Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, Clube.

Tenho um Crucial BX500 de 240gb, e percebi que mesmo que eu não tenha escrito muito nele (pouco menos de 1tb), a saúde dele já marca com 98%. Digo que não escrevi muito pois já vi SSDs similares com muito mais tempo de uso e escritas feitas com saúde melhor, o que me preocupa bastante.

Já fiz alguns testes no CrystalDisk Mark e aparentemente ele está escrevendo lendo em uma velocidade normal, mas de vez em quando o sistema trava ao abrir um menu, por exemplo, e no CrystalDisk Info sua saúde é baixa considerando que comprei ele faz mais ou menos 3 meses.

Segue o que lista a aplicação (temperatura um pouco alta por eu estar baixando um jogo):

image.png.e6456e2012d929615fdbe915dc4047e0.png

Postado

@Valker Vinicius a única coisa estranha a meu ver aí é a temperatura, SSD Sata costuma operar abaixo dos 40 graus, mesmo em cidades quentes - moro em Fortaleza e nunca sequer bateu os 40 graus aqui. baixe o programa da Crucial e veja se há algum update de firmware pro dispositivo, talvez se houver possa lhe ajudar nesses esporádicos engasgos em tarefas básicas.

Postado
1 minuto atrás, Caio Ferreira disse:

@Valker Vinicius a única coisa estranha a meu ver aí é a temperatura, SSD Sata costuma operar abaixo dos 40 graus, mesmo em cidades quentes - moro em Fortaleza e nunca sequer bateu os 40 graus aqui. baixe o programa da Crucial e veja se há algum update de firmware pro dispositivo, talvez se houver possa lhe ajudar nesses esporádicos engasgos em tarefas básicas.

Moro em Aracju-SE, ele geralmenete opera aos 46/49º em uso normal, e quando eu tô baixando muita coisa ele fica ali nos 50/53 mesmo.

Já instalei o programa da Crucial e lá eles além de n constarem nenhuma atualização de firmware dizem q meu modelo tá de boa.

Sobre a saúde dele, você acha q tá ok mesmo com 3 meses de uso e 1tb de escrita?

agora, Valker Vinicius disse:

Moro em Aracju-SE, ele geralmenete opera aos 46/49º em uso normal, e quando eu tô baixando muita coisa ele fica ali nos 50/53 mesmo.

Já instalei o programa da Crucial e lá eles além de n constarem nenhuma atualização de firmware dizem q meu modelo tá de boa.

Sobre a saúde dele, você acha q tá ok mesmo com 3 meses de uso e 1tb de escrita?

Detalhe que aqui em Aju agora tá fazendo 30º C

• Membro VIP
Postado

O valor "saúde" não indica defeito algum, ele faz referencia ao TBW que é quantos terabytes de dados serão escritos nessa unidade antes de ela perder a garantia (não quer dizer que ela vai pifar, mas sim que a garantia vai acabar).

Segundo esse PDF: https://content.crucial.com/content/dam/crucial/ssd-products/bx500/flyer/crucial-bx500-ssd-productflyer-a4-pt-br.pdf

image.png

O modelo BX500 de 240GB tem um TBW de 80TB. sendo que em 3 meses você já escreveu 1627GB, aproximadamente 1,5TB, e você ainda possui 98% de saúde nessa unidade, ou seja:

80 / 100% = 0,8 * 98 = 78,4TBW restantes.

78,4 TBW restantes + Os 1,5TB que você já escreveu = 79,9 (arredonde para 80TBW)

Se o CrystalDiskInfo (o qual mostrou corretamente os parâmetros ali, sem indicar nenhum "Vendor specific") e o software da Crucial (rode um teste extenso de S.M.A.R.T. nele para uma análise mais detalhada) não detectaram nada na unidade, então não precisa se preocupar.

Como foi dito acima, a única coisa anormal nessa análise é a temperatura do SSD, talvez o fluxo de ar no seu gabinete não esteja correto e causando o elevado aquecimento da unidade

• Obrigado 1
Postado

Muitíssimo obrigado, @GabrielLV.

Assim que o download do jogo for finalizado eu vou rodar o teste extenso.

Sobre a temperatura, não acho que eu possa fazer muito. O fluxo de ar do gabinete me parece normal e o SSD está embaixo no cover traseiro, isolado dos outros componentes. Acho que a única coisa que posso fazer é colocar ele na frente junto dos outros componentes, mas não sei se isso vai ajudar muito. Vou pensar em como eu posso reduzir a temperatura, de qualquer forma.

Agradecido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!