Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatação do Windows 10 na troca da placa-mãe


JeanVP
Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Olá, eu tenho uma dúvida.
Ouvi dizer que, o recomendado ao se fazer na troca de uma placa-mãe, é formatar o SO.

Porém, eu não tenho um PenDrive. E lembrei, que o Windows tem uma função de restaurar o sistema totalmente.
Tem algum problema se... Eu deixar o PC sem o cabo de rede, (pra evitar que os drivers da placa antiga se instale de novo, se é assim que funciona) e formatar ele por meio dessa função, e instalar a outra placa-mãe depois disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Formatar é uma coisa, restaurar é outra. Em uma, você está reinstalando o sistema do zero, em outra, você está restaurando o Windows para determinado momento.

 

É recomendado você formatar o Windows na troca da placa-mãe pelo simples fato de que ele não irá carregar se você fizer a mudança, por tanto, mesmo que a função "restauração" funcionasse para isso que você pretende fazer (sendo que a utilidade dela é totalmente diferente), você não conseguiria executa-la já que nem mesmo o Windows você conseguiria acessar.

 

1 hora atrás, JeanVP disse:

Tem algum problema se... Eu deixar o PC sem o cabo de rede, (pra evitar que os drivers da placa antiga se instale de novo, se é assim que funciona)

Quando um driver é instalado, ele é armazenado no HD/SSD, e quando o PC é ligado, os drivers que estão instalados ali são executados, ou seja, a execução do driver vem do seu próprio computador e não da internet. A forma que você escreveu deu a entender que você acha que os drivers são "baixados da internet" sempre que o computador é ligado, e removendo o cabo de internet "eles não serão instalados novamente", sendo que não é assim que funciona, você está confundindo totalmente o funcionamento desses procedimentos.

 

----

 

Uma coisa que você pode tentar é, ir em Iniciar > msconfig > Inicialização do sistema > Marque a opção "inicialização segura" > Dê um OK e desligue o PC (desligue-o, não reinicie). 

Após isso, faça a substituição da placa-mãe e inicie o Windows. A configuração que fizemos acima irá fazer com que ele inicie no modo de segurança, e ao iniciar, o Windows irá primeiramente fazer uma análise do hardware e instalar os drivers-padrão compatíveis para que ele possa rodar, veja se nesse ambiente ele é iniciado mesmo após a troca da placa-mãe.

Se ele iniciar, então refaça o procedimento acima mas dessa vez desmarcando a opção inicialização segura.

 

PS: Não lhe garanto que esse procedimento irá funcionar, por tanto simplesmente adquira um pendrive e crie uma mídia de instalação do Windows por segurança antes de realiza-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, GabrielLV disse:

Formatar é uma coisa, restaurar é outra. Em uma, você está reinstalando o sistema do zero, em outra, você está restaurando o Windows para determinado momento.

 

É recomendado você formatar o Windows na troca da placa-mãe pelo simples fato de que ele não irá carregar se você fizer a mudança, por tanto, mesmo que a função "restauração" funcionasse para isso que você pretende fazer (sendo que a utilidade dela é totalmente diferente), você não conseguiria executa-la já que nem mesmo o Windows você conseguiria acessar.

 

Quando um driver é instalado, ele é armazenado no HD/SSD, e quando o PC é ligado, os drivers que estão instalados ali são executados, ou seja, a execução do driver vem do seu próprio computador e não da internet. A forma que você escreveu deu a entender que você acha que os drivers são "baixados da internet" sempre que o computador é ligado, e removendo o cabo de internet "eles não serão instalados novamente", sendo que não é assim que funciona, você está confundindo totalmente o funcionamento desses procedimentos.

 

----

 

Uma coisa que você pode tentar é, ir em Iniciar > msconfig > Inicialização do sistema > Marque a opção "inicialização segura" > Dê um OK e desligue o PC (desligue-o, não reinicie). 

Após isso, faça a substituição da placa-mãe e inicie o Windows. A configuração que fizemos acima irá fazer com que ele inicie no modo de segurança, e ao iniciar, o Windows irá primeiramente fazer uma análise do hardware e instalar os drivers-padrão compatíveis para que ele possa rodar, veja se nesse ambiente ele é iniciado mesmo após a troca da placa-mãe.

Se ele iniciar, então refaça o procedimento acima mas dessa vez desmarcando a opção inicialização segura.

 

PS: Não lhe garanto que esse procedimento irá funcionar, por tanto simplesmente adquira um pendrive e crie uma mídia de instalação do Windows por segurança antes de realiza-lo.

Ah! Obrigado pela explicação sobre os drivers e a restauração.

Esse procedimento do msconfig, eu vi num vídeo recentemente no YouTube.
Mas sempre fico com um pouco de receio, já que eu vou trocar de um LGA 1151 pra um LGA 1151 v2, o risco é meio grande.
Mas, vou tentar de alguma forma, conseguir o pendrive, obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!