Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala ae beleza?

Eu estou querendo comprar um water cooler aigo, esse do link :

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1653054182-water-cooler-aigo-darkflash-tracer-dt-120-rainbow-rgb-_JM#position=1&type=item&tracking_id=6ee35574-31d9-4595-a408-9250a1a985c0

, pois o meu processador i7 9700F está chegando a 80~85°C, hoje uso um air cooler duplo da DEX DX9100D, placa-mãe ASUS TUF B360m, eu jogo todos os tipos de jogos, gostaria de alguma sugestão custo x beneficio para baixar uns 20°C na temperatura do meu processador, eu uso a pasta térmica da deepcool Z9.

Postado

Não recomendo WC AIO de baixo custo. Quer algo durável, silencioso, de qualidade e que vai manter o PC frio? Compre o Hyper 212 ou o MA410P, acrescente uma ventoinha se quiser garantir o melhor arrefecimento possível e pronto. Lembre-se de remover toda a pasta térmica antiga usando papel absorvente embebido em isopropanol. Use a técnica de uma gota no meio da CPU, é a melhor técnica. 

Se seu gabinete não estiver bem ventilado, trocar o cooler não vai solucionar seu problema. Recomendo que tenha pelo menos 4 ventoinhas no gabinete, instaladas como orientado pelas imagens abaixo.

image.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.png.c012209dbedf846b5b74163d65ddd66c.png

Ps.: Não recomendo WC tipo AIO pela baixa durabilidade e porque quando esses WCs falham, geralmente a falha é catastrófica e pode até danificar seu sistema. Não há redundância na bomba d'água, então quando ela falha a CPU superaquece imediatamente. Além disso é muito comum que contaminação do líquido (pela própria fabricante) ocasione entupimentos, que também gera falha catastrófica. Além disso tudo, AIOs geralmente duram no máximo 3 anos e precisam ser substituídos integralmente no caso de defeito (o único reparo possível é troca de ventoinhas), enquanto air coolers duram a vida inteira do PC e talvez do próximo também. De quebra um cooler como os que sugeri tem desempenho de arrefecimento superior e menor ruído do que esses AIOs de baixo custo, sendo que o de 120 mm sequer oferece bom arrefecimento de maneira geral.

Postado

@acos Não conheço a marca Dex. Vi fotos aqui, mas não tenho como atestar a qualidade sem ver testes realizados com ele. Via de regra, se mantiver sua CPU a boas temperaturas então é bom. Gosto de me ater a marcas de confiança porque já vi muitas aberrações no meu laboratório, máquinas de clientes com componentes de marcas desconhecidas que causavam todo tipo de problema. Hoje podemos adquirir produtos de qualidade por preços baixos, então julgo desnecessário arriscar como fazia-se na época que mal tínhamos duas marcas de placa-mãe no mercado nacional. Por exemplo, de tempos em tempos encontramos modelos como o Hyper H411R ou o Gammaxx 400 V2 custando abaixo de 150 reais. Já vi coolers de qualidade por menos de 100 em promoções também. Via de regra vale a pena pagar uma mixaria a mais se isso te poupar de dores de cabeça depois.

Postado

@WOZ Dods Com o cooler box que vem no processador ele bate uns 90~100°C pra mais, com o Dex DX 9100D baixou para  75~85°C , mas eu gostaria de deixar ele mais frio, essa temperatura já está boa?

Postado

@acos Se com o cooler box chegou a esta temperatura e você sequer está usando pasta térmica de qualidade, então o problema pode estar no seu gabinete. Leu o que mencionei acima sobre arrefecimento do gabinete?

Postado

@WOZ Dods SIM, meu gabinete é o diamond da redragon , tenho 3 fans frontais 2 fans superior e um atrás, seguindo o fluxo que você mencionou, o tdp de processador é 65W e a tensão chega a 1.5, nem undervolt  não adiantou muito.  apasta termica que uso é deepcool z9.

Postado

@acos Realmente está quente e se o gabinete está bem ventilado então o cooler pode ser o culpado. A orientação correta da ventoinha do cooler é soprando o ar para a parte de trás do gabinete, observe isso também. Se não quiser adquirir um cooler novo, uma alternativa viável é acrescentar ao seu uma ventoinha (se ele tiver vindo com o kit de instalação da ventoinha adicional). Além disso resta apenas a substituição do mesmo se você realmente quiser reduzir a temperatura.

Pergunta: Essas temperaturas você obteve no uso normal ou em testes de stress?

Postado

@WOZ Dods a ventilação da ventoinha está na direção certa, o meu cooler já possui duas ventoinhas, umas uma entrando o ar outra de exaustão para a parte de trás do gabinete, me recomenda algum air cooler ou water cooler que não esteja. 

As altas temperaturas são durante stress no cpuZ , jogando Warzone chegou a 80~85°C, mas agora está 60~70°C no Warzone, coloquei a tensão do processador em 1.280V e coloquei o cpu fan no máximo melhorou bastante antes a tensão chegava a 1.5v , o desempenho continuou o mesmo porém a temperatura baixou 15~20°C, mas minha intenção é baixar mais porque eu notei que quando a temperatura está abaixo de 50ºC o processador opera a 4.6~4.7Ghz, e acima de 50°C fica constante 4.5Ghz.

Postado

@acos Se seu cooler tem duas ventoinhas e ainda não consegue baixar a temperatura abaixo de 60º C, recomendo os cooler master como o Hyper 212 ou MA410P. Aqui no PC que estou usando agora tenho uma CPU com OC leve (Core i7 de 3ª geração) e um Hyper TX3 com apenas uma ventoinha. O gabinete é um TT Core X31, e a temperatura máxima é de 54º C. Com o Hyper 212 Turbo já montei R7 3700X e 3800X que se mantiveram na mesma faixa de temperatura. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!