Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, para especificação essa é a minha Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4.

Eu como sou bem leigo no assunto de montagem de pc, montei uma máquina sem fans algumas, pois eu realmente esqueci da existência delas, eu só fui reparar nisso, quando meu computador começou a desligar por superaquecimento.

Esse é o meu Setup atual:

Placa de vídeo: GTX 750 TI

Processador: Ryzen 3 3100

Fonte: Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS002

Eu tenho esse GABINETE GAMER PICHAU GADIT X LATERAL VIDRO TEMP, PGG-X01, e aparentemente ele tem suporte a 6x fans de diversos tamanhos, porém eu não tenho a mínima ideia da portabilidade da parte da minha placa-mãe, então se puderem me tirar essa duvida de como lidar com isso, além de se possível me passarem algumas fans custo benefício para eu comprar, agradecido desde já.

Postado

Tem certeza que é por superaquecimento? Você monitorou as temperaturas? Sua configuração consome muito pouco, mesmo sem fan algum não deveria chegar a ponto de desligar por superaquecimento...

Sua placa-mãe tem entradas pra 2 ventoinhas, se quiser mais que isso vai ter que usar um splitter, controladora ou ligar direto na fonte. Mas 2 já é o suficiente, bota uma na frente, na altura do meio, jogando ar na placa de vídeo, e uma atrás, jogando o ar pra fora, que já tá mais que bom. Dá uma olhada nos CM SickeFlow ou DeepCool RF 120.

Postado

Eu suponho que seja por super aquecimento, pois, depois desse evento, eu baixei um programa da AMD, o AMD Ryzen Master para monitorar a temperatura, e ela normalmente, sem nenhum jogo aberto, fica a uma média de 60~70°C, o que eu não tenho a menor ideia se é muito.

Postado
2 minutos atrás, BrenoR03 disse:

Eu suponho que seja por super aquecimento, pois, depois desse evento, eu baixei um programa da AMD, o AMD Ryzen Master para monitorar a temperatura, e ela normalmente, sem nenhum jogo aberto, fica a uma média de 60°C, o que eu não tenho a menor ideia se é muito.

É alto, pode ter algo errado na instalação do cooler. Mas não é crítico... Só é superaquecimento se você ver indo a 95+ (antes disso não vai desligar), tem que testar em estresse pra ver. Roda um Prime95 small FFT e vê se chega perto dessa temperatura.

Postado

Desculpa, como eu disse mais cedo, eu sou bem leigo, sabe me dizer onde eu consigo baixar esse programa, e se eu preciso fazer algum tipo de configuração especifica?

Postado
agora, BrenoR03 disse:

Desculpa, como eu disse mais cedo, eu sou bem leigo, sabe me dizer onde eu consigo baixar esse programa, e se eu preciso fazer algum tipo de configuração especifica?

Então baixa o OCCT. No teste, escolhe "configuração de dados pequena" e dá play. Roda uns 15 minutos e vê a temperatura que chega, se for superaquecimento mesmo muito provavelmente vai chegar nos 90~100 graus e desligar antes disso.

Postado

Então, eu acabei de tentar de fazer o teste no programa, deus uns 3 segundos e o Pc desligou, imagino que isso seja um sinal.

9 minutos atrás, Shaman93 disse:

É alto, pode ter algo errado na instalação do cooler.

Só pra esclarecer, o único cooler que eu tenho atualmente é o do processador, e como foi eu mesmo que instalei, pode mesmo ser erro de instalação.

Postado
5 minutos atrás, BrenoR03 disse:

Então, eu acabei de tentar de fazer o teste no programa, deus uns 3 segundos e o Pc desligou, imagino que isso seja um sinal.

Só pra esclarecer, o único cooler que eu tenho atualmente é o do processador, e como foi eu mesmo que instalei, pode mesmo ser erro de instalação.

Então é superaquecimento mesmo, mas provavelmente por problema na instalação do cooler. Ele tá apertado até o final? Os parafusos exigem alguma forcinha (muito cuidado pra chave não escapar na placa-mãe!), mas devem estar apertados até um ponto em que não rosqueiam mais. Aperta nas diagonais, fazendo como se fosse um "X", e um pouco de cada vez (repete o aperto umas 2 ou 3 vezes em cada parafuso), pra descer por igual. O contato tem que ser completamente firme.

Postado

Deve ser isso, eu lembro que quando eu instalei, estava com medo de rosquear demais e machucar de alguma forma a placa-mãe.. Acho que vou tirar esse final de semana pra reabrir o gabinete e reinstalar o Fan. Sabe me dizer se tem algum problema se eu continuar a usar o computador da maneira que está?

Postado
1 minuto atrás, BrenoR03 disse:

Deve ser isso, eu lembro que quando eu instalei, estava com medo de rosquear demais e machucar de alguma forma a placa-mãe.. Acho que vou tirar esse final de semana pra reabrir o gabinete e reinstalar o Fan. Sabe me dizer se tem algum problema se eu continuar a usar o computador da maneira que está?

De repente tenta só apertar primeiro.  Ao tirar o contato, a pasta deforma e ao unir de novo há tendência de formar bolhas de ar e prejudicar a dissipação, então se você remover o cooler deve limpar a pasta térmica e reaplicar uma nova também. Se for pra uso leve e enquanto usa você monitorar a temperatura e não deixar passar de uns 80, 85 graus, a princípio sem problema. Mas eu tentaria ver isso o quanto antes.

Postado

Boa noite, atualização aqui, eu apertei os parafusos do fan do processador até o máximo.

Eu tinha lembrado que eu havia ligado o D.O.C.P na bios, e não sei se isso fez algum diferença, mas só citando isso mesmo. Agora eu estou monitorando a temperatura da CPU no programa Hwinfo, e está me dando um média de 50°C sem nada aberto, só o computador ligado mesmo, não sei qual seria a temperatura média para o meu setup, mas é isso que está dando.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...