Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, tenho um notebook antigão, rodava WindowsXP, mas agora está com Linux.

O modelo é Dell Latitude 131L, com CPU AMD Turion 64MK-36, com 2GBRAM.

Estou procurando CPU para upgrade e achei em alguns sites algumas opiniões para colocar o Turion 64 X2 TL-60 mas verifiquei que tem duas versões, de 31W ou 35W, sendo que o atual é 31W.

Como não conheço essa linha de CPU  queria saber: a BGA(pinagem) será compatível nessa placa-mãe e se posso pensar em versões até superiores como a TL-68.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Turion_64.

Postado

@PedraX Geralmente quando o processador é BGA quer dizer que é soldado na placa-mãe e só da para retirar com equipamento dedicado.

Quando é PGA (não sei se na AMD também é assim) que se pode retirar e colocar outro com o mesmo TDP e do mesmo soquete/chipset, como um exemplo da para colocar um i5-2450M em um notebook com um i3-2330M.

E pelo o que vi a placa-mãe do seu note só suporta 2 processadores esse seu atual e o Turion 64MK-38 que só tem um pouco de clock a mais.

2 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

E pelo o que vi a placa-mãe do seu note só suporta 2 processadores esse seu atual e o Turion 64MK-38 que só tem um pouco de clock a mais.

Da para ver isso só olhando para a nanometragem dos dois processadores, sendo o Turion 64 X2 TL-60 65nm e o seu atual 90nm.

Postado

@PedraX mesmo assim pelo o que vi só tem como por 2 processadores nesse sua placa-mãe o Turion 64MK-36 e o Turion 64MK-38, posso estar errado mas foi o que achei.

Esses processadores da AMD mobile antigos são muito difíceis de achar informações sobre.

Postado

ok.É que ví em site gringo sobre esse modelo 131L e falaram do processador TL-60, mas achei estranho porque a TDP é maior, bom vou continuar pesquisando então.

Postado

@PedraX Como eu disse posso estar errado, mas acho difícil um processador de 65nm funcionar em uma placa-mãe de 90nm (principalmente nos mobile) já que de 32nm para 22nm (segunda e terceira gen da intel) alguns notes não suportavam a terceira apenas alguns.

Mas boa sorte na sua pesquisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!