Ir ao conteúdo

Temperatura elevada do 3900XT com overclock. O que pode ser melhorado?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! Sou novíssimo aqui no fórum, então me perdoem por qualquer erro ou falta de informação necessária.

Atualizei meu pc(trocando processador, placa-mãe, memória e SSD, o resto das peças eu já usava no antigo PC) e resolvi fazer alguns poucos ajustes na frequência do processador.

Como eu já tinha um H80i V2 no meu antigo i5 4690K e o mesmo parou de funcionar a bomba, solicitei a troca e quando chegou um novo eu deixei guardado até comprar outro processador.

Então o watercooler, apesar de ser novo, não foi pensado para essa novo setup.

Abaixo segue imagens dos prints com as temperaturas e frequência que consegui estabilizar:

1291689153_tempnormalcomover.thumb.png.632b822ad7076d5f8148f8b1f37ba5e9.png

Em Idle ele fica no máximo com 45º;

1621628265_temprenderizandocomover.thumb.png.0bb971fd15a1a6e1dde39c3d8bb3e82a.png

Quando coloco para renderizar ele fica entre os 85º e 90º, uma vez ou outra perdida ele chega aos 91º ou 92º.

Daí gostaria de saber de vocês se com essa temperatura eu estou matando meu processador ou se ele aguenta por um tempo até eu ter tempo $uficiente para mudar a refrigeração atual, se seria melhor eu deixar ele em stock e também qual resfriamento vcs indicam.

Ps1: Quando renderiza sem overclock, os núcleos operam a 4.075Ghz e a temperatura fica entre 70º e 75º

Ps2: Com o overclock consigo diminuir somente 10% no tempo total dos renders.

Ps3: Gastei muito nesse novo setup, então vou ficar um bom tempo sem investir nele novamente(só num caso de necessidade mesmo)
Ps4: A próxima peça a ser trocada será a placa de vídeo, mas ela ainda tá de bom tamanho por enquanto.

Qualquer dúvida é só perguntar. Desde já agradeço!

Postado

@Raul Marcos da Rocha você usa um water cooler de 120mm, correto? se sim, eis o xis da questão, deveria ser um de pelo menos 240mm. o que você pode fazer é desfazer o overclock e fazer undervolt.

Postado
2 minutos atrás, Raul Marcos da Rocha disse:

Até lá o melhor mesmo seria ficar sem over?

sim. pelo site da intel fala 72°C...

minha sugestão é sempre um bom aircooler, tenho medo d'água depois que meu WC trancou (mesmo q ja estava velhinho)...

Postado
3 minutos atrás, Raul Marcos da Rocha disse:

@Caio Ferreira Isso mesmo, como falei, esse watercooler é do setup antigo. Muito provavelmente vou trocar ele para continuar com overclock, qual você indicaria? 

Até lá o melhor mesmo seria ficar sem over?

Primeiro de tudo faça o OC pela BIOS, não pelo master que ele não te dá controle da RAM e aplica a tensão em cima do que a placa-mãe decide. Aliás, esse é outro detalhe, garanta que a tensão está no modo manual e abaixe um pouco; use o HWInfo64 para confirmar.

1 minuto atrás, Eder Neumann disse:

sim. pelo site da intel fala 72°C...

Primeiro que é AMD, não intel, e segundo que isso é Tcase, não temperatura do núcleo.

• Curtir 1
Postado
agora, Eder Neumann disse:

@Imakuni êita li o do post, não me ative ao "antigo" hehehe

Mesmo que fosse o 4590k, continua não mudando o fato de que os "72" que você viu se referem a Tcase, que é uma medida inútil para o consumidor e se refere a outra o coisa que você nem tem como medir via software.

Postado

18 minutos atrás, Imakuni disse:

Primeiro de tudo faça o OC pela BIOS, não pelo master que ele não te dá controle da RAM e aplica a tensão em cima do que a placa-mãe decide.

O over foi feito pela bios mesmo. Usei o Master só para mostrar os dados q ele exibe na hora do print. Inclusive a tensão automática que a placa estava jogando para o processador em stock era 1.45v.

Sem perder desempenho consegui baixar a tensão até 1.25v em stock, e para o over, eu consegui deixar em 1.3875(algo assim, n me recordo exatamente, mas é menos do que 1,39V de certeza.)

Postado
10 minutos atrás, Imakuni disse:

que é uma medida inútil para o consumidor e se refere a outra o coisa que você nem tem como medir via software.

tem sim :)

você pode medir a temperatura do HD e do chipset

Postado

@Raul Marcos da Rocha sim, desfaça o OC, se possível desative o boost também, acredito que isso basta caso não queira quebrar a cabeça no undervolt refinado. bons WC de 240mm dão conta do recado, a recomendação vai variar de acordo com o seu orçamento.

Postado

@Caio Ferreira beleza, vou deixar ele em stock mesmo, e assim q possível eu troco o WC por um de 240mm ou 280mm.

Qual o máximo que tento deixar a temperatura com overclock? Tipo um limite que n vale a pena passar.

E quais WC seria interessante? Como a máquina é para trabalho, vejo o gasto como investimento, mas não quero nem de longe gastar mais de 1000,00 num WC.

• Solução
Postado

@Raul Marcos da Rocha eu indico este da Corsair, possui 5 anos de garantia, essa qualidade de construção é importante para evitar possíveis vazamentos, aí o preju é bem grande: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11566/water-cooler-corsair-h100x-240mm-intel-amd-cw-9060040-ww

sobre o OC, acho que na casa dos 70-75º é uma temperatura aceitável ao usá-lo em full load num render, mas você na prática vai ter que descobrir se o OC realmente faz tanta diferença assim no seu workflow. vai testando o OC com um vcore aceitável e com certeza esse WC vai segurar o tranco!

Postado
4 horas atrás, Caio Ferreira disse:

@Raul Marcos da Rocha eu indico este da Corsair, possui 5 anos de garantia, essa qualidade de construção é importante para evitar possíveis vazamentos, aí o preju é bem grande: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11566/water-cooler-corsair-h100x-240mm-intel-amd-cw-9060040-ww

sobre o OC, acho que na casa dos 70-75º é uma temperatura aceitável ao usá-lo em full load num render, mas você na prática vai ter que descobrir se o OC realmente faz tanta diferença assim no seu workflow. vai testando o OC com um vcore aceitável e com certeza esse WC vai segurar o tranco!

valeu, caio! Assim q as coisas melhorarem vou trocar o WC, até lá vou deixar em undervolt mesmo. O ganho é só de 10% em OC pra deixar o processador ficar entre 85º e 90º, tenho medo dele ir morrendo antecipadamente com isso.

Postado

2 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@Raul Marcos da Rocha uma temperatura nada saudável pra deixar o chip por horas e horas num render, o melhor é evitar mesmo. abraço!

Sim, sim. Com meu antigo 4690k eu trabalhava em 4.5Ghz com ele em OC e ele ficava na casa dos 55º nos renders.

Vou ficar acompanhando o preço desse WC e equivalentes e assim que possível eu troco. valeu! Abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!