Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal! Bom dia. 
Tenho uma máquina que até então estava me atendendo muito bem mas vi que o processador tem sido meu gargalo em jogos ultimamente, ele também vem dando alguns problemas para alguns programas como o Photoshop e After Effects. Então acho que tá na hora do upgrade.

placa-mãe 

Gigabyte p/ Intel GA-H97M-D3H LGA 1150 Box

Processador 

Intel Core i7-4790 Haswell Refresh LGA 1150 BX80646I74790

GPU

Gigabyte GeForce GTX 1070 Ti 8GB GDDR5

RAM 

Corsair Vengeance 8GB DDR3 1600MHz CMZ8GX3M1A1600C10 Black

HyperX Fury 8GB 1600Mhz

HD 

Seagate SATA III Barracuda 7200 1TB ST1000DM003

SSD 

Crucial 960GB BX500

Crucial 250GB MX500

Gabinete 

Cougar Micro ATX USB 3.0 Preto sem Fonte MX200
Fonte 

Corsair CX-500W - CP-9020047-WW 80 Plus Bronze

Pensei em trocar o processador para um i7 10700k, a placa-mãe para alguma que dê suporte para eu futuramente instalar um ssd m2 e trocar as memorias para ddr 4, talvez colocar 24gb se couber no orçamento, mas esse também pode ser um upgrade futuro; a placa de vídeo também devo trocar em 1 ou 2 anos.
Gostaria que esse processador + placa-mãe durassem até o fim dessa próxima geração, o que vocês acham?

Postado
35 minutos atrás, gbrdoidao disse:

recomendo h310m-s2h + i9 9900kf + 16gb 2x8

porque exatamente o 9900kf? ele ta custando em torno de 3k enquando o 10700k acha a 2,6k, sendo que a performance a rigor me parece a mesma, não?

Postado
1 hora atrás, gbrdoidao disse:

recomendo h310m-s2h + i9 9900kf + 16gb 2x8

Processador desbloqueado pra over com placa de entrada?

Não entendi 🤔

@André de Freitas Você está certo. O 10700k é praticamente a mesma coisa do 9900kf. Ambos tem 8 núcleos e 16 threads.

O 10700k está ótimo. Pegue uma MoBo com chipset 490 e 16gb de RAM.

Será um excelente upgrade, ainda mais comparando com seu processador de 4ª geração.

Postado
1 hora atrás, Rafael Tuco disse:

@André de Freitas Você está certo. O 10700k é praticamente a mesma coisa do 9900kf. Ambos tem 8 núcleos e 16 threads.

O 10700k está ótimo. Pegue uma MoBo com chipset 490 e 16gb de RAM.

Será um excelente upgrade, ainda mais comparando com seu processador de 4ª geração.

Opa, valeu demais @Rafael Tuco ! Acho que vou fazer isso mesmo então.

Você acha que esse processador guenta mais uns 5-6 anos tranquilo? Queria que durasse igual esse 4790 que comprei hehe.
Aos poucos vou fazendo os próximos upgrades com o m2, memória e GPU.
Só uma coisa, você teria uma recomendação de modelo de MoBo ou marca? ou pelo menos algo para se manter atento na hora de escolher? Estava pesquisando modelos com o chipset 490 e tem MUITAS opções na mesma faixa de preço entre 1200-1500 que são valores que estariam dentro do meu orçamento e não estou conseguindo decidir.
Ah, e essa minha fonte ainda vai dar pro gasto né? Nunca tive nenhum problema com ela.

Valeu demais a ajuda cara!

Postado

@André de Freitas Se usa para photoshop e after effects, recomendo Ryzen. Hoje um Ryzen 5 5600X com placa-mãe B550M DS3H e 32GBs de RAM (2x16) seriam ideais para seu uso. O preço dos dois modelos é similar, mas o Ryzen tem desempenho superior, especialmente para programas de produtividade. Em jogos ganha também. Confira a performance abaixo:

Testes de desempenho da Passmark: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i7-10700K-vs-AMD-Ryzen-5-5600X/3733vs3859

No after effects o 5600x equivale, em desempenho, ao 10900K da Intel, que custa 1000 reais a mais

Benchmark da própria produtora do after effects: https://www.pugetsystems.com/labs/articles/Adobe-After-Effects-AMD-Ryzen-5000-Series-CPU-Performance-1959/

image.thumb.png.c48136e17f2c362b0163064259608a18.png

Se decidir pegar o 5600X não torre dinheiro desnecessário em MB cheia de firulas. A B550M DS3H que indiquei é ideal para quem quer gastar o que a MB vale e precisa de durabilidade e estabilidade sobretudo. Memória ideal para o 5600X é acima de 3200 MHz. Fala-se que o "sweet spot" é 3600, mas ainda se vê ganhos até 4000 MHz. Lembre de que para usar o dual channel é imprescindível que se compre os módulos aos pares, bem como o after effects e o photoshop ambos se beneficiam de grandes volumes de memória. Recomendo, então, 3600 MHz, dois módulos de 16 GBs (assim você ainda pode fazer upgrade depois). Marcas boas são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Para escolher RAM, use este filtro: Filtro de memórias Kabum

Recomendo que capriche no arrefecimento de seu gabinete. Se precisar de dicas avise.

Postado

@WOZ Dods Opa, muito obrigado cara! Confesso que nem conhecia esse 5600X e me pareceu uma boa opção, eu não manjo muito dos Ryzen pra falar a verdade, esse já é meu 3º PC e sempre usei Intel, fico até um pouco receoso hehe. Eu não faço questão de nada de firula não, estou preocupado com performance no longo prazo mesmo, pelo que vi essa MoBo já tem tudo que eu preciso realmente. Sobre os programas, o After eu tenho usado cada vez menos, estou usando o Harmony que é um software bem mais leve porque estou trabalhando com animação 2D hoje em dia; mas o Photoshop eu uso com frequência e volta e meia ainda dá umas travadas com arquivos muito grandes de pintura digital.

Eu sempre fico nessas dúvidas com processador.. como um processador que tem 6 núcleos a 3.6GHz é mais rápido que  um de 8 a 3.8GHz? Se tiver um tópico aqui no fórum que explica isso ficaria feliz em entender hehe

Bom, dei uma estudada em como ficam os valores nessa possibilidade, numa pesquisa rápida (vou comprar tudo a vista):

CPU: Ryzen 5 5600X - 2587,00
Mobo:  B550M DS3H -  880,00
Memória: 2x  DDR4 Patriot Viper 16GB 3600MHz  - 1340,00
Total: 4807,00

Esse lhe parece um valor bom? Esta dentro do meu orçamento. O preço do Intel é praticamente igual, mas a mobo se eu fosse pegar uma Z490 iria ser um bocado mais cara.
Eu tinha pensado em manter meu gabinete que eu aliás gosto bastante, nele eu tb tenho 2 ventoinhas na frente, 2 no topo e 1 atrás, em termos de arrefecimento você acha suficiente? Vê necessidade de um cooler para o CPU?
Você manja de fonte? Eu sei que essa minha é boa, mas não sei se precisaria de um upgrade.

• Solução
Postado
5 minutos atrás, André de Freitas disse:

Opa, muito obrigado cara! Confesso que nem conhecia esse 5600X e me pareceu uma boa opção, eu não manjo muito dos Ryzen pra falar a verdade, esse já é meu 3º PC e sempre usei Intel, fico até um pouco receoso hehe. Eu não faço questão de nada de firula não, estou preocupado com performance no longo prazo mesmo, pelo que vi essa MoBo já tem tudo que eu preciso realmente. Sobre os programas, o After eu tenho usado cada vez menos, estou usando o Harmony que é um software bem mais leve porque estou trabalhando com animação 2D hoje em dia; mas o Photoshop eu uso com frequência e volta e meia ainda dá umas travadas com arquivos muito grandes de pintura digital.

Para evitar essas "travadas" invista em boa memória RAM. Apesar de sua CPU atual ser antiga e obsoleta, a única coisa que consigo imaginar de limitação de hardware que possa dificultar o uso do photoshop é a quantidade de memória, que para altas resoluções precisa ser proporcionalmente maior. Fora isso tem a questão da saúde do seu windows que também é determinante, e windows se deteriora com o tempo. Só tenha em mente que qualquer PC montado hoje só pode usar o windows 10. Não há mais compatibilidade com versões anteriores de windows (desconsidero que a 8.1 exista, então abaixo só tem o 7). 

Além disso, pode ficar tranquilo sobre qualidade e durabilidade das CPUs Ryzen. AMD sempre foi competidora direta da AMD, mas ficou uns bons 7 a 8 anos ficou no anonimato por causa de um fiasco que passou no lançamento da linha bulldozer. Prometeu que seria melhor que os novos Intel, mas por um erro de projeto não foi e teve problemas com consumo. Ryzen é uma reinvenção da arquitetura dos CPUs da AMD. Reimaginaram tudo e lançaram um produto que se tornou sinônimo de melhor desempenho por dólar nos últimos três, quase quatro anos, sendo que continuará sendo campeã por algum tempo já que a Intel ficou estagnada por anos e ainda não conseguiu solucionar problemas críticos com a produção de suas CPUs. A Intel sequer tem resposta para a linha de APUs da AMD por sinal, mercado onde ela impera sem competição.

12 minutos atrás, André de Freitas disse:

Eu sempre fico nessas dúvidas com processador.. como um processador que tem 6 núcleos a 3.6GHz é mais rápido que  um de 8 a 3.8GHz? Se tiver um tópico aqui no fórum que explica isso ficaria feliz em entender hehe

Núcleos e frequência são dois termos bem populares, mas estão longe de ser os únicos dois parâmetros de medida de desempenho. O IPC (Instructions Per Clock) pode fazer com que uma CPU com frequência menor tenha maior desempenho. As instruções, o cache, e tantos outros fatores também influenciam no desempenho. Houve um tempo em que todos os processadores eram iguais em todos esses aspectos, então saber a frequência é tudo que uma pessoa precisava saber para comparar o desempenho. Infelizmente, como tudo na tecnologia, o hábito dos consumidores e o reforço das lojas e veículos de informação cimentaram isso na cultura popular. O mesmo vale para placas de vídeo, onde muito comumente as pessoas olham "bits" e "megas"... Usa-se estabilizador até hoje justamente por causa desse mesmo ator anacrônico por sinal. 

A regra que vale já há mais de década é: se você quer saber o desempenho efetivo de um produto, procure por testes reais feitos por revistas conceituadas e sérias. Observe a metodologia do teste, observe o quanto a suíte de testes é condizente com seu uso (quais programas, jogos, etc estão sendo testados). Somente assim podemos saber o desempenho efetivo de componentes hoje. Existem bases de dados de desempenho de alguns tipos de componentes como a do passmark que uso, mas elas expressão fatores objetivos (cálculos puros) e não os mais específicos que são usados em certos programas. Por isso pareei as duas informações.

1 hora atrás, André de Freitas disse:

Esse lhe parece um valor bom? Esta dentro do meu orçamento. O preço do Intel é praticamente igual, mas a mobo se eu fosse pegar uma Z490 iria ser um bocado mais cara.
Eu tinha pensado em manter meu gabinete que eu aliás gosto bastante, nele eu tb tenho 2 ventoinhas na frente, 2 no topo e 1 atrás, em termos de arrefecimento você acha suficiente? Vê necessidade de um cooler para o CPU?
Você manja de fonte? Eu sei que essa minha é boa, mas não sei se precisaria de um upgrade.

O valor parece bom, apesar de que você tem que pesquisar melhor o preço das memórias. Eu pesquisei pela frequência 3600 e não achei muitas opções, mas há frequências próximas com bons preços (tanto para cima quanto para baixo). As de 3200 MHz são as mais estáveis e tem baixo custo, é algo a se pensar mesmo que haja uma pequena perda de desempenho. Afinal, não adianta ter 4% a mais de desempenho pagando o dobro do valor.

Sua fonte é boa, mas se for da etiqueta verde eu recomendo que já comece a ponderar sobre substituí-la, especialmente com esse investimento todo. As que recomendo hoje são a XPG Core Reactor (550 a 750 W) e a Super Flower Leadex III (550 a 750W). Ambas são excelentes e estão disponíveis a bons preços nas lojas kabum e terabyteshop respectivamente. Essas durarão 10 anos fácil, inclusive uma tem 10 e a outra 7 anos de garantia respectivamente também.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods cara, não tenho nem como agradecer a ajuda! muito obrigado pelo seu tempo. Deu pra entender bem, vou seguir teu conselho e ir no Ryzen mesmo, dá pra economizar uma graninha, passando pra memórias 3200MHz eu ainda economizo um pouco mais e já pego uma fonte nova também.

Obrigado novamente 🤟

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, WOZ Dods disse:

AMD sempre foi competidora direta da AMD

...direta da Intel.

Escrevi com pressa, publiquei sem reler, deixei uns 20 erros gramaticais pra trás. 😧

@André de Freitas Melhor preço hoje: 

Memória XPG Spectrix D60G RGB 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Cinza - AX4U3200316G16-ST60 - R$ 654,90

Memória XPG Spectrix D41, RGB, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Vermelho - AX4U3200316G16-SR41 - R$ 669,90

Na terabyte tem 3600 pelo mesmo preço!!!
Memória DDR4 Patriot Viper RGB Series, 16GB (1x16GB) 3600MHz, Black, PVR416G360C8 - R$ 669,90

A mesma que você tinha achado antes. :D

Se quiser experimentar a Team Group, tá aí a oportunidade. Eles tem garantia vitalícia como as outras boas marcas, mas a deles aparentemente só é válida no exterior.

MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE DARK ZA 32GB (2X16) DDR4 3600MHZ PRETA, TDZAD432G3600HC18JDC01 - R$1.199,04

Pela diferença ainda compensa pegar a Patriot.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...