Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Tenho um notebook Lenovo B490, guerreiro que está comigo desde de 2013. Apesar de nunca ser um topo de linha, passei por todo meu período da faculdade com ele, e, até pouco tempo, mesmo com os defeitos, estava me servindo para estudar e fazer alguns projetos. 

Recentemente, entretanto, ele começou a apresentar alguns problemas de desempenho. O maior problema foi que eu percebi que, em diversas tarefas, o uso do disco é de 100%. Minha ideia era comprar um Note novo e aposentar o guerreiro, mas vi que a grana ainda tá curta, então decidi, pelo menos temporariamente, comprar um SSD e expandir a Memória Ram para mais 4GB, totalizando 8GB.

Como eu tô um pouco enferrujado com Hardware, gostaria de uma ajuda para decidir se é possível atualizar, se vale a pena, etc.

Algumas informações do meu note obtidas com o Speecy:

Memória RAM:

Memory slots
    Total memory slots    2
    Used memory slots    1
    Free memory slots    1
Memory
    Type    DDR3
    Size    4096 MBytes
    Channels #    Single
    CAS# Latency (CL)    11 clocks
    RAS# to CAS# Delay (tRCD)    11 clocks
    RAS# Precharge (tRP)    11 clocks
    Cycle Time (tRAS)    28 clocks
    Command Rate (CR)    1T
Physical Memory
    Memory Usage    76 %
    Total Physical    3.84 GB
    Available Physical    908 MB
    Total Virtual    7.64 GB
    Available Virtual    3.29 GB
SPD
    Number Of SPD Modules    1
        Slot #1

Placa-mãe:
    Manufacturer    LENOVO
    Model    37722XP (CPU Socket - U3E1)
    Version    Win8 STD EM DPK TPG
    Chipset Vendor    Intel
    Chipset Model    Ivy Bridge
    Chipset Revision    09
    Southbridge Vendor    Intel
    Southbridge Model    HM77
    Southbridge Revision    04
        BIOS
            Brand    LENOVO
            Version    H1ET75WW(1.18)
            Date    27/06/2013
        PCI Data
                Slot PCI-E
                    Slot Type    PCI-E
                    Slot Usage    Available
                    Data lanes    x1
                    Slot Designation    ExpressCard Slot
                    Characteristics    Hot Plug
                    Slot Number    0
                Slot Other
                    Slot Type    Other
                    Slot Usage    Available
                    Bus Width    Other
                    Slot Designation    Media Card Slot
                    Characteristics    Hot Plug
                    Slot Number    1

HD

Manufacturer    Seagate
    Heads    15
    Cylinders    60.801
    Tracks    15.504.255
    Sectors    976.768.065
    SATA type    SATA-II 3.0Gb/s
    Device type    Fixed
    ATA Standard    ATA8-ACS
    Firmware Version Number    2AR20002
    LBA Size    48-bit LBA
    Power On Count    7518 times
    Power On Time    552,9 days
    Speed    5400 RPM
    Features    S.M.A.R.T., APM, NCQ
    Max. Transfer Mode    SATA II 3.0Gb/s
    Used Transfer Mode    SATA II 3.0Gb/s
    Interface    SATA
    Capacity    465 GB
    Real size    500.107.862.016 bytes
    RAID Type    None

-Pra atualizar pra mais 4GB, as memórias devem ser identicas? Ou é melhor ou procurar um pente de 8GB?

-Esse HD Sata II. Eu consigo substituir por um SSD Sata III nessa placa?

-Pelo que vi, ele também possui PCI-E. Também consigo colocar um SSD nessa PCI-E?

Se você leu até aqui, agradeço desde já, e desejo um bom fim de ano!

Postado

Acredito que esse notebook use ddr3 pc3l, mas baixe o cpuz e veja na aba spd  se é mesmo pc3-12800 e se a tensão é 1.35v. pois ja vi o mesmo com algumas diferenças.

se ele tiver leitor de cd você pode comprar um caddy e inserir um ssd 2.5 polegadas sata nele, se não tiver vai ter que colocar no lugar do hd mesmo.

pode comprar outro pente de 4gb e colocar.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

Bom dia, eu não sei qual é o seu processador, não foi postado, mas se for este, para compatibilidade com a memória

Processador Intel® Core™ i3-3110M

Cache 3M, 2.40 GHz

memória compatível

Especificações de memória

Tamanho máximo de memória (de acordo com o tipo de memória) 32 GB

Tipos de memória DDR3/L/-RS 1333/1600

Nº máximo de canais de memória 2

Largura de banda máxima da memória 25.6 GB/s

Compatibilidade com memória ECC ‡ Não

Observação: Memórias trabalham melhor sendo iguais, em relação ao SSD só o sata e não M.2, já que o barramento é antigo, mesmo colocando com o SSD vai melhorar bem, veja também se pode trocar o processador para 1 core I7.

Observação 2: Coloque o processador você não especificou.

• 1 ano depois...
Postado

@tarcisiohlima Olá, Tarcisio. Dois anos e meio depois, como está sua situação? Fez upgrades? Comprou um computador novo? Tenho esse mesmo notebook, Lenovo B490. Realmente ele é um guerreirinho. Está prestes a completar incríveis 10 anos de uso

Fiz a limpeza interna completa, a troca da pasta térmica e a troca do HD por um SSD. Passou de 1 minuto e 22 segundos de tempo de inicialização para apenas 15 segundos. Abre tudo mais rápido. Deu uma nova vida ao computador. Estou muito feliz com os resultados, então aproveito para deixar registrado aqui para caso tenha alguém com esse mesmo aparelho e não tenha condições de comprar um novo

Vale muito a pena fazer essas manutenções nele. No YouTube vi muitos vídeos explicando como fazer esses procedimentos. Enfim, depois desses resultados positivos fiquei confiante e já encomendei mais memória RAM para completar 8 giga. Penso também em fazer um upgrade no processador. Estou estudando mais e vendo as possibilidades

Se tiver alguém que possa ajudar, agradeço: O processador que já vem nele é o i3 3110M. Consigo ver YouTube e acessar o Chrome normalmente, com alguns poucos engasgos nos vídeos no início do play mas depois estabiliza e fica bom. No gerenciador de tarefas indica uso de 75% do processador em média. Então acredito que fazendo um upgrade no processador daria uma aliviada nisso

Nessa página indicam os processadores possivelmente compatíveis com o socket G2 (988B rPGA) desse notebook: https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_i3_Mobile/i3-3110M_(PGA).html. O que eu queria é o i7-3632QM, por ter mais núcleos, permitindo fazer mais coisas simultâneas, se assim entendi certo. Porém, nessa página diz ter 50% de chances de dar certo esse upgrade

Postado

Que bom que o upgrade deu certo... Eu tenho um Sony Vaio vpceb17fb (bem velhinho mesmo) e ele sempre foi um ótimo notebook... só começou a pecar pra mim em termos de desempenho mesmo. 

Comprei um SSD sata e 2 pentes de memória de 4gb... O meu processador ainda é um Core i3 de primeira geração (330m). Eu to um pouco enferrujado com essa questão de hardware e percebi que mesmo colocando 8gb em dual channel, ainda ocorre alguns engasgos... É por causa do meu processador que é de uma geração muito antiga ou do pente de memória que pode estar ruim?

alguém pode me ajudar? 🙂

Que bom que o upgrade deu certo... Eu tenho um Sony Vaio vpceb17fb (bem velhinho mesmo) e ele sempre foi um ótimo notebook... só começou a pecar pra mim em termos de desempenho mesmo. 

Comprei um SSD sata e 2 pentes de memória de 4gb... O meu processador ainda é um Core i3 de primeira geração (330m). Eu to um pouco enferrujado com essa questão de hardware e percebi que mesmo colocando 8gb em dual channel, ainda ocorre alguns engasgos... É por causa do meu processador que é de uma geração muito antiga ou do pente de memória que pode estar ruim?

alguém pode me ajudar? 🙂

alguém pode me ajudar? 🙂

• 2 semanas depois...
Postado

@Roberto_Brito Olá. Não tinha visto antes sua mensagem. Não recebi notificação. Só fui ver que tinha resposta porque acessei o site novamente para ver um outro tópico. Bom, ao meu ver o gargalo pode ser o processador sim. Dependendo do tanto que você usa e a intensidade, acredito que ainda dá para usá-lo de boa. O meu por exemplo é de terceira geração e, caso queira abrir muitas abas do navegador, trava de vez em quando. Fora isso, para uso básico, supre bem.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!