Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4gb + 4gb ram ou 4gb + 8gb ram ??? amd ryzen 3 2200g


Ferndo.T

Posts recomendados

Tenho um Ryzen 3 2200G, e sei que, para jogos, é essencial que tenha memória RAM operando em Dual Channel.

 

Meu PC tem um pente de 4GB, e pretendo fazer um upgrade colocando mais um pente de 8GB, totalizando 12GB RAM (memórias de mesma frequência)

 

Sei que quando utilizamos memórias assimétricas (na quantidade de gigas) ocorre algo particular, que é uma "parcialização" do Dual Channel, sendo que, alguns gigas trabalham em Dual Channel entre os dois pentes (de forma simétrica) e o que sobra trabalha em Single Channel.

 

Para os Ryzen, é extremamente essencial utilizar memórias em Dual Channel quando se trata da utilização da Vega8, já que seu desempenho é consideravelmente melhorado.

 

A questão é: eu particularmente não encontrei dados que me mostrem o desempenho da Vega8 com memórias assimétricas (pentes com quantidades de gigas diferente), então estou com receio de comprar um pente de 8GB e minha máquina não dar o desempenho esperado, como é mostrado em vídeos, onde utilizam memórias simétricas em Dual Channel.

Também não quero comprar 2 pentes de 8GB e ter que descartar o meu de 4GB que já veio na máquina.

 

Agradeço as respostas desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferndo.T Eu pesquisei sobre isso uns dias atrás, e pelo que vi, 2x8Gb> 2x4Gb > 4gb + 8Gb > 1x 8Gb > 1x 4Gb.

 

Creio que o desempenho de 4Gb + 8gb seja 20% pior do que 2x 4Gb. Vou procurar a fonte que vi e lhe envio aqui.

 

Em alguns jogos chega a dobrar o FPS, não lembrava de ser tão significante.

Mas é isso, fique com 2x4 ou então 2x8gb. 

 

6gb é OK para o sistema, melhor pegar 2x4 e ter um desempenho melhor nos jogos (caso este seja seu foco).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!