Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@PlayerUzumaki

Bom dia.

Fui comprar ontem a placa de vídeo em uma loja local e o vendedor perguntou sobre a complicação e falou que não tinha como. Que colocar uma placa moderna com o meu processador, ia travar tudo. 

Mas, vou confiar em você mesmo. Decidi que no momento vou comprar a placa de vídeo, trocar a fonte. E em breve trocar os demais componentes.

Agora sobre a placa, está o dilema. Você me explicou que a melhor seria a 5500 xt, por ser mais potente e mais moderna. Quando você entra na Kabum, a de 4 gb está por 1399 e a de 8 gb está por 1599. Uma diferença de 200 reais para pegar o dobro de VRAM. 

Você também já me explicou que quantidade de VRAM não é muito importante a não ser para jogos acima de 1080p e para modelagem 3D. Mas o caso é que o principal programa que eu quero utilizar é o Solidworks que faz exatamente modelos de engenharia em 3D. 

Sei que provavelmente ocorrerá os gargalos, mas minha intenção é em um futuro próximo atualizar para os processadores mais recentes. O fato de por um período usar a placa limitada, teria o risco de estragar a mesma? 

E levando novamente a questão de um futuro upgrade de processador e placa-mãe, junto com a longevidade da máquina, não seria melhor gastar esses 200 a mais? 

Novamente muito obrigado.

Postado

@gbl.araujo

4 horas atrás, gbl.araujo disse:

Fui comprar ontem a placa de vídeo em uma loja local e o vendedor perguntou sobre a complicação e falou que não tinha como. Que colocar uma placa moderna com o meu processador, ia travar tudo. 

Mito, vai sim dar menos desempenho do que um processador atual como um Ryzen 5 3600 como por exemplo, mas travar não vai.

Agora sobre a placa, está o dilema. Você me explicou que a melhor seria a 5500 xt, por ser mais potente e mais moderna. Quando você entra na Kabum, a de 4 gb está por 1399 e a de 8 gb está por 1599. Uma diferença de 200 reais para pegar o dobro de VRAM. 

Você também já me explicou que quantidade de VRAM não é muito importante a não ser para jogos acima de 1080p e para modelagem 3D. Mas o caso é que o principal programa que eu quero utilizar é o Solidworks que faz exatamente modelos de engenharia em 3D. 

No seu caso então se der vale a pena gastar esses 200 a mais.

Sei que provavelmente ocorrerá os gargalos, mas minha intenção é em um futuro próximo atualizar para os processadores mais recentes. O fato de por um período usar a placa limitada, teria o risco de estragar a mesma? 

Não, só vai reduzir o desempenho mas nada que possa estragar algo.

Postado

@PlayerUzumaki acredita que não funcionou?? 

eu não entendo muito sobre montagem né, aí levei numa assistência aqui, rapaz montou tudo e não funcionou. Testou em outro pc e a placa tá ok. Ele disse q provável incompatibilidade da placa de vídeo com a placa-mãe.

Aí como esperançoso que sou, levei em outro; que deu a mesma coisa...

Agora partiu trocar tudo 

🥺🥺🥺

Postado

@gbl.araujo

1 minuto atrás, gbl.araujo disse:

acredita que não funcionou?? 

Como assim ? Era para funcionar normal, algo de errado não está certo.

2 minutos atrás, gbl.araujo disse:

eu não entendo muito sobre montagem né, aí levei numa assistência aqui, rapaz montou tudo e não funcionou. Testou em outro pc e a placa tá ok. Ele disse q provável incompatibilidade da placa de vídeo com a placa-mãe.

Assistência técnica de cidade pequena não é confiável (eu posso dizer isso com toda a certeza), ele deve ter feito alguma coisa errada  na hora de colocar a placa no seu PC.

Siga o tutorial e monte você mesmo, as peças são diferentes mas a montagem é a mesma.

@gbl.araujo

11 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@gbl.araujo

Assistência técnica de cidade pequena não é confiável (eu posso dizer isso com toda a certeza), ele deve ter feito alguma coisa errada  na hora de colocar a placa no seu PC.

Siga o tutorial e monte você mesmo, as peças são diferentes mas a montagem é a mesma.

Na verdade não é erro de montagem, é um erro de BIOS, pelo o que vi esse modelo de placa-mãe possui problemas para ligar com placas mais novas.

Tente atualizar a BIOS dela se não resolver tente fazer isso que achei nesse forum

https://www.hardware.com.br/comunidade/rx-xt/1508617/

Se não der também, você pode devolver a placa de vídeo (dentro de 7 dias que ela chegou) e comprar uma placa antiga ou criar um novo tópico para ver se alguém mais capaz do que eu possa te ajudar com esse problema. 

Postado
26 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@gbl.araujo

@gbl.araujo

Na verdade não é erro de montagem, é um erro de BIOS, pelo o que vi esse modelo de placa-mãe possui problemas para ligar com placas mais novas.

Tente atualizar a BIOS dela se não resolver tente fazer isso que achei nesse forum

https://www.hardware.com.br/comunidade/rx-xt/1508617/

Se não der também, você pode devolver a placa de vídeo (dentro de 7 dias que ela chegou) e comprar uma placa antiga ou criar um novo tópico para ver se alguém mais capaz do que eu possa te ajudar com esse problema. 

Vi o vídeo aqui todo e parece realmente não ser muito complicado.

Mas igual você falou aí, parece que tem essa incompatibilidade. Só não entendi nesse tópico que você enviou, se ele sempre precisa usar com 2 monitores ou se apenas para realizar a configuração de qual usar.

Uma opção que pensei aqui, poderia ser substituir a placa de vídeo do meu (GTX 1060 6gb) pela que comprei pra minha mãe.

o meu já é mais moderno.. tem Ryzen 5, placa B450m. 

será que a gtx funciona nessa placa-mãe??

de qualquer forma, muito obrigado pelo tempo disposto a ajudar.

Postado

@gbl.araujo

6 minutos atrás, gbl.araujo disse:

Só não entendi nesse tópico que você enviou, se ele sempre precisa usar com 2 monitores ou se apenas para realizar a configuração de qual usar.

Eu não sei dizer você pode tentar fazer só com um monitor mas não sei se vai funcionar.

6 minutos atrás, gbl.araujo disse:

Uma opção que pensei aqui, poderia ser substituir a placa de vídeo do meu (GTX 1060 6gb) pela que comprei pra minha mãe.

Seria uma troca de 6 por meia dúzia, as duas placas tem um desempenho quase igual.

7 minutos atrás, gbl.araujo disse:

será que a gtx funciona nessa placa-mãe??

Provavelmente sim, já que a 1060 é de 2016 e a última BIOS dela é desse mesmo ano.

9 minutos atrás, gbl.araujo disse:

de qualquer forma, muito obrigado pelo tempo disposto a ajudar.

Que nada, to com muito tempo livre mesmo, tenho que gastar de uma forma útil ajudar as pessoas leigas é o que posso fazer.

Postado

@PlayerUzumaki boa noite...

A saga da placa de vídeo continua.....

Trouxe ela pra minha casa hoje e instalei no meu computador.

Ela não da vídeo nenhum... nem a bios aparece.... no monitor fica escrito OUT OF RANGE.

Usei o tal do DDU e não resolveu.

Segue a configuração do meu pc:

placa-mãe: Biostar B450MHC

Memória: 8GB DDR4 2300

Processador: Ryzen 5 2200

Monitor: Asus VP247QG

Postado

@gbl.araujo

4 minutos atrás, gbl.araujo disse:

Ela não da vídeo nenhum... nem a bios aparece.... no monitor fica escrito OUT OF RANGE.

Isso ai já ta estranho, ta parecendo que a placa que esta com problemas.

Tenta acionar os RMA da loja e troca ela.

Postado

@PlayerUzumaki o cara que levei pra montar no da minha mãe testou em outro pc e funcionou....

tem vários relatos desse em fórum gringo. 

to pesquisando aqui... mas pensando seriamente em devolver nos 7 dias por arrependimento. 

agora, gbl.araujo disse:

@PlayerUzumaki o cara que levei pra montar no da minha mãe testou em outro pc e funcionou....

to pesquisando aqui... mas pensando seriamente em devolver nos 7 dias por arrependimento. 

Agora outro tipo de dúvida, esse caso de devolver em 7 dias que chegou... precisa ter algum motivo ou só arrependimento mesmo? E no caso eu abri a caixa, mas tá tudo certinho. Tem problema?

Postado

@gbl.araujo

1 minuto atrás, gbl.araujo disse:

Agora outro tipo de dúvida, esse caso de devolver em 7 dias que chegou... precisa ter algum motivo ou só arrependimento mesmo? E no caso eu abri a caixa, mas tá tudo certinho. Tem problema?

Que eu saiba não precisa de motivo nenhum, e não tem problema, se a caixa estiver 100% tudo bem.

o cara que levei pra montar no da minha mãe testou em outro pc e funcionou....

Esse Problema ta totalmente fora do meu conhecimento, é algo que nunca tinha visto antes, to tão perdido quanto você.

Postado

@L. Ribeiro

boa noite.

Sim, a parte do cabeamento foi eu mesmo quem fiz, mas acredito tá tudo ok. Ela chega a ligar os Fans sim. Da até o sinal no monitor, mas fica com essa mensagem de OUT of rage.

pelo que eu entendi lendo alguns tópicos, isso tá acontecendo porque ela tenta forçar 144 hz no monitor e ele só vai até 75 hz.

Testei apenas a porta HDMI.

10 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@gbl.araujo

Que eu saiba não precisa de motivo nenhum, e não tem problema, se a caixa estiver 100% tudo bem.

e eu preciso devolver todos os produtos do pedido ou posso devolver apenas a placa de vídeo? 

Postado

@gbl.araujo

3 minutos atrás, gbl.araujo disse:

pelo que eu entendi lendo alguns tópicos, isso tá acontecendo porque ela tenta forçar 144 hz no monitor e ele só vai até 75 hz.

Isso ai não é motivo, mesmo o monitor sendo de 60hz o jogo ou qualquer outra coisa pode estar a 500FPS que ainda vai funcionar (hz é quantos FPS seu monitor demonstra).

4 minutos atrás, gbl.araujo disse:

e eu preciso devolver todos os produtos do pedido ou posso devolver apenas a placa de vídeo? 

Acho que só a placa, mas antes pode tentar acionar o RMA da placa, mas a escolha é sua.

Postado

@PlayerUzumaki

Mas o RMA seria se ela não estivesse funcionando né?! O rapaz que instalou na sexta feira disse que testou em outro computador e que funcionou normal.

E lembra? Ela foi comprada pro computador da minha mãe, que tem aquela placa que não suporta. Aí já ia precisar mexer no meu e tudo mais.

Amanhã vou ligar pro técnico novamente pra ver se funcionou mesmo em outro pc.

Postado

@gbl.araujo

Mas o RMA seria se ela não estivesse funcionando né?! O rapaz que instalou na sexta feira disse que testou em outro computador e que funcionou normal.

Mas você viu se funcionou ? Se nem em seu computador novo funcionou não parece que ela esteja 100% também.

E lembra? Ela foi comprada pro computador da minha mãe, que tem aquela placa que não suporta. Aí já ia precisar mexer no meu e tudo mais.

Seria só trocar as placas de vídeo (a sua GXT 1060 pela RX 5500 XT)

Amanhã vou ligar pro técnico novamente pra ver se funcionou mesmo em outro pc.

Se você não conferir no olho, vão ser só palavras e palavras nem sempre são verdades.

• Solução
Postado
5 minutos atrás, gbl.araujo disse:

@L. Ribeiro

boa noite.

Sim, a parte do cabeamento foi eu mesmo quem fiz, mas acredito tá tudo ok. Ela chega a ligar os Fans sim. Da até o sinal no monitor, mas fica com essa mensagem de OUT of rage.

Testei apenas a porta HDMI.

O ideal seria testar as demais portas e ver se o vídeo é gerado através de alguma delas. O mouse e o teclado ligam e funcionam? Já tentou conectar em outro monitor?

Não precisa devolver todos os itens do pedido. Quando você for no site do lojista e escolher a opção de exercer o direito de arrependimento, será possível escolher os itens a serem devolvidos.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, L. Ribeiro disse:

O ideal seria testar as demais portas e ver se o vídeo é gerado através de alguma delas. O mouse e o teclado ligam e funcionam? Já tentou conectar em outro monitor?

O mouse e o teclado ligam o LED sim, agora se funciona eu não consigo ver. 

Amanhã pela manhã vou testar com a Display Port então. 

3 minutos atrás, L. Ribeiro disse:

Não precisa devolver todos os itens do pedido. Quando você for no site do lojista e escolher a opção de exercer o direito de arrependimento, será possível escolher os itens a serem devolvidos.

Ótimo, porque comprei uma fonte junto e pretendo continuar com ela. 

Deixa eu te explicar o meu caso. Essa placa foi comprada para ser utilizada em um pc para minha mãe que trabalha com modelagem 3D. Mas o computador dela tem uma placa-mãe antiga que não tem compatibilidade com as placas de vídeo mais novas.

Ai pensei em ficar com ela e passar a minha pra ela (1060 6gb), mas aí agora não estou conseguindo fazer ela funcionar nem no meu.

Se não funcionar no Display port, acho que a melhor solução vai ser devolver e pegar uma RX 580 que é da geração passada e parece que é compatível com a placa dela.

Postado

O mouse e o teclado ligam o LED sim, agora se funciona eu não consigo ver. 

Amanhã pela manhã vou testar com a Display Port então. 

Ótimo, porque comprei uma fonte junto e pretendo continuar com ela. 

Deixa eu te explicar o meu caso. Essa placa foi comprada para ser utilizada em um pc para minha mãe que trabalha com modelagem 3D. Mas o computador dela tem uma placa-mãe antiga que não tem compatibilidade com as placas de vídeo mais novas.

Ai pensei em ficar com ela e passar a minha pra ela (1060 6gb), mas aí agora não estou conseguindo fazer ela funcionar nem no meu.

Se não funcionar no Display port, acho que a melhor solução vai ser devolver e pegar uma RX 580 que é da geração passada e parece que é compatível com a placa dela.

Dá pra saber se o teclado está respondendo apertando o Caps Lock e observando se a luz correspondente apaga e acende. Quando puder, verifique.

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@gbl.araujo

Mas você viu se funcionou ? Se nem em seu computador novo funcionou não parece que ela esteja 100% também.

Seria só trocar as placas de vídeo (a sua GXT 1060 pela RX 5500 XT)

Se você não conferir no olho, vão ser só palavras e palavras nem sempre são verdades.

Realmente, eu não vi. Mas acredito eu que ele não teria motivos para mentir. Não foi ele quem vendeu a placa. 

O que falei em relação aos 75Hz Foi desse link 

https://community.amd.com/t5/graphics/rx-5700-xt-out-of-range-issue/td-p/153238

@L. Ribeiro

Certo. Amanhã bem cedo eu já consigo testar tanto as portas quanto o fato de teclado estar funcionando ou não.

muito obrigado pela disponibilidade

Postado

@gbl.araujo

O que falei em relação aos 75Hz Foi desse link 

https://community.amd.com/t5/graphics/rx-5700-xt-out-of-range-issue/td-p/153238

O post é de 2019, duvido que seja isso, pois nem todo mundo que compra uma placa potente tem um monitor equiparado.

Exemplo uma pessoa possui uma RTX 3090 que entrega 300 ou mais FPS só que está com um monitor de 144hz, funciona normal.

Não acho que seja por causa do monitor, acho que a placa está com defeito.

Mas posso estar errado também, eu ao menos nunca ouvi falar desse problema do post, estou me baseando no meu conhecimento.

Postado
10 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@gbl.araujo

O post é de 2019, duvido que seja isso, pois nem todo mundo que compra uma placa potente tem um monitor equiparado.

Exemplo uma pessoa possui uma RTX 3090 que entrega 300 ou mais FPS só que está com um monitor de 144hz, funciona normal.

Não acho que seja por causa do monitor, acho que a placa está com defeito.

Mas posso estar errado também, eu ao menos nunca ouvi falar desse problema do post, estou me baseando no meu conhecimento.

Neste fórum da AMD tem vários casos desse tal Out of Rage, nenhum com solução. 

Eu tentei colocar a minha placa para conseguir instalar os drivers da nova, mas no software da AMD não instala se ele não estiver conectado.

claro que isso pode ser algum erro meu e ter algum link para baixar os drivers direto. Mas tanto no site da Gigabyte quanto no da AMD, tem apenas esse.

Postado
7 horas atrás, L. Ribeiro disse:

Dá pra saber se o teclado está respondendo apertando o Caps Lock e observando se a luz correspondente apaga e acende. Quando puder, verifique.

Bom dia.

Segui a sua dica e coloquei o cabo Display Port. Funcionou normalmente. Instalei os drivers e inclusive consigo agora mudar para o HDMI.

Muito obrigado. 

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...