Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fita Led RGB com defeito


Posts recomendados

Olá a todos, comprei uma fita Led RGB no Aliexpress modelo: 2835, aquelas com Led simples(vermelho, azul e verde)

 

Instalei tudo porém depois de uma semana usando notei um defeito no Led e queria ver se tem solução, deixei duas fotos e dois vídeos para mostrar o que acontece, mas basicamente eu coloco a cor vermelha e alguns Leds azuis que eram pra ficar desligados ascendem, o mesmo acontece quando eu ligo o Led azul e alguns Leds vermelhos que eram pra ficar desligados ascendem, isso não acontece quando eu ligo o Led verde.

 

link dos vídeos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLGkVPTk_MAidXoKX_SeicYNK6jnzC3eWN

 

def foto 1.jpeg

def foto 2.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O defeito parece só um led, não? Você pode "matar" esse led. E pra não desligar o circuito, coloque uma solta direta entre os pontos onde o led estava.

 

Agora se o problema for em uma sequência de leds, talvez você precise inverter o circuito entre as cores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Math.Pi disse:

O defeito parece só um led, não? Você pode "matar" esse led. E pra não desligar o circuito, coloque uma solta direta entre os pontos onde o led estava.

 

Agora se o problema for em uma sequência de leds, talvez você precise inverter o circuito entre as cores.

Então, esse defeito já apareceu em um Led lá da ponta direita, então eu coloquei uma fita durex para não ficar aparecendo, mas infelizmente voltou a aparecer dessa vez nesse Led que eu mostrei, eu não entendi muito bem esse "inverter o circuito entre as cores" poderia me explicar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Math.Pi disse:

Se o problema é em 1 led, esqueça isso.

Ok. Acho que vou continuar seguindo com a estratégia de cobrir o led defeituoso com fita Durex, A questão é, eu cobri o primeiro led defeituoso com Durex e um segundo led com defeito surgiu, vou cobrir esse led de novo e vai surgir um terceiro led com defeito. Então no caso o problema é que essa fita led é de péssima qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Math.Pi disse:

É possível. Mas não sei como é sua fita. Se é um led pra cada cor ou os leds são RGB.

é uma fita led RGB mas cada led tem uma cor, ou seja se eu quiser a cor laranja, vai ligar os leds vermelhos e verdes, eu estou notando agora um problema que quando eu coloco na cor vermelha, todos os leds azuis ascedem também, mas com uma intensidade bem mais fraca, o mesmo acontece quado eu ligo na cor azul, todos os leds vermelhos ascendem numa intensidade menor, não sei se tem como resolver, talvez aquele procedimento que você tinha citado antes

WhatsApp Image 2020-12-08 at 23.10.07 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-12-08 at 23.10.07 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-12-08 at 23.10.07.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, Cristian Villarinho disse:

coloco a cor vermelha e alguns Leds azuis que eram pra ficar desligados ascendem, o mesmo acontece quando eu ligo o Led azul e alguns Leds vermelhos que eram pra ficar desligados ascendem

Se são leds de cores fixas e conexões separadas, devem estar trocados entre si na fita naquela posição. Não consigo vislumbrar outra explicação.

Não explico porque você achou que estava ok por uma semana, ok?

 

 

26 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

enviar uma nova controladora

se o problema for na fita, outra controladora não resolve...

 

 

27 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

leigo no assunto

De fato isso dificulta um pouco. E sim... de fato:

28 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

não tem muito o que eu fazer...

... a não ser lhe desejar...

boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

Se são leds de cores fixas e conexões separadas, devem estar trocados entre si na fita naquela posição. Não consigo vislumbrar outra explicação.

Não explico porque você achou que estava ok por uma semana, ok?

Sou leigo no assunto, vou falar com o vendedor para ele me enviar uma nova controladora, parece que é isso que esta causando todo o problema de eu colocar uma cor e outra ascender indesejadamente, se isso não resolver não tem muito o que eu fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 08/12/2020 às 22:43, Cristian Villarinho disse:

A questão é, eu cobri o primeiro led defeituoso com Durex e um segundo led com defeito surgiu, vou cobrir esse led de novo e vai surgir um terceiro led com defeito. Então no caso o problema é que essa fita led é de péssima qualidade?

 

Não necessariamente temos algo sobre a "qualidade" do produto.

 

Alguns defeitos eletrônicos podem crescer em cadeia, especialmente nos sintomas — o que pode ou não significar aumento de danos.

 

Em 08/12/2020 às 23:11, Cristian Villarinho disse:

se eu quiser a cor laranja, vai ligar os leds vermelhos e verdes

 

Originalmente existem variações de cor, ou você tem apenas combinações de acendimentos na intensidade máxima dos LEDs?

 

Fotos dos controles são bem vindas!

 

Em 08/12/2020 às 23:11, Cristian Villarinho disse:

ascedem também, mas com uma intensidade bem mais fraca,

 

Mais uma vez eu pergunto (para registro): variações de intensidade fariam parte do funcionamento previsto?

 

Em 08/12/2020 às 23:17, Math.Pi disse:

Isso pode ser problema na controladora da fita e não nos leds.

 

Caso @Cristian Villarinho não tenha um "interesse eletrônico", na minha opinião o tópico morre. Caso ele tenha, interesse de consertar, aí fica interessante! Seriam muito bem vindas fotos da fita e da controladora, dos circuitos.

 

Em 08/12/2020 às 23:34, Cristian Villarinho disse:

talvez comunicar o vendedor...

 

É um caminho; e  tópico finda.

 

Em 09/12/2020 às 07:24, .if disse:

se o problema for na fita, outra controladora não resolve...

 

O legal seria entender, estudar tudo. Eu acho que se isso não for o caso, é melhor se limitar a conversar com o vendedor...

 

Em 09/12/2020 às 13:03, Cristian Villarinho disse:

Sou leigo no assunto, vou falar com o vendedor para ele me enviar uma nova controladora

 

Boa sorte!

 

O produto pode ter um erro de projeto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

Não necessariamente temos algo sobre a "qualidade" do produto.

 

Alguns defeitos eletrônicos podem crescer em cadeia, especialmente nos sintomas — o que pode ou não significar aumento de danos.

 

 

Originalmente existem variações de cor, ou você tem apenas combinações de acendimentos na intensidade máxima dos LEDs?

 

Fotos dos controles são bem vindas!

 

 

Mais uma vez eu pergunto (para registro): variações de intensidade fariam parte do funcionamento previsto?

 

 

Caso @Cristian Villarinho não tenha um "interesse eletrônico", na minha opinião o tópico morre. Caso ele tenha, interesse de consertar, aí fica interessante! Seriam muito bem vindas fotos da fita e da controladora, dos circuitos.

 

 

É um caminho; e  tópico finda.

 

 

O legal seria entender, estudar tudo. Eu acho que se isso não for o caso, é melhor se limitar a conversar com o vendedor...

 

 

Boa sorte!

 

O produto pode ter um erro de projeto.

Então, o vendedor não me responde... Compra no aliexpress, to pensando seriamente em comprar uma nova controladora por 27 reais, mas sla, então sobre o led, ele é rgb, tem as cores azul, vermelho e verde, no controle eu posso colocar outras cores, como o laranja por exemplo, mas ele não vai ficar inteiramente laranja como uma fita 5050, como minha fita é mais simples uma 2835, ela vai ascender as cores vermelho e verde na intensidade certa para ficar na cor laranja sabe? não sei explicar tecnicamente isso

Uma nova atualização sobre meu problema: agora minha fita "bugou" de vez! a única cor que fica mais ou menos certa é o verde, mas ainda com algumas falhas(leds azuis acesos onde eram pra estar desligados) e qualquer outra cor que eu coloque ela fica bugada, por exemplo se eu colocar a cor azul o led fica roxo fraco, no geral ele tá ascendendo todos os 3 leds(vermelho, azul e verde)

 

vou mandar algumas fotos

me desculpe se não fui muito direto e certo no que escrevi, eu realmente não entendo do assunto e não sei escrever de uma forma mais técnica.

https://imgur.com/Kukaeut ~~> Colocado na cor verde ele fica assim, é a única cor que fica mais ou menos certa, como podem ver na cor verde, todos os leds verdes devem estar ligados e os demais(azuis e vermelhos) desligados, mas não é isso que acontece, em alguns lugares os leds azuis ligam e forma esses defeitos.

 

https://imgur.com/lRSc6sB ~~> Agora coloquei na cor azul, mas isso vale para TODAS as outras cores, setado na cor azul, todos os leds azuis deveriam ligar e os demais(verdes e vermelhos) desligados, mas não é isso que acontece, dessa vez todos os leds ascendem juntos e isso causa uma confusão na cor, e o mesmo se repete para qualquer outra cor, vermelho, laranja, lilás, roxo, ciano, todas.

com base nisso, eu acho que não é uma má ideia comprar uma controladora nova do mesmo modelo dessa, pois ao meu ver a controladora "controla" os leds de certa forma, então acho que deve resolver, mas não tenho certeza, pois não entendo disso. :(

https://imgur.com/vr6zRGe ~~> essa é a controladora, procurando no aliexpress uma nova, eles chamam ela de 24key, pois o controle da fita tem 24 botões.

 

https://pt.aliexpress.com/item/32969375482.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.36342e0e8hm79j ~~> link que achei dessa mesma controladora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Compartilhe conosco links exatos para todos os anúncios relacionados à discussão. Geralmente eles informam bem.

 

Os códigos 2835 e 5050 referem-se às dimensões do LED SMD.

 

Pelo que entendi, sua fita é RGB, mas seus LEDs não.

 

54 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

Este é o link que achei dessa mesma controladora.

 

Mini-3key-10key-17key-24key-44key-rgb-controlador-para-5050-3528-2835-led-tira-luz-fita.thumb.jpg.16e2e0fe7bfd458d9cb14d7060615899.jpg

 

CONTROLADORA 24key

 

Tipo: 24 teclas IR
Tensão (in/out): DC 12 V

Total de corrente: 6A (2A × 3)
Conexão: ânodo comum (+)
Temperatura: -20 a 60 ºC
Bateria do controle: 1 × CR-2025

 

Tipos de fita suportados:

 

 • 10 metros LED 3528 (60 leds/m)
 • 10 metros LED 5050 (30 leds/m)

 • 5 metros LED 5050 (60 leds/m)

 

Potência máxima: 72 W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Compartilhe conosco links exatos para todos os anúncios relacionados à discussão. Geralmente eles informam bem.

 

Os códigos 2835 e 5050 referem-se às dimensões do LED SMD.

 

Pelo que entendi, sua fita é RGB, mas seus LEDs não.

Fita RGB mas os leds não, não entendi.... mas pra sanar todas as dúvidas quanto a isso vou deixar uma foto que explica.

 

https://imgur.com/xlM9en6

 

agora fora o modelo da fita, você conseguiu compreender meu problema? sobre as cores estarem "loucas"

No caso da foto que deixei, o meu é o modelo 2835 cuja construção é simples, ou seja, apenas 3 cores e para fazer as demais cores precisa fazer a combinação dessas 3 cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

Fita RGB mas os leds não, não entendi.... mas pra sanar todas as dúvidas quanto a isso vou deixar uma foto que explica.

 

led-smd-rgb.jpg.279c615c924944a7d107e29e07508aca.jpg

 

Estes 5050 da imagem acima (enviada por você) de fato são LEDs do tipo RGB.

 

Mas sua fita RGB faz uso de LEDs simples não-RGB.

 

Sua fita já funcionou normalmente, antes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

led-smd-rgb.jpg.279c615c924944a7d107e29e07508aca.jpg

 

Estes da imagem acima (enviada por você) de fato são LEDs do tipo RGB.

 

Você tem certeza de que são os mesmos usados na construção da sua fita (que é RGB)?

 

A pergunta pode parecer sem sentido, ainda mais quando se tem a controladora (padrão) no meio, mas o motivo dela está em que, pelo "funcionamento esperado" que você descreveu, talvez a sua fita RGB faça uso de LEDs simples não-RGB.

 

Você fez uma compra casada (ao mesmo vendedor)?

 

Sua fita já funcionou normalmente, antes?

Bom, então minha fita usa leds simples, mas mesmo não sendo RGB elas trabalham juntas para formar a cor desejada, assim simulando um RGB, como está na foto, mas minha fita parou de fazer essa função, como você havia perguntado, sim, no começa ela funcionava como o esperado, mas agora após duas semanas não mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe-me. Eu não tinha olhado a imagem com suficiente atenção. Editei minha mensagem anterior.

 

Na verdade, não fará diferença. O esquema elétrico é o mesmo. Tanto que há a compatibilidade cruzada.

 

Os LEDs RGB como incluem três dos simples. Fazem uma mistura ótica melhor devido à proximidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

 

ZaqXeX7_d_1.thumb.jpg.40ea4039231362173e9a5be32961286c.jpg

 

De imediato esta informação provavelmente não importa, mas é bom tê-la em registro.

 

Vou lhe adiantar como estou pensando.

 

O negócio veio da China. Vai demorar para chegar outra, ainda na incerteza de ser solução. Com esses vendedores, a conversa, quando tem, é longa.

 

Estamos num fórum de eletrônica. O ideal (pelo menos aqui) é entender o que se passa. Não há retorno $$ nisso. É só por aprender mesmo. Não sei se é pra você. Quem sabe é você. Algumas coisas são resolvidas mais barato "simplesmente trocando".

 

Sua fita é de 10 metros? São 30 LEDs por metro?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

 

ZaqXeX7_d_1.thumb.jpg.40ea4039231362173e9a5be32961286c.jpg

 

De imediato esta informação provavelmente não importa, mas é bom tê-la em registro.

 

Vou lhe adiantar como estou pensando.

 

O negócio veio da China. Vai demorar para chegar outra, ainda na incerteza de ser solução. Com esses vendedores, a conversa, quando tem, é longa.

 

Estamos num fórum de eletrônica. O ideal (pelo menos aqui) é entender o que se passa. Não há retorno $$ nisso. É só por aprender mesmo. Não sei se é pra você. Quem sabe é você. Algumas são resolvidas mais barato "simplesmente trocando".

 

Sua fita é de 10 metros? São 30 LEDs por metro?

 

Fita de 5 metros, no caso uma tentativa de solução como havia dito é comprar uma nova controladora, por 27 reais, foi a mais barata que achei, talvez não resolva, mas né... sobre a fonte, você acha que tem algum problema? o que você acha de uma nova controladora?

Não sei te dizer quantos leds por metro 😕 no caso eu cortei a fita, ela tinha 5 metros e agora estou usando mais ou menos 4 metros.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!