foram escritos).

• Obrigado 2
Postado

@Tavaares00 Comprei ele a 2 anos e somente usado com Windows 10

@rodrigo.dcvieira Não tinha me atentado a esses 35TB, realmente ele já foi bem usado e eu nem percebi isso. e Gostei do Aida, é mais detalhado vou baixar ele e analisar aqui.

@GabrielLV Eu já tinha esse app baixado e vou mandar o print dele aqui. e Bom saber desse esquema de escrita em relação a garantia.

AGRADEÇO A AJUDA DE TODOS QUE ME EXPLICARAM CADA DETALHE E AS INFORMAÇÕES Á CIMA. CONHECIMENTO É TUDO. UMA BOA NOITE A TODOS E OBRIGADO NOVAMENTE.

Sem título.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...