Ir ao conteúdo

Overclock ryzen 5 3600x

Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal

Recentemente adquiri um ryzen 5 3600x (por conta de uma oportunidade que surgiu) e estou com dúvida se vale a pena fazer o overclock dele com a minha placa de vídeo para jogar alguns jogos AAA em 1080p 21:9 (AC Odyssey, AC Vallhala, RDR2). Comprei também um cooler da Gammax 400.

Minha configuração:

placa-mãe b450m gaming gigabyte 

Ryzen 5 3600x 

2 memórias HyperX 8 Gb 2666 MHz

RTX 2060 6 Gb 

Fonte Corsair CX 550 

Postado

O aumento da frequência do CPU sempre trás benefícios no desempenho, isto é inegável. Porém, este benefício sempre vem em detrimento de uma possível redução da vida útil do equipamento. A questão é: AGORA, você está sentindo falta de desempenho? Se sim, o overclock é imperativo. Se não, é facultativo. Eu uso meus equipamentos em stock e só faço overclock em momentos de necessidade, quando realmente estou precisando de mais desempenho. 

Minha GPU, por exemplo, só roda o ETS 2 1.38 em 30 FPS com overclock. Então, quando vou jogar ETS 2, entro no Afterburner e faço overclock. Parei de jogar, volto ela para o clock padrão. 

Postado
13 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

Boa tarde, pessoal

Recentemente adquiri um ryzen 5 3600x (por conta de uma oportunidade que surgiu) e estou com dúvida se vale a pena fazer o overclock dele com a minha placa de vídeo para jogar alguns jogos AAA em 1080p 21:9 (AC Odyssey, AC Vallhala, RDR2). Comprei também um cooler da Gammax 400.

Minha configuração:

placa-mãe b450m gaming gigabyte 

Ryzen 5 3600x 

2 memórias HyperX 8 Gb 2666 MHz

RTX 2060 6 Gb 

Fonte Corsair CX 550 

Seu processador é forte e já vem com overclock de fábrica, no seu lugar eu cogitaria primeiro um over nas memórias, 2666 é uma frequência muito baixa pra um kit como esse, pode ser isso que está segurando o desempenho total, principalmente porque os Ryzen se dão muito bem com frequências maiores.
Tente subir o clock pra no mínimo 3000mhz e faça o teste.

Postado

@Kleber Peters pois é, eu ainda não senti tanto, mas percebo que em jogos mal otimizados, os quais eu citei, a diferença maior ta no cpu. Tendo comprado um cooler interessante, cogitei em deixar em 4.2 GHZ, mas não sei se faria diferença. 

@NIGHT FALL eu nunca tinha olhado por esse lado, as memórias nunca foram tanto meu foco, provavelmente por ser leigo. Vale a pena fazer clock em memória? Com essa placa-mãe é seguro ?

Postado
20 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

@Kleber Peters pois é, eu ainda não senti tanto, mas percebo que em jogos mal otimizados, os quais eu citei, a diferença maior ta no cpu. Tendo comprado um cooler interessante, cogitei em deixar em 4.2 GHZ, mas não sei se faria diferença. 

Se o jogo é mal otimizado nada que você fizer vai resolver. CS: Go é maior prova disso, em hardware absurdamente fortes onde as máximas chegam a 500fps, as mínimas caem abaixo dos 200.

20 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

Vale a pena fazer clock em memória? Com essa placa-mãe é seguro ?

O princípio é o mesmo de fazer overclock no processaor, conseguir mais desempenho sem precisar pagar mais por isso, se vale a pena para o seu caso específico só fazendo pra ver o resultado.

Overclock hoje em dia é seguro, já existem inúmeras tecnologias pra impedir que algo queime, inclusive se o overclock der errado o a BIOS vai iniciar em modo seguro.

As minhas memórias por exemplo são 2666mhz de fábrica mas rodam a 3000mhz, e eu não paguei nada a mais por isso, talvez elas subissem até mais, porém como meu setup já está no limite pra usar esses 3000mhz isso não traria benefício, só estressaria o hardware.

Se quer aprender, segue tutorial bem simples.

Spoiler

Postado

@NIGHT FALL eu tenho vontade de fazer overclock, tanto do processador quanto das memórias ha algum tempo. Só que tenho bastante medo, visto o valor dessas peças no mercado hoje em dia. Gostaria de sentir segurança em fazer esse processo, só que talvez seja senso comum, mas tenho medo de ter problema por fazer, em frase popular, "viu ? Foi mexer com o que tava bom agora tá sem" kkk

Postado
18 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

@NIGHT FALL eu tenho vontade de fazer overclock, tanto do processador quanto das memórias ha algum tempo. Só que tenho bastante medo, visto o valor dessas peças no mercado hoje em dia. Gostaria de sentir segurança em fazer esse processo, só que talvez seja senso comum, mas tenho medo de ter problema por fazer, em frase popular, "viu ? Foi mexer com o que tava bom agora tá sem" kkk

Abdique desse conceito amigo, isso é coisa de gente atrasada. Overclock já foi um recurso forçado feito por entusiastas a muitas anos (Décadas na verdade) hoje em dia é algo tão comum que o próprio fabricante deixa liberado pra ser explorado e você não precisa ser nenhum expert no assunto pra conseguir um over estável, basta estudar um pouco sobre e garantir que seu hardware seja ideal para tal procedimento, principalmente no que diz respeito a refrigeração.

No seu caso específico se trata mais de curiosidade que ganho de performance, seu kit já é muito bom e seu processador já tem over de fábrica, mas se você pretende explorar não há porque ter medo, até porque você não vai colocar o processador a 5Ghz e com 1.4 de tensão, overzinho de leve pode não fazer bem, mas mal também não vai fazer.
Recomendo que comece pelas memórias seguindo o tutorial que enviei no comentário anterior, é bem mais simples e você vai pegando confiança, em seguida baixe o aplicativo Ryzen Master, ele te da todo o suporte necessário pra fazer um over seguro além de ter outras funções bem interessantes.

Postado
2 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

@NIGHT FALL você tem razão, não à toa o Ryzen Master é tão tranquilo de mexer. Legal, gostei da sua opinião, me fez olhar com outros olhos !

Se não fossem as pessoas que "mechem no que tava bom", nem sequer teríamos a possibilidade de brincar com overclock hoje. 😄😄

Ryzen master é uma ferramenta excelente, explore os recursos e funções que ele oferece, garanto que vai se divertir bastante. Pra testar se houve ganho de desempenho baixe algum benchmark sintético como Fullmark por exemplo ou use benchmark dentro de algum game como Farcry 5 ou Gta (Caso os tenha instalado), rode o benchmark, anote a pontuação final (Ou Fps mínimo e máximo), faça o over (á subindo devagar o clock, tipo de 3.6 pra 3.7), repita o benchmark e assim por diante, até você chegar no desempenho que procura, com a pontuação dos benchmarks fica fácil você ver o ganho real de performance e se realmente vale a pena manter o pc em over.
As memórias se chegarem a 3000 pode fixa-las pra uso diário.

Se precisar de qualquer ajuda quanto a isso, o fórum está a sua disposição.

Abraço

• Obrigado 1
Postado

@NIGHT FALL E ai, tudo certo ? Fiz o overclock aqui das minhas memórias (coloquei em 3000 MHz), senti uma boa diferença de desempenho em jogos. Eu gostaria de te perguntar algo que fiquei com dúvida. 

Um amigo meu trouxe as memórias que ele comprou para testar na minha MOBA e tentamos fazer o teste de overclock. Não consegui fazer overclock nas memórias dele (2 Hyperx 8 Gb 2400 MHz). Quando coloquei as minhas de volta (Hyper 8 Gb 2400 MHz e XPG Adata 2666 MHz, na mesma hora ja ligou como 3000 MHz, nem precisei configurar a BIOS). O que pode ser ?

Postado
14 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

@NIGHT FALL E ai, tudo certo ? Fiz o overclock aqui das minhas memórias (coloquei em 3000 MHz), senti uma boa diferença de desempenho em jogos

Os ryzen se dão muito bem com memórias mais rápidas.

15 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

Um amigo meu trouxe as memórias que ele comprou para testar na minha MOBA e tentamos fazer o teste de overclock. Não consegui fazer overclock nas memórias dele (2 Hyperx 8 Gb 2400 MHz). Quando coloquei as minhas de volta (Hyper 8 Gb 2400 MHz e XPG Adata 2666 MHz, na mesma hora ja ligou como 3000 MHz, nem precisei configurar a BIOS). O que pode ser ?

Porque você já tinha setado XMP e configurado o seu kit em 3000mhz, sua bios apenas salvou as configurações que você fez.

• Solução
Postado
49 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

@NIGHT FALL voce acha que realmente faz diferença eu usar 2 Hyperx ou 1 Hyperx e 1 XPG ?

Em questão de desempenho não porém usar memórias de marcas diferente pode causar conflito entre as memórias dependendo do chip utilizado, isso era bem comum nas DDR3, em DDR4 é mais raro mas ainda acontece.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!