Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, boa tarde, bom dia,

É o seguinte, comprei um nobreak dos bons 3000va, caro da NHS, senoidal puro de dupla conversão, coisa fina pra rodar nos meus eletrônicos aqui de casa (PC, TV, Videogames, Home Theater, Modem, Impressora) pra manter isso tudo funcionando o tempo todo, não abro mão de um bom nobreak para segurar o meu setup quando a energia eventualmente cair, nem adianta me dizer pra comprar um filtro de linha e vender o nobreak que eu não vou fazer isso. Então, ele é muito bom, só que depois de uns 3 minutos que ele liga ele começa a girar uma turbina dentro que faz um barulho no mínimo desconfortável para assistir TV, jogar e dormir, então pensei por que não tirar o fan que está fazendo esse barulho já que o meu setup não excede 50% da capacidade do Nobreak (sim, eu liguei tudo ao mesmo tempo e o painel marcou quarenta e poucos porcento da capacidade do nobreak), coloquei a mão atrás e a ventania que saia nem era quente igual a do PC gamer que tenho, aí meio que vim aqui especular com vocês: vocês acham que posso tirar esse fan barulhento para ter sossego e não superaquecer o nobreak da NHS? O que vocês acham do caso? O nobreak em questão é esse:

https://www.nhs.com.br/produtos/nobreak-premium-on-line-3000va/

Deem suas opiniões a vontade.

• 1 ano depois...
Postado

Qualquer pessoa razoável diria para você, não faça isso, tem risco de super-aquecimento e mesmo incêndio! Por isso o fabricante não oferece a opção.

Tampouco quero ser responsável se a sua casa queimar. Mas se a sua pergunta é "alguém já fez sem perder a casa num incendio", pessoalmente eu já fiz isso e até hoje a casa não queimou. Nem o nobreak queimou.

Os grandes nobreak da NHS até tem medição da temperatura na telinha. Sem a ventoinha, passou de tipo 35 à 42 graus, ou seja ainda tolerável. Eu tampouco uso coisa muito pesada neles. Uso um NoBreak NHS com uma bateria de 45ah só para manter o mínimo para a minha conexão internet durar horas em caso de falta de luz (um modem, um switch, um roteador e dois raspberry 4). Provavelmente se conectar aparelhos até o máximo da capacidade do seu nobreak seria arriscado. Claro depende onde você mora. Eu morro nas alturas do Rio de Janeiro e nos piores dias de verão não chega a 35° (temperatura real, não "sensação"). Se você vive em Goiás, desligar a ventoinha pode não ser nada razoável, pelo menos no verão.

Eu já pensei em usar um Arduino para ligar somente se a temperatura chegasse à uma certa temperatura, mas não cheguei a fazer. 

O noBreak deve esquentar bastante no caso de usar a bateria, ou seja teria que medir a temperatura dele no dia que faltar energia para ter certeza.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...