Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu montei um pc que possui uma placa integrada e só descobri sobre dual channel dps da compra. Percebi que a memória de 8gb que comprei não é mt conhecida, então optei por fazer 2x4 com uma marca mais conhecida e com bons reviews. Eu teria meus 16 de RAM mesmo assim? Conseguiria ter bom desempenho em jogos que exigisse mt da ram? Tipo o cod, que acho que no ryzen 3 2200g so roda com 16gb(2x8)

Postado

@Jair Lima A memória de 8 GB de marca desconhecida, já que já era sua, poderia ser usada em par com qualquer outra, não justificando então comprar dois módulos de 4GB (quais por sinal tem péssimo custo/benefício). Para ter dual channel você precisa de pares de memórias de mesma capacidade. Sejam duas memórias de 8GB ou duas de 4GB, enquanto estiverem aos pares e conectadas aos slots de mesma cor (preferencialmente A2 e B2, que é o correto para um único par) então o dual channel funcionará. 

Se você adicionar mais uma memória a essas duas então o dual channel para de operar. Algumas placas mãe vão operar em flex mode, mas o desempenho é inferior ao dual channel real. Vai de você se quer mais capacidade ou mais desempenho, sendo que com menos de 16GB você vai ter impacto negativo no desempenho por falta de capacidade também. O certo é comprar dois módulos de 8GBs, pronto. Se já tem um, compre outro, não importando marca, modelo ou frequência. Claro que o novo que você vai comprar pode muito bom ser de boa marca e frequência, pois memórias genéricas geralmente queimam com certo tempo de uso e quando isso acontecer com essa que você tem, poderá comprar outra de boa frequência e ter um par de qualidade.

Marcas boas de memória: G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG

Filtro para comprar com bom custo/benefício: https://www.kabum.com.br/hardware/memoria-ram?pagina=1&ordem=3&limite=100&prime=false&marcas=["1128","75","292","171","2430","100"]&tipo_produto=[]&filtro=[["1510"],["1531","1528","1530","1525","1526","1524","1522","1520","1521"],["1542","1544","1543","1541"]]

Postado

@WOZ Dods Eu uso 2 pentes de memoria ddr4 hyperX 2400mhz de 4gb em dual e uso mais um de 8gb em single totalizando 16gb, tenho a placa-mãe asus b360m setei as memorias a 2666mhz que é a capacidade do meu i7 9700f, já comprarei o desempenho do meu com outros que estavam apenas com 2 módulos de 8gb e pelo menos no meu caso não vi diferença nenhuma, já tinha pesquisado e comparado isso quando eu estava com o meu i3 9100f e também não achava diferença

Postado

@acos Você não entendeu. Se você tem três módulos na sua MB então não está em dual channel. Capisco? Seu processador só vai habilitar dual channel se você tiver memórias em "pares".

Diferença de desempenho você vai perceber apenas com benchmarks. O dual channel não vai aumentar seus FPS ou reduzir tempo de carregamento. O ganho é perceptível apenas em testes específicos.

Postado
3 horas atrás, acos disse:

@WOZ Dods Eu uso 2 pentes de memoria ddr4 hyperX 2400mhz de 4gb em dual e uso mais um de 8gb em single totalizando 16gb, tenho a placa-mãe asus b360m setei as memorias a 2666mhz que é a capacidade do meu i7 9700f, já comprarei o desempenho do meu com outros que estavam apenas com 2 módulos de 8gb e pelo menos no meu caso não vi diferença nenhuma, já tinha pesquisado e comparado isso quando eu estava com o meu i3 9100f e também não achava diferença

Isso, como eu havia falado no inicio

Postado

@acos Como eu também já disse, você verá a diferença apenas em benchmarks. No uso é difícil demais de detectar qualquer diferença, pois na maioria dos processadores (especialmente Intel) é mínima. Nos Ryzen é gritante, mas mesmo assim só pode ser medida com benchmarks.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!