Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bom? 

Ontem meu PC estava ligado, baixando uns arquivos, então só desliguei os monitores e deixei ele lá. Foi aí que percebi que o PC desligou. Quando fui ligar ele hoje, percebi que estava dando erro de CPU FAN. Entrei na BIOS e a temperatura lá chegava a quase 80 graus celsius. 

A fan externa funciona sem problemas, então, imagino que o problema possa ser no pump. Ou será que pode ser o plug da cpu fan? 

Na BIOS não aparece o water pump... Mas tb não sei se antes aparecia. 

Será que só trocando o wc resolve? Ou ainda tem o perigo de ser o head do CPU Fan? Desculpa se a pergunta é básica, tá? Sou meio novato em hardware. 

Seria um Corsair H60

Postado

O H60 mais novo a bomba usa alimentação pelo cabo sata e o cabo de 3-pinos apenas reporta a rotação para a placa-mãe.

Mas as edições anteriores a bomba usa alimentação pelo conector da placa-mãe com a recomendação de ser ligada com controle de rotação desativado.

Nesse caso existe possibilidade de ser problema no conector.
Mas geralmente os casos são problema da bomba.

O wc ainda está dentro do prazo de garantia?
A Corsair oferece 5 anos de garantia nacional.

Postado
1 hora atrás, EdsonSM disse:

O H60 mais novo a bomba usa alimentação pelo cabo sata e o cabo de 3-pinos apenas reporta a rotação para a placa-mãe.

Mas as edições anteriores a bomba usa alimentação pelo conector da placa-mãe com a recomendação de ser ligada com controle de rotação desativado.

Nesse caso existe possibilidade de ser problema no conector.
Mas geralmente os casos são problema da bomba.

O wc ainda está dentro do prazo de garantia?
A Corsair oferece 5 anos de garantia nacional.

Muito obrigado pelo retorno! 

Infelizmente é bem mais antigo que isso. 

Então existe mesmo a possibilidade de ser no conector, né? Como não tenho nenhum cooler reserva, acho que vou ter que mandar para assistência testar. Triste...

Postado

Você até poderia ligar a bomba em outro conector e alguma fan do gabinete no cpu fan.

Mas se o wc estiver de fato não funcionando mais é melhor evitar usá-lo para não correr o risco de prejudicar o cpu.

Postado
14 horas atrás, EdsonSM disse:

Você até poderia ligar a bomba em outro conector e alguma fan do gabinete no cpu fan.

Mas se o wc estiver de fato não funcionando mais é melhor evitar usá-lo para não correr o risco de prejudicar o cpu.

Boa.... vou trocar o conector. Vou colocar a bomba no CHA-FAN e a fan no CPU_FAN. Vou ver no que dá.

Edit: (5 min depois)

Realmente. Troquei os dois (aliás, até ví um fórum falando que o ideal é a bomba estar no CHA-FAN e a fan estar na CPU_FAN... não sei até onde vocês concordam com isso, né. ) - aí deu na mesma. Acredito que o problema realmente seja na bomba.

Sendo na bomba, acho que vou trocar por um cooler com dissipador mesmo. O dólar tá um absurdo...rsrs. Vou ter que dar uma pesquisada para saber qual é bom hoje em dia.

Postado

Ainda bem que é o wc e não a placa-mãe.

A bomba pode ser ligada em qualquer conector, o mais importante é que seja ligada em 12V ou seja em full speed.
Caso contrário a variação de volta,gem afetará o fornecimento de energia, prejudicando o funcionamento e a vida útil do motor da bomba.
Já vi casos que o led da bomba mal chega a funcionar direito.

A Corsair e NZXT tem water coolers que a bomba usa a alimentação pelo cabo sata da fonte, e esses independem do controle do conector.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!