Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

clock da ram na bios/cpu-z


Kewux

Posts recomendados

Boa noite senhores(as)

Sendo bem rápido e só mandando o necessário:
Muito recentemente, coisa de 1 mês atrás, troquei o setup do meu PC e coloquei 16gb de RAM DDR4 em uma placa-mãe ASUS PRIME-A320M-K-BR.
As RAMS são duas HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz (Link: https://www.kabum.com.br/produto/104448/memoria-hyperx-fury-rgb-8gb-3000mhz-ddr4-cl15-preto-hx430c15fb3a-8)

Quando eu ligo meu PC e confiro o CPU-Z (E na BIOS), ele mostra que essa memória esta rodando a 2.4mhz, porém eu gostaria que ela rodasse no "stock" dela, 3000mhz, aí fica as perguntinhas:

1. Posso simplesmente ir na BIOS, a confg da memória que esta no AUTO e colocar 3000mhz sem ao menos mexer na tensão da placa-mãe que esta 1.2v ?
2. Caso eu mexa e precise mexer na tensão, o certo/seguro seria colocar 1.35v como já vi em vários posts do reddit e como sugestiona o CPU-Z ?

PS: Meu processador é um Ryzen 3 3300x e assim como a placa-mãe, eles sim suportam 3000mhz, já fiz toda essa pesquisada em questão a isso.

obrigado.
image.png.95d618fc2cc67767480ae2f52267214b.png
@edit. esqueci de anexar essa imagem aqui como podem ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Kewux disse:

Quando eu ligo meu PC e confiro o CPU-Z (E na BIOS), ele mostra que essa memória esta rodando a 2.4mhz, porém eu gostaria que ela rodasse no "stock" dela, 3000mhz, aí fica as perguntinhas:

Negativo, a aba SPD não é quanto está rodando, é apenas uma lista de perfis e nomes do pente. Se quiser saber as specs de fato, tem que ir em Memory.

 

13 minutos atrás, Kewux disse:

1. Posso simplesmente ir na BIOS, a confg da memória que esta no AUTO e colocar 3000mhz sem ao menos mexer na tensão da placa-mãe que esta 1.2v ?

Não. Você precisa ativar o XMP / DOCP se não quiser ter o trabalho de fazer o overclock manualmente.

 

13 minutos atrás, Kewux disse:

2. Caso eu mexa e precise mexer na tensão, o certo/seguro seria colocar 1.35v como já vi em vários posts do reddit e como sugestiona o CPU-Z ?

Sim, inclusive pode até mais. Eu sempre digo para jogar em 1.4v direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Imakuni disse:

Não. Você precisa ativar o XMP / DOCP se não quiser ter o trabalho de fazer o overclock manualmente.

 

Sim, inclusive pode até mais. Eu sempre digo para jogar em 1.4v direto.


Sobre o não: Isso é muita dor de cabeça de fazer ou vai aqui e ali e desabilita/habilita coisas x/y ?

Valeu, vou deixar 1.350v então xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Imakuni disse:

É literalmente só ir na bios e mudar um campo.

Então mano (Foi mal a demora tinha ido dormir)
Fui na BIOS e logo ali quando você abre, eu coloquei o profile da XMP, aí me mostrou o que mudou, dei enter, rodei o memtest por 2hrs, não deu erro/reiniciada nenhuma e tá tudo de boa até então, já deixei umas 5~7 abas no chrome, 2 jogos abertos (e no full) pra dar uma outra "estressada KKKKKKKKK" e até agora não tive nenhuma instabilidade.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!