Ir ao conteúdo

Onde colocar SDD M2 com dissipador

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Oi, gente, tô com uma dúvida leve aqui. Eu comprei uma SSD M2 XPG Gammix S11, que vem com dissipador, e eu tenho uma placa-mãe que tem dissipador para o slot 2 M2 dela (Asus TUF Gaming X570-P/BR). Não sei ainda se tem como instalar um M2 com dissipador embaixo do dissipador próprio dessa placa-mãe, mas acredito que não.

De qualquer forma, gostaria de saber se é melhor eu instalar esse SSD no slot 1 mesmo ou usar apenas o dissipador da placa-mãe e instalar no slot 2? De qualquer forma, faz muita diferença dissipador pra SSD?

Valeeeeu

• Membro VIP
Postado

Principalmente o chipset quando a temperatura está mais alta, sua performance é reduzida, semelhante ao que ocorre com os processadores. O dissipador garante que o tempo para redução de temperatura seja menor e em teoria aumenta a vida útil.

Alguns SSDs vem sem dissipador, principalmente os que vão instalados em notebooks, neste caso você poderia instalar o SSD usando o dissipador da MoBo.

• Curtir 1
Postado

@dwatashi Siiim. O engraçado é q eu vi em alguns fórums a galera falando que o slot2 com dissipador dessa MoBo esquentava mais o M2 do q o slot1 sem dissipador, pelo fato do slot2 ficar bem próximo à GPU hehe

• Membro VIP
Postado

Nesse caso, o dissipador de calor é igual capacete amigo. voce vai ter de fazer a escolha de sofia e escolher entre remover o dissipador que veio com o o SSD para usar o da placa-mãe, ou usar o do SSD e não colocar o da placa-mãe de volta. Ou como bem disseram acima, use o slot livre

• Curtir 1
Postado

Boa tarde colega, vou entrar tardiamente na conversa, mas trazendo alguns aspectos práticos.

Olhei sua MB e ví que ela tem dois slots M.2 NVMe.Qual a diferença entre eles? Um é 3.0 e o outro é 4.0(mais moderno, embora já falem do 6.0 para o próximo ano).Se você olhar na página da descrição vai ver que a próxima á VGA é a 4.0 e a outra é 3.0.

O SSD Gammix é 3.0. Funcionará bem em qualquer dos slots.

Só que slot 4.o trabalha a 64Gb/s e o 3.0 a 32GB/s.

Moral da estória.Enquanto não tiver um SSD 4.0 pode manter esse Gammix  nesse slot próximo á VGA, mas quando tiver um 4.0, será vantajoso inverter.E o dissipador que vem na placa-mãe no slot 3.0   é só encaixado, pode retirar quando quiser, só tirar o parafusinho(recomendo guardar em local bem seguro).

Para quem gosta de detalhes:

https://adrenaline.com.br/noticias/v/59096/diagrama-em-bloco-do-chipset-para-placas-mae-amd-x570-aparece-na-internet

• Obrigado 1
Postado

@PedraX Uau, não sabia disso, pra mim os 2 slots M.2 dessa MoBo eram 32GB/s. Mas mesmo meu SSD sendo 3.0, ele se beneficiaria de um slot 4.0 ou daria na mesma que encaixar num 3.0?

Postado
14 horas atrás, samuelvaz disse:

Mas mesmo meu SSD sendo 3.0, ele se beneficiaria de um slot 4.0 ou daria na mesma que encaixar num 3.0

Não vai se beneficiar.Na prática instalar mais próxima á VGA é melhor porque lá existe um fluxo maior de ar.O slot mais baixo fica onde tem menos fluxo e portanto vai esquentar mais.Na verdade o dissipador que vem nesses SSD ou na placa-mãe não é muito efetivo, existem dissipadores muito melhores sendo vendidos de forma avulsa(só procurar).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...