Ir ao conteúdo

Meu HD é reconhecido pelo pc mas nao consigo acessa-lo

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal. Possuo um HD externo de 1 tb da toshiba aqui na empresa, eu sempre ejeto antes de remove-lo do pc, porém ontem fui fazer um bkp de um notebook, e removeram o hd sem ejetar e ele parou de ser reconhecido, eu já havia feito outro tópico sobre, mas me disseram que nao tem nada a ver remover sem ejetar e o hd parar de ser reconhecido, mas as 2 vezes que o hd parou de ser reconhecido foi por isso.

enfim alguem sabe o que posso fazer para tentar recupera-lo, ele aparece no diskpart porém nao consigo criar partição, no gerenciador de disco ele fica offline e não consigo ativar, não aparece no "meu computador", anteriormente eu havia usado o app "im-magic partition" e havia resolvido o problema, porém agora nao aparece o hd no app.

se alguem não entender o que eu digitei me avisa, sou péssimo com textos, desde já agradeço!

Postado

@G7 log

12 minutos atrás, G7 log disse:

mas me disseram que nao tem nada a ver remover sem ejetar e o hd parar de ser reconhecido, mas as 2 vezes que o hd parou de ser reconhecido foi por isso.

Tem tudo a ver. Se ele estava sendo acessado no momento da remoção, pode causar danos diversos.

13 minutos atrás, G7 log disse:

enfim alguem sabe o que posso fazer para tentar recupera-lo, ele aparece no diskpart porém nao consigo criar partição, no gerenciador de disco ele fica offline e não consigo ativar, não aparece no "meu computador", anteriormente eu havia usado o app "im-magic partition" e havia resolvido o problema, porém agora nao aparece o hd no app.

Não recomendo, jamais, tentar reparar HDs externos dessa maneira. Se o HD apresentou defeito, o correto é abrir o case, retirar o HD, instala-lo em um PC via cabo SATA direto na placa-mãe, fazer testes com o CrystalDiskInfo e, somente se não tiver qualquer dano, partir para extração dos dados e formatação. Não particione HDs externos, muitas vezes isso causa erros na controladora externa/adaptador. O que você pode fazer se ele estiver com algum erro estranho é, depois de fazer o backup, limpá-lo com o comando clean do diskpart, depois reinicia-lo com o gerenciador de discos. Mesmo assim se a controladora/adaptador externo ou cabo estiverem com defeito você não vai ter sucesso. Sempre é melhor extrair de dentro do case para testes.

Observe também o cabo, que é a primeira coisa a dar defeito em HDs externos.

Por fim, lembre-se de que HD externo é uma mídia ainda mais descartável do que pendrives, pois é extremamente mais frágil, e a variedade de tipos de danos fatais que podem ocorrer é muito maior.

• Amei 1
Postado

Eu abri a case porém os engates sao aqueles MINI sabe? não sei ao certo o nome, sem adaptador n tem como conectar no sata, saberia algum outro jeito de resolver o prblema dele?, tem um bkp importante dentro

WhatsApp Image 2020-11-17 at 11.30.40 (1).jpeg

Postado

@G7 log Não meu caro, os encaixes dele não são mini. Isso que você vê é justamente um adaptador e pode ser removido. Observe como está fixado e remova, aí você poderá conectar em uma placa-mãe normal. Todo HD de notebook usa conexão SATA padrão.

Postado

Agora fiquei curioso. Esse HD realmente é soldado na placa? Nunca vi nada assim. Qual marca/modelo é esse HD? Poderia mostrar fotos de outros ângulos? Geralmente os HDs vem com uma plaquinha adaptadora e é só remover.

agora, G7 log disse:

amigo na verdade as entradas são assim mesmo, já soldadas no hd, o HD não foi adaptado para ser externo, já foi comprado como externo

Pasmei.

Postado

@G7 log A PCB original foi substituída por uma que já faz a conversão do SATA para USB direto. Deve cortar custos, mas torna o disco ainda mais descartável, pois se não fosse assim você poderia remover o disco e usá-lo em outro case. No seu caso realmente não sei como remediar.

Tentou usar o comando clean com o diskpart?

Postado

CRC error. Posso estar lembrando errado, mas esse era o erro principal pelo qual jogávamos HD fora duas décadas atrás. Acredito que ainda seja (hoje eu só olho se tem alguma coisa em vermelho no CDI ou HDtune). Infelizmente não acredito que tem reparo.

Postado

Eu também não acredito que tenha reparo, este erro e também famoso Erro de E/S 

Mas se quer confirmar use um programa de reparo como o

Data Lifeguard Diagnostic para Windows
https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp&fid=wdsfMB_Pro

Instruções
Faça o download do arquivo .zip do Data Lifeguard Diagnostics do Windows

Extraia e execute o programa WinDlg.exe. Se estiver executando Windows Vista (ou posterior), você precisará clicar com o botão direito do mouse no arquivo windlg.exe e escolher Run As Administrator (Executar como administrador).

Leia e aceite o contrato de licença para continuar.

Na tela principal do programa, existem duas janelas. Na janela superior, serão exibidas as unidades do sistema disponíveis para teste. Serão exibidos o número do modelo, o número de série, a capacidade e o status SMART de cada unidade. Na janela inferior, serão exibidas as informações sobre a partição da unidade selecionada.

Destaque a unidade e selecione o ícone na linha superior para testar ou executar o status do SMART.

Quando você seleciona o ícone de execução de testes, aparece a janela "DLGDIAG - Select an Option" (DLGDIAG – Selecione uma Opção).

Você verá as seguintes opções:
QUICK TEST (TESTE RÁPIDO) - executa o autoteste rápido da unidade SMART para reunir e verificar as informações do Data Lifeguard contidas na unidade.
EXTENDED TEST (TESTE ESTENDIDO) - executa uma verificação (varredura) completa na mídia para detectar setores com defeito. O teste pode levar várias horas para ser concluído, dependendo do tamanho da unidade.
ERASE - grava zeros na unidade, com opções de apagamento total (Full Erase) e apagamento rápido (Quick Erase). O sistema de arquivos e os dados serão perdidos.
VIEW TEST RESULT - mostra os resultados do último teste.

Selecione o teste que deseja executar e clique no botão Iniciar.

Uma vez concluído o teste, você será notificado por meio de uma mensagem de sucesso/falha. Clique no botão Fechar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...