Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Delid em 7600k: Kryonaut + IHS de cobre ou Conductonaut + IHS original?


Posts recomendados

Bom dia, pessoal! Tudo bom?

 

Tenho um i5 7600k que rodo com OC pra 4.5 @ 1.20v desde quando comprei. As temperaturas ficam em torno de 80ºc em 100%. Sempre pensei em fazer delid nele pra melhorar ambos, e também porque em dias muito quentes preciso baixar o OC pra 4.2 porque as temps passam de 85ºc e tudo começa a ficar instável. Meu case tem um airflow bom (HAF 922), uso um corsair H80i v2 e a energia é bem estável aqui. Recementemente adquiri um case novo (Corsair 465x) e um WC novo (h115i), porém não migrei o sistema ainda porque pretendo fazer o delid primeiro, uma vez que já vou ter que desmontar tudo mesmo. Daí vem a dúvida:

 

Vejo em forums gringos gente conseguindo entre 3 e 10ºc a menos usando metal líquido no die (em comparação com a kryonaut ou outras PT de qualidade). Quando ao IHS de cobre, também vi pessoas reportando ganhos de uns 5ºc. Aí vem a questão, na qual peço a opinião de vcs: Não posso usar o IHS de cobre com metal líquido por causa da reação do gálio com o cobre a longo prazo, então para usar o IHS de cobre teria que usar uma pasta comum.  O que vcs fariam, e por quê? IHS de cobre com pasta ou IHS original com metal líquido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler: o IHS já é feito de cobre atualmente, ele apenas tem uma camada de níquel cobrindo e por isso apresenta a cor cinza dele. Não gaste 1 centavo que seja com IHS de cobre, é fake news.

 

Em todo caso, se você vai rodar em temperatura ambiente, use metal. Simples. E se quiser, pode fazer lapping, mas na moral, não vale o trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Imakuni! Eu sei que o IHS original é de cobre niquelado. Esse IHS de cobre eu consegui em um rolo com um amigo de fora que ia fazer delid e ficou com medo, hehehe. Eu encontrei poucas informações e testes sobre ele, mas a teoria seria que a área de contato seria maior. Estou pendendo para essa opção também (usar ML e o IHS original), só tenho receio do que pode acontecer com o ML a longo prazo. OBS: não vou fazer OC com chiller ou nada mais agressivo, é com WC mesmo, pra uso diário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Maniac Biff's disse:

Então, Imakuni! Eu sei que o IHS original é de cobre niquelado. Esse IHS de cobre eu consegui em um rolo com um amigo de fora que ia fazer delid e ficou com medo, hehehe. Eu encontrei poucas informações e testes sobre ele, mas a teoria seria que a área de contato seria maior.

Na real que a área de contato não vai mudar muita coisa. No fim das contas, continua sendo a área do silício o maior limitante, fora que também não é a base do WC inteiro que resfria.

 

2 horas atrás, Maniac Biff's disse:

Estou pendendo para essa opção também (usar ML e o IHS original), só tenho receio do que pode acontecer com o ML a longo prazo.

Ao contrário da pasta térmica de fábrica, que é feita para durar anos sem manutenção, você tem que reaplicar o metal de vez em quando. Além disso, se colocar de mais, corre o risco de escorrer e dar curto em alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maniac Biff's  não precisa trocar o WC.

Fiz Delid no meu processador as temperaturas baixaram de 10 a 15º.

você não precisa de um IHS de Cobre. Faça o Delid com Metal líquido.

Eu uso um i7-7700k a 5.0ghz com um WC H80i as temperaturas em teste de stress não passa de 80ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, senhores!!

 

Updates! Tomei coragem e fiz o delid, mantendo o IHS original e trocando o h80i pelo h115i. Antes, em 4.5 ghz @ 1.20v eu conseguia temps entre 80 e 85 nos cores (com uns 20ºc de ambiente). Pra minha supresa, agora a 4.8 @ 1.30v estou entre 60 e 62ºc nos cores (isso nesses dias quentes, que estão batendo 28ºc). Fiquei besta com o resultado. Se for considerar a temperatura ambiente, vcore mais alto e clocks também, o ganho foi mais de 30ºc. Se soubesse que daria tanta diferença, já teria feito antes!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maniac Biff's como eu disse a você, vale a pena.

Tá excelente o overclock.

Não precisava ter trocado o WC.

Baixe o AIDA64, na aba "Computador", "Sensores", acompanhe a Temperatura dos "VRM", não deixe passar de 90ºC em teste de stress. Eles podem ir além disso, mas pra manter o PC saudável é bom não forçar.

Agora rumo a 5.0ghz, kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...